Macbook Desligando Sozinho? Saiba Como Resolver AGORA

Macbook Desligando Sozinho? Saiba Como Resolver AGORA

O MacOS é um sistema muito robusto. Entretanto, ainda tem sua pequena parcela de problemas, o que é perfeitamente aceitável. Após um uso longo e repetido, um Macbook também pode ser vítima de desgaste. Quando isso acontece, seu Macbook pode começar a desligar aleatoriamente, sem quaisquer ações ou solicitações do usuário.

Antes de mais nada é preciso falar que é muito comum um Macbook desligando sozinho. Seja devido a problemas de hardware ou software, o superaquecimento e a deterioração da bateria podem forçar seu sistema a fazê-lo, enquanto os bugs relacionados ao sistema operacional também podem contribuir para esse problema.

No entanto, como o resultado de todas essas causas é o mesmo, ou seja, um desligamento aleatório/forçado, existem várias maneiras diferentes de solucioná-lo. Então, aqui neste artigo, analisaremos todos os fatores que podem ter causado esse problema, juntamente com uma tonelada de correções simples e verificadas.

Por que meu Mac está desligando sozinho?

Levando em consideração os fatores acima mencionados, aqui estão todas as razões que podem fazer com que seu Mac desligue sozinho;
  • Superaquecimento
  • Problemas de bateria
  • Extensões de kernel de terceiros
  • Problemas de disco na sua unidade inicializável
  • Dados SMC/NVRAM corrompidos
  • Ataques de vírus e malware
  • Sistema operacional desatualizado

Como corrigir o desligamento do Mac aleatoriamente?

Quando o seu Mac desliga sozinho, a primeira coisa que você deve fazer é verificar o nível da bateria. Isso porque se o seu sistema tiver carga de bateria baixa ou mínima, ele não poderá operar por um longo período de tempo. Então, conecte seu cabo de alimentação, inicie seu computador, faça login no sistema operacional e desligue-o normalmente pelo menos uma vez. Por outro lado, se isso não resolver seu problema recorrente, siga os métodos mostrados abaixo.

Gerencie a saúde da bateria do seu Macbook

Os usuários do MacBook podem enfrentar repetidamente certos problemas de bateria em seus sistemas. O carregamento frequente pode resultar em alta temperatura da bateria, enquanto fazê-lo com pouca frequência pode diminuir a vida útil da bateria. Portanto, se a saúde da sua bateria estiver se deteriorando, seu sistema terá muitos problemas de energia, incluindo um desligamento aleatório de tempos em tempos. Veja este tutorial e aprenda como avaliar o estado da bateria do seu Mac, se necessário troque-a por uma nova

Coloque seu Mac em um ambiente bem ventilado

Uma das principais razões que contribui para o crescimento da temperatura em um computador Mac é o ambiente circundante. Normalmente, os MacBooks não têm ventiladores embutidos no sistema. Eles dependem de pequenas saídas de ar para dissipar o calor do chipset. Mas, às vezes, as aberturas do sistema não são suficientes por si só.

No entanto, para combater isso, você pode colocar e usar seu Mac em um ambiente bem ventilado. Salas com ventilação adequada e uma base que não bloqueie o fluxo de ar são necessárias para manter seu Mac saudável e eficiente por um longo tempo. Ou seja, se você costuma colocar seu Mac em um travesseiro, lençol, etc., mude a base para uma superfície plana como uma mesa. Isso pode ajudar a gerenciar a temperatura do seu sistema a longo prazo e pode corrigir o problema de desligamento aleatório que você está enfrentando.

Verifique o Prompt de Evento de Desligamento no Terminal

O macOS oferece a opção de visualizar todas as causas de desligamento anterior para um determinado período de tempo. Além disso esta ação pode ser realizada a partir do Terminal usando um conjunto específico de comandos. As causas de seus desligamentos aleatórios são referidas por códigos de erro, cada um dos quais representa diferentes fatores de influência.

1. Primeiramente inicie seu Mac no Modo de Recuperação

2. Em seguida clique no menu Utilitários > Terminal

3. Digite o seguinte comando:

log show – predicate ’eventMessage contains "Previous shutdown cause"’ – last 48h

Este comando vai te informar o motivo do desligamento do seu Mac nas últimas 48 horas. Com base nesse resultado você deve comparar o motivo.

Here are some recurring shutdown error codes and their meaning:

5: Normal Shutdown
3: Forced Shutdown
-3: More than one temperature sensors are high
-60: Disk error
-61/-62: Unresponsive application caused a forced shutdown
-64: OS-related issues/Kernel panic
-74: High battery temperature
-86/-95: High CPU temperature
-104: Battery issues

Quaisquer sinais de erro negativos podem ser corrigidos redefinindo seu SMC, enquanto sinais de erro positivos podem ser corrigidos redefinindo a NVRAM. Ambos os métodos são explicados abaixo neste artigo.

Redefina a NVRAM

Cada pedaço de dados armazenado na NVRAM é preservado mesmo quando não há energia fornecida ao seu computador. Este é o recurso ‘não volátil’ da NVRAM. Mas, às vezes, esses dados podem ser corrompidos, o que resulta em toneladas de problemas diferentes, incluindo o que você está enfrentando agora. E para consertar isso, você precisa redefinir a NVRAM.

Via

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.