O Lixo do Mac Não Quer Esvaziar? Saiba Como Apagar Arquivos Teimosos

Saiba como apagar arquivos teimosos no Lixo do Mac

Eventualmente o Macbook e iMac mantém arquivos teimosos que se recusam a serem excluídos na lixeira. Isso pode ser um problema, não só pelo incomodo de ver o lixo sempre cheio, mas pelo espaço que ocupa no disco do Mac, principalmente nos novos, que tem espaço em disco SSD, limitados por padrão.

 

Para quem preparamos este material

Algumas pessoas estão com dificuldades para esvaziar o lixo no Mac para apagar arquivos teimosos. Preparamos este material para ajudar pessoas que não conseguem esvaziar total ou parcialmente a lixeira do Mac.

Veja este tutorial até o fim, com certeza você vai conseguir esvaziar o lixo do seu Mac : )

➡ Veja também: Como restaurar arquivos apagados no Mac

 

Mão na Massa

Siga os passos abaixo para aprender como apagar os arquivos teimosos do lixo no Mac.

 

Reinicie o sistema

É incrível como muitos problemas do computador podem ser resolvidos com uma simples reinicialização, é ai que vamos começar.

  • Reinicie seu Mac clicando em Menu Apple > Reiniciar

  •  Depois que seu computador reiniciar, clique sobre o ícone do Lixo no Dock para abri-lo. Em seguida clique em “Esvaziar” localizado no canto superior direito, com a tecla Option pressionada, conforme a imagem abaixo:

 

Esvaziamento Seguro do Lixo

Esta é uma função muito utilizada por usuários de Mac. Mesmo após esvaziar o Lixo, os arquivos apagados podem ser facilmente recuperados com o uso de um software para recuperação de dados instalável no Mac, neste tutorial mostramos como.

Para sua maior segurança, você pode utilizar a função “Esvaziamento seguro do lixo”, assim você terá a certeza de que os arquivos foram realmente apagados. Para utilizar essa função no Finder clique em Arquivo > Esvaziamento Seguro do Lixo com a tecla option do teclado pressionada.

 

Ítens bloqueados

O motivo de alguns arquivos não poderem ser apagados da lixeira é que podem estar bloqueados. É possível que você veja uma mensagem falando sobre ítens bloqueados. Clique em Remover Tudo conforme a imagem abaixo.

Você pode identificar um arquivo (ou pasta) bloqueado, localizando um pequeno cadeado no canto inferior esquerdo do ícone do arquivo dentro do lixo do Mac.

Se ainda assim os ítens não forem apagados, você poderá desbloquear os arquivos manualmente, se não forem muitos claro. Para isso Clique sobre o arquivo com a tecla control pressionada depois Desative a opção “Bloqueado”.

 

Aplicativos de terceiros

Se nenhumas das opções anteriores funcionarem a sugestão é partir para aplicativos de terceiros. Vamos sugerir duas opções. A segunda é a mais recomendada, isso por que além de fazer a limpeza do lixo no Mac o CleanMyMac é excelente para fazer a manutenção preventiva, evitando que você coloque seu Mac, e os seus dados diga-se de passagem, nas mãos de técnicos.

1. Trash it! Oferece a remoção dos dados do lixo sem custo. Para baixá-lo clique aqui.

2. CleanMyMac. Oferece a limpeza completa, além da manutenção preventiva do seu computador! Clique aqui para baixa-lo!

 

Remover Arquivos Depois de 30 Dias

Embora só esteja disponível nas novas versões do sistema MacOS, esse é um excelente recurso. Com ele, você não precisa se preocupar em esvaziar o arquivos do lixo no Mac.

  • Para ativa-lo, clique no Menu Finder > Preferências. Em seguida clique em Avançado > Remover itens do Lixo após 30 dias.

 

Considerações finais

Seu lixo está vazio agora? Esperamos que sim! Se mesmo após tentar todas as alternativas acima, você não teve sucesso, você pode ser vítima de um caso não muito comum, o que exigiria funções mais avançadas como comandos do Terminal ou reparação de disco junto ao instalador. Espero que as dicas o ajude a se livrar desses teimosos arquivos. Não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais.

Forte abraço e até a próxima : )

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.