Como Usar as Apple AirTags no Android

 

Já pensou em descobrir como usar os AirTags com seu smartphone Android? Embora os AirTags sejam projetados para funcionar com iPhones, você pode aproveitar algumas funcionalidades básicas de rastreamento no Android. Descubra agora tudo sobre como usar os AirTags no Android!

Você NÃO pode Configurar AirTags com um Telefone Android

Como muitos outros produtos da Apple, os AirTags não são diretamente compatíveis com o Android. Portanto, não é possível configurar um AirTag usando um dispositivo Android.  O fato é que você precisa de um iPhone conectado à rede Find My da Apple para isso. Além disso, a rede Find My Device do Google não é compatível com os AirTags, o que significa que você não pode usar seu telefone Android para rastrear um AirTag configurado usando um iPhone.

As AirTags contam com a rede Find My da Apple para retransmitir sua localização. Eles enviam periodicamente pings Bluetooth LE que outros dispositivos Apple na rede Find My podem pegar. Esses dados são então transmitidos para os servidores da Apple, permitindo que o proprietário original do AirTag visualize sua localização.

Por razões de segurança, os identificadores de sinal Bluetooth transmitidos por um AirTag são randomizados em intervalos regulares, para que os usuários mal-intencionados não possam monitorá-los e rastreá-los. Você pode ler este guia detalhado sobre o AirTags para saber mais sobre como ele funciona.

Mas… Seu Android ainda pode identificar AirTags 

Apesar dos AirTags precisarem da rede Find My da Apple, seu telefone Android pode identificar AirTags indesejadas ao seu redor, ajudando a frustrar quaisquer possíveis tentativas de perseguição.

Você também pode digitalizar um AirTag usando um dispositivo Android com NFC para encontrar mais informações sobre seu proprietário. Então, se você encontrar um item marcado com um AirTag marcado como perdido, toque na parte de trás do seu telefone Android no rastreador. Uma página será aberta com detalhes sobre o AirTag e seu proprietário, que você pode usar para entrar em contato com o proprietário.

Se você está procurando rastreadores Bluetooth como usuário do Android, o Tile é uma ótima alternativa ao AirTag que você pode considerar. A partir de 2024, o Google está lançando sua rede Find My Device para rastreadores de itens e acessórios. Uma vez disponível em todo o mundo, você deve ser capaz de comprar rastreadores de itens de terceiros para Android que ofereçam funcionalidade semelhante à de um AirTag.

Como Digitalizar AirTags Indesejados no Android

Embora os AirTags sejam úteis para rastrear itens que você tende a perder com frequência, eles também podem ser usados para fins antiéticos por pessoas com intenção maliciosa. Felizmente, para a segurança dos usuários e para garantir que eles não estejam sendo rastreados ou perseguidos por um AirTag indesejado, a Apple e o Google trabalharam juntos para trazer alertas de rastreador desconhecidos para dispositivos Android 6.0+.

Inicialmente, a Apple ofereceu o aplicativo Tracker Detect para detectar AirTags desconhecidas. No entanto, este aplicativo exigiu uma varredura manual para procurar rastreadores indesejados em segundo plano, limitando muito sua utilidade. Eventualmente, o Google lançou alertas de rastreador desconhecidos diretamente no Android e lançou o recurso para todos os dispositivos Android 6.0+.

Assim como o seu iPhone, se o seu telefone Android detectar um rastreador indesejado se movendo com você, um alerta aparecerá no seu telefone. Você pode então usar a opção Reproduzir som para fazer o rastreador tocar e encontrar sua localização exata. O proprietário não será notificado sobre isso. Depois de encontrar o rastreador, toque nele na parte de trás do seu telefone para encontrar mais informações sobre o proprietário.

Há também uma opção de digitalização manual escondida em Configurações > Segurança e emergência > Alertas de rastreador desconhecidos > Digitalizar Agora.

Se o aplicativo detectar um AirTag desconhecido em sua vizinhança, você pode usar a opção Reproduzir Som para garantir que o rastreador não esteja sendo usado para persegui-lo. O rastreador vai espar por 10 minutos assim que você selecionar esta opção.

As Limitações do Uso de AirTags com Dispositivos Android

Mesmo depois de usar um iPhone para configurar um AirTag, você não pode usá-lo com um telefone Android para rastrear sua localização. Você não pode nem usar o iCloud.com do navegador da web do seu telefone Android para rastrear o AirTags. Este aplicativo não está disponível para dispositivos Android.

Dadas as limitações acima, não faz sentido comprar um AirTag para o seu dispositivo Android. Em vez disso, recomendo esperar que os rastreadores compatíveis com o Find My Device da Tile e Chipolo chem ao mercado. No entanto, se você tiver um telefone Samsung, poderá comprar um Galaxy SmartTag 2 na Amazon, que funciona com a rede SmartThings Find da Samsung.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.