15 Sinais Que Alguém Está Rastreando seu iPhone e Como Resolver!

 

Identificando e Desativando Rastreamento em Recursos do iPhone

Você acredita que alguém está rastreando seu iPhone neste momento? Se sim, sua privacidade, seus dados e, o mais importante, sua segurança pessoal estão em risco. Eles podem estar gravando sua tela, espionando você através da câmera ou usando dispositivos Bluetooth que parecem sair de um filme do James Bond. Desde amantes ciumentos até empresas excessivamente zelosas, vamos falar sobre as maneiras reais pelas quais iPhones são rastreados e como acabar com isso de uma vez por todas.

Recursos do iPhone usados para rastreamento e como desativá-los

  1. Compartilhamento de Localização: Para controlar quem tem acesso à sua localização, abra as configurações, desça e toque em “Privacidade e Segurança”. Em seguida, toque em “Serviços de Localização” e “Compartilhar Localização”. Certifique-se de que ninguém está com acesso não autorizado à sua localização e, se for o caso, pare de compartilhar com eles.
  2. Buscar Meu iPhone (Find My): No aplicativo “Buscar”, você pode ser notificado quando sua localização muda. Para verificar ou desativar, abra o aplicativo “Buscar”, toque na guia “Eu” e verifique a seção “Notificações sobre você”. Se necessário, ajuste as configurações para evitar o rastreamento indesejado.
  3. iPhone Encontrável mesmo desligado: Por razões de segurança, o iPhone permanece encontrável por até 24 horas após ser desligado. No entanto, você pode desativar essa opção imediatamente. Para isso basta abrir as configurações, pressionando e segurando o botão lateral e o botão de diminuir volume e tocando em “iPhone Encontrável após Desligamento” sob o controle deslizante de energia.
  4. Compartilhamento de ETA (Tempo Estimado de Chegada): Se alguém estiver rastreando você através do compartilhamento de ETA no aplicativo Mapas, abra o Mapas, deslize para cima, toque em “Mais” próximo a “Recentes” e, em seguida, toque no botão de informações ao lado de um dos seus favoritos. Verifique as configurações de “Compartilhar ETA” e ajuste-as conforme necessário.

Sinais de Rastreamento e Como Identificá-los

  1. Uso Excessivo de Dados: Aumento no uso de dados pode ser um sinal de rastreamento. Verifique o uso de dados em “Celular” nas configurações para identificar quais aplicativos podem estar enviando informações não autorizadas.
  2. Drenagem Rápida da Bateria: Aplicativos de rastreamento podem consumir muita bateria. Vá para “Bateria” nas configurações para verificar se há algum aplicativo suspeito que esteja drenando a bateria do seu iPhone.
  3. Aquecimento Excessivo do iPhone: Se o seu iPhone está aquecendo constantemente, mesmo sem uso intensivo, pode indicar um processo de rastreamento em execução em segundo plano.
  4. Capturas de Tela e Gravações de Tela Desconhecidas: Verifique o álbum “Screenshots” e “Screen Recordings” no aplicativo “Fotos” para identificar capturas ou gravações de tela que você não fez.
  5. Notificações de Acesso à Câmera ou Microfone: Preste atenção a notificações de aplicativos solicitando acesso à câmera ou microfone, mesmo quando você não está usando esses recursos.

Dicas Adicionais para Reforçar sua Privacidade

  1. Evite Jailbreak (Desbloqueio): Primeiramente NÃO faça o jailbreak do seu iPhone, pois isso remove as proteções de segurança e torna mais fácil para terceiros acessarem seus dados.
  2. Habilite a Autenticação de Dois Fatores (2FA): Em seguida fortaleça sua segurança ativando a autenticação de dois fatores em “Senhas e Segurança” nas configurações.
  3. Verifique e Remova Apps Suspeitos: Analise a lista de aplicativos instalados em seu iPhone e remova qualquer aplicativo suspeito.
  4. Mantenha-se Atualizado com as Últimas Atualizações: Certifique-se de que seu iPhone esteja sempre atualizado com as últimas versões do iOS, que geralmente incluem correções de segurança.
  5. Evite Compartilhamento de E-mails Sensíveis: Proteja-se contra o compartilhamento não autorizado de e-mails desativando qualquer encaminhamento automático de e-mails importantes.
  6. Use Modo de Bloqueio (Lockdown Mode) em Casos Avançados: O modo de bloqueio é uma opção mais avançada para proteção, sobretudo em extrema em situações de alto risco.
  7. Navegação Privada e Limpeza Regular de Dados: Por fim utilize a navegação privada e limpe regularmente os dados do navegador e do aplicativo Mapas para preservar sua privacidade.

Em conclusão, é fundamental estar ciente das possibilidades de rastreamento em seu iPhone e tomar as medidas necessárias para proteger sua privacidade. Portanto seguindo essas dicas, você pode reduzir significativamente o risco de ser rastreado e garantir a segurança de seus dados e informações pessoais. Por fim, lembre-se sempre de estar atento a sinais suspeitos e tomar as medidas adequadas para garantir sua proteção digital.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.