Golpes de Fim de Ano no Brasil em Crescimento – Como se Proteger

 

Alerta de Cibersegurança: Golpes de Fim de Ano no Brasil em Crescimento – Como se Proteger

Com a temporada de compras de fim de ano se aproximando, um novo relatório da Norton revela que os golpes online estão em ascensão no Brasil. O levantamento, divulgado na última quinta-feira, destaca que quase metade dos brasileiros que foram alvo de golpes online durante o período festivo acabaram sendo vítimas, algumas registrando perdas significativas, ultrapassando R$ 1.500.

De acordo com a pesquisa “Relatório de Insights de Cibersegurança 2023”, 95% dos consumidores brasileiros planejam realizar compras online no último trimestre do ano. Entretanto, 31% dos entrevistados relatam terem sido alvo de golpes durante festividades anteriores, ressaltando a importância de medidas de segurança.

Embora o estudo não detalhe os métodos preferidos dos cibercriminosos, indícios sugerem que o phishing pode ser uma das principais táticas neste fim de ano. Este golpe envolve a indução da vítima a fornecer informações pessoais em páginas falsas, como nome, data de nascimento e números de cartão de crédito, abrindo espaço para compras fraudulentas, solicitações de empréstimos e até mesmo financiamentos usando o CPF da vítima.

Como se proteger?

A ameaça é real, mas a prevenção é possível. Aqui estão algumas dicas de segurança:

  1. Compre de varejistas confiáveis: Verifique as URLs para erros ortográficos e evite cliques em resultados de pesquisa suspeitos. Marque seus sites favoritos para acessá-los diretamente.
  2. Desconfie de ofertas muito boas para serem verdadeiras: Golpistas frequentemente usam anúncios tentadores para atrair vítimas. Esteja atento a descontos exagerados em produtos de luxo; eles podem resultar em produtos falsificados ou mesmo em nenhuma entrega.
  3. Evite compras em redes Wi-Fi públicas: Essas redes são alvos fáceis para cibercriminosos. Ao fazer compras online, use uma conexão segura à Internet ou, se necessário, uma rede virtual privada (VPN).
  4. Prefira aplicativos oficiais de compras: Utilize os aplicativos móveis oficiais de grandes varejistas, que geralmente são mais seguros do que acessar os sites diretamente. Mantenha esses aplicativos atualizados para garantir segurança contra vulnerabilidades.

Fique alerta e proteja-se contra golpes online neste fim de ano. A cibersegurança é a melhor defesa! 🔒🛍️ #Cibersegurança #GolpesOnline #ComprasSeguras

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.