MacBook Pro Muito Quente? Saiba Como Acompanhar a Temperatura!

 

MacBook Pro Muito Quente? Saiba Como Acompanhar a Temperatura!

Uma Unidade de Processamento Central (CPU) é o coração literário do seu Mac: ou seja, este chip realiza cálculos para todos os aplicativos e tarefas. A velocidade do computador depende principalmente da carga e da capacidade de um processador (medida em GHz, ou bilhões de operações elementares, realizadas por segundo). E é exatamente por isso que monitorar a CPU é tão importante: quanto mais cedo você detectar e corrigir possíveis problemas (como carga excessiva ou superaquecimento), menos quedas de velocidade você terá no seu Mac.

Obtenha uma visão geral rápida da CPU: carga e temperatura

No Menu CleanMyMac, (um app que já fizemos o review aqui) você encontrará o quanto os aplicativos abertos estão carregando o processador agora, Além disso também saberá qual é a temperatura dentro do chip. Portanto para mais parâmetros e detalhes, clique no monitor da CPU no Menu.

Para ocultar o menu detalhado, clique no monitor da CPU no Menu novamente; para fechar ambos os menus, basta clicar em qualquer lugar além deles (por exemplo, sua área de trabalho ou outro aplicativo).

O monitor da CPU mostra mais de 100% de carga; há algo errado?

Nº Isso significa que 1 ou mais núcleos (unidades de processamento dentro da CPU) estão totalmente carregados com cálculos, e o resto do trabalho foi espalhado entre outros núcleos. Essa carga é comum quando você está executando aplicativos que consomem recursos.

Quanto de CPU disponível é suficiente?

Enquanto seu Mac responder bem, qualquer carga está OK. Mesmo até 90% é bom, desde que você execute as tarefas pesadas da CPU, como renderizar modelos 3D ou processar vídeos. Mas se o seu Mac estiver lento e a carga da CPU estiver em torno de 90-95%, além da temperatura do processador ultrapassar 76°C—considere fechar alguns aplicativos (pelo menos, os principais consumidores de CPU).

Veja a carga da CPU nos detalhes

Para ver o gráfico de carga detalhado, abra o Menu CleanMyMac X e clique em CPU. Com este gráfico, é mais fácil entender quanto da capacidade do seu chip é gratuita e quanto é dividido entre os processos do Sistema (aqueles pertencentes ao macOS) e os processos do Usuário (aplicativos que você abriu ou os processos abertos por esses aplicativos). Os quadrados vermelho e azul na borda direita do gráfico mostram a carga agora (atualizada a cada segundo); as curvas mostram como a carga tem mudado recentemente.

Os picos de atividade no gráfico geralmente não significam um problema: quando você inicia qualquer aplicativo, o consumo de CPU sempre salta e cai imediatamente. Mas se esses picos acontecerem regularmente e você não tiver certeza do que os causou, pode haver aplicativos ou processos indesejados no seu Mac. Entretanto, para encontrá-los, digitalize seu Mac com o módulo de Remoção de Malware ou use o Desinstalador para revisar cuidadosamente os aplicativos no seu computador.

Conheça o tempo de atividade do seu Mac

O indicador de Tempo de Atividade mostra há quanto tempo seu Mac está em execução desde a última reinicialização do sistema. Após 7 dias sem reiniciar, recomendamos fazê-lo. Para acessar o indicador, abra o Menu CleanMyMac X e clique em CPU.

Como o tempo de atividade e a reinicialização podem afetar a velocidade do meu Mac?

Depois de sair de um aplicativo, o macOS também encerra os processos e serviços relacionados. Mas alguns deles permanecem em execução, cada um consumindo um pouco de energia da CPU. Portanto, após 5-7 dias, o computador pode acumular serviços abertos suficientes para desacelerar até mesmo as tarefas de rotina.

Além disso, durante longas sessões de trabalho, os aplicativos podem acumular erros não críticos. Para contornar esses erros, os aplicativos precisam de mais recursos da CPU. Uma reinicialização retorna todos os aplicativos às suas boas configurações de trabalho sem erros, diminuindo assim a carga da CPU.

Monitore a temperatura da CPU

Este recurso não está disponível na versão da App Store do CleanMyMac X

A cada segundo, o monitor de temperatura relata o nível de calor dentro da CPU e em seguida dá um aviso quando o processador superaquece. Portanto você pode ver a temperatura da CPU diretamente no Menu CleanMyMac X ou no monitor detalhado da CPU.

A temperatura é exibida em Celsius ou Fahrenheit, de acordo com as configurações do seu sistema (você pode alterá-las em Preferências do Sistema > Idioma e Região > Temperatura).

Qual temperatura da CPU é boa para o meu Mac?

Abaixo de 55°C
(131°F)
56-75°C
(133-167°F)
Acima de 76°C
(169°F)
Normal quando você está executando 2-3 aplicativos leves ou de sistema, ou não há aplicativos abertos.Esperado e bom quando você executa aplicativos que coletam recursos, conecta dispositivos periféricos (como monitores ou discos rígidos externos) ou transfere dados intensivamente de ou para a Internet.

Ainda assim, se o seu Mac já estiver funcionando dentro dessa faixa de calor por algumas horas, a temperatura pode subir de repente e dramaticamente.
Seu Mac superaquece e recomendamos tomar medidas imediatas.

Esfrie sua CPU quando ela superaquecer

  1. Primeiramente feche os aplicativos que consomem CPU. A lista dos Melhores Consumidores ajuda a identificá-los. Deixe apenas o aplicativo com o que você está trabalhando no momento.
  2. Em seguida feche as guias do navegador que você não está usando—no Chrome, Safari, Firefox ou outros navegadores.
  3. Desconecte periféricos externos, como monitores (especialmente úteis para processadores Intel) ou discos rígidos.
  4. Permita o fluxo de ar dentro do seu Mac: coloque-o em uma mesa ou em qualquer superfície uniforme, para que as entradas de ar não sejam cobertas.
  5. Por fim limpe o lixo do seu Mac usando o módulo Lixo do Sistema ou o Smart Scan.

Visualize e feche os aplicativos que consomem a maioria dos recursos da CPU

Esse recurso é limitado na versão da App Store do CleanMyMac X.

Para visualizar os aplicativos que mais usam CPU, abra o Menu CleanMyMac X e clique em CPU; a lista Principais Consumidores está na parte inferior do menu detalhado. Os aplicativos que consomem mais de 20% da capacidade total do processador são destacados em amarelo; fechá-los liberaria a maioria dos recursos. Veja como fazer isso:

  1. Primeiramente abra o Menu CleanMyMac X e clique em CPU.
  2. Em seguida, na seção Principais Consumidores, passe o mouse sobre um aplicativo que deseja fechar e clique em Sair ao lado dele.

Os aplicativos nos principais consumidores mudam constantemente de lugar porque a lista é atualizada a cada segundo. Mas uma vez que você passa o mouse sobre um aplicativo, a lista pára e você pode fechá-lo facilmente.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.