Como Usar o HDR na Câmera do iPhone e iPad

Como Usar o HDR na Câmera do iPhone

Enfim o guia para usar o HDR na câmera do iPhone e iPad

Não sei se você sabe, mas o HDR (High Dynamic Range) é uma técnica de imagem que já está disponível em câmeras de smartphones há algum tempo. O objetivo do recurso HDR é fazer com que as fotos que você captura no seu iPhone ou iPad sejam mais realistas possível. Você já deve ter notado que todas as TVs 4K, lançadas recentemente estão recebendo recursos HDR, realmente as imagens ficam perfeitas.

 

Embora o objetivo final continue o mesmo, o HDR na câmera do iPhone e iPad funciona de uma forma diferente. Quando você usa o HDR, várias fotos são tiradas de forma rápida e sequencial. Essas fotos são capturadas com exposições diferentes e combinadas para formar a melhor versão da imagem com o HDR. Como resultado temos melhor precisão de cores e detalhes, tudo acontecendo automaticamente em segundo plano, sem que o usuário precise se envolver nesse complexo processo.

 

👉 Veja também: Filmagem com iPhone – O Guia Absolutamente Completo!

 

Para quem preparamos este material

Este material foi desenvolvido para ajudar fotógrafos iniciantes que utilizam a câmera do iPhone para capturar seus momentos. Você está Interessado em aproveitar as vantagens dessa técnica para capturar as melhores imagens com seu iPhone ou iPad? Continue lendo para saber como você pode usar o recurso HDR na câmera do iPhone ou iPad.

 

Como configurar o HDR na câmera do iPhone

Quando você usa o App Camera no seu iPhone ou iPad, normalmente não nota a opção HDR. Isso porque, por padrão todos os novos dispositivos Apple são configurados para capturar imagens HDR automaticamente. Para a maioria das pessoas, não há problema nenhum em deixar assim, pois podem aproveitar os resultados automáticos do HDR, que irá produzir melhores cores e iluminação em suas fotos.

 

Por outro lado, há pessoas que desejam um pouco mais de controle e desejam controlar melhor suas capturas com o HDR. A boa notícia é que é possível alterar as configurações da câmera para ter controle total sobre o HDR, podendo utilizá-lo apenas quando precisar em um iPhone ou iPad.

 

Para isso basta seguir as etapas abaixo:

 

1. Toque em “Ajustes” no seu iPhone ou iPad, em seguida toque em “Câmera”

 

2. Em seguida, na seção HDR, desative o Auto HDR e defina “Manter Foto Normal” como ativado. Isso permite que você compare a imagem HDR com a imagem normal, para que você possa ter um melhor entendimento de como esse recurso funciona.

3. Agora, abra o App Câmera no iPhone ou iPad, em seguida toque em “HDR” na parte superior da tela.

 

 

4. Note que o aplicativo da câmera ainda está configurado para ativar automaticamente o recurso HDR, toque em “Ativar” para ativá-lo manualmente e tirar uma foto.

 

 

5. Como você pode ver, uma foto capturada com HDR terá o ícone HDR Série como identificação quando você visualizá-la no aplicativo Fotos. Desta forma, se você tocar em “Selecionar” localizado no canto inferior da tela poderá visualizar a sequencia das fotos tiradas com o HDR ativado.

 

É isso, agora você pode controlar manualmente quando capturar fotos HDR no seu iPhone e iPad. Bom e fácil, certo? Ao comparar os resultados lado a lado, você notará que a imagem HDR está devidamente exposta e parece mais próxima da vida real com melhores detalhes e precisão de cores.

 

Aproveite o Smart HDR

Se você possui um iPhone 11, XS, XR ou um iPhone mais recente, pode aproveitar as vantagens do recurso Smart HDR que a Apple disponibilizou recentemente. Ele aprimora o recurso HDR existente e permite trazer mais detalhes nas sombras e realces das suas fotos. Smart HDR é um processo automático, mas pode ser desativado se você quiser o controle manual sobre suas fotos no dispositivo que suporta o recurso.

 

Considerações finais

Esperamos que você tenha conseguido capturar algumas fotos impressionantes e imagens de paisagens com HDR habilitado. Você conseguiu entender melhor a técnica de imagem HDR e por que ela é útil? Que outras técnicas avançadas de imagem você usa no seu iPhone ou iPad? Compartilhe suas idéias, comentários e experiências abaixo.

 

Nos vemos na próxima : )

 

 

.

.

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.