Como Transferir Arquivos Entre Android e Mac: 6 Métodos Fáceis

Como Transferir Arquivos Entre Android e Mac: 6 Métodos Fáceis

Precisa transferir arquivos entre o seu telefone Android e o computador Mac? Aqui estão maneiras simples de mover dados entre essas plataformas.

Ao contrário do Windows, o macOS não permite que você navegue nativamente pelo sistema de arquivos do seu telefone Android. Nem seu serviço sem fio ad-hoc, AirDrop, funciona com telefones Android.

Isso permite que você confie em opções de terceiros para transferir arquivos entre Android e macOS. Felizmente, um monte de aplicativos confiáveis de terceiros (incluindo um do Google) preenchem a lacuna. Aqui estão as melhores maneiras de compartilhar arquivos entre um Mac e um telefone Android.

1. Android File Transfer

A ferramenta de Transferência de Arquivos Android do Google é a maneira mais rápida e sem complicações de explorar os arquivos do seu telefone em um MacBook ou outra máquina macOS. Tudo o que você precisa fazer é instalar o aplicativo gratuito da mesma forma que você instala aplicativos de terceiros no seu Mac e conecta o telefone Android.

O Android File Transfer detectará automaticamente a conexão e mostrará uma janela onde você pode transferir arquivos para frente e para trás, criar ou excluir pastas e executar outras tarefas de gerenciamento de arquivos. Você também não precisa se preocupar em instalar nenhum driver, já que está usando um Mac. O único requisito é que seu Mac deve estar executando pelo menos o macOS 10.7 ou superior.

Download: Transferência de Arquivos Android para Mac (Grátis)

2. OpenMTP

O OpenMTP é muito semelhante ao Android File Transfer, mas é muito mais poderoso. Ele tem uma interface melhor, com janelas divididas que permitem que você veja o conteúdo do seu Mac e do telefone ao mesmo tempo, facilitando a arrastação de arquivos de um lugar para o outro. Em comparação com o Android File Transfer, é mais simples transferir arquivos do Android para o Mac e vice-versa usando o OpenMTP.

A cópia é rápida, você pode mover arquivos com mais de 4 GB de uma só vez, ver arquivos ocultos em ambos os dispositivos, se quiser, e há atalhos de teclado para usuários especializados. A configuração é fácil, mas certifique-se de seguir as instruções quando começar. O melhor de tudo, é gratuito e de código aberto.

Download: OpenMTP para Mac (Grátis)

3. Commander One

Se você está procurando uma ferramenta de transferência de arquivos Android para Mac mais profissional, você deve tentar o Commander One.

O Commander One vem com um painel sofisticado onde você pode executar uma variedade de ações, como copiar rapidamente grandes pedaços de arquivos, configurar um servidor FTP, alternar instantaneamente os discos, pesquisar arquivos com expressões regulares (RegEx) e muito mais. O aplicativo tem uma interface com guias, permitindo que você faça malabarismos com várias unidades de armazenamento com facilidade.

Além disso, o Commander One oferece uma ampla seleção de atalhos de teclado que você pode personalizar de acordo com suas preferências. Este aplicativo, no entanto, não é gratuito. Você precisa atualizar para a versão Pro para usá-la com o Android e pode experimentá-la gratuitamente por 15 dias para decidir se vale a pena o custo para você.

Download: Commander One para Mac (Teste gratuito, US$30)

4. Pushbullet

O Pushbullet traz recursos normalmente disponíveis apenas em dispositivos Apple, como uma área de transferência universal, para o Android. Além disso, o Pushbullet permite que você compartilhe arquivos, navegue pelo armazenamento interno do seu telefone remotamente em um computador, responda a mensagens SMS e muito mais. É o pacote completo.

Apesar do que você pensaria, também é gratuito (com algumas limitações). Para configurá-lo, inscreva-se no site do Pushbullet com sua conta do Google ou Facebook. Instale o aplicativo no seu telefone Android e em todos os seus outros dispositivos através dos clientes do navegador (você precisa usar o Chrome ou o Firefox em vez do Safari).

Depois disso, configure o Pushbullet seguindo as etapas guiadas dentro do aplicativo e no site. Depois de estar conectado em todos os lugares, você precisa ativar os Arquivos Remotos no seu telefone Android, para que possa enviar facilmente arquivos, links e muito mais em todas as plataformas. Você pode fazer isso no aplicativo tocando em Conta no canto inferior direito e indo para Arquivos Remotos > Ativar.

Download: Pushbullet para Chrome | Android (Grátis, assinatura disponível)

5. Send Anyware

O Pushbullet também costumava oferecer um serviço baseado em navegador que era ótimo para transferir arquivos entre Android e Mac sem fio chamado Portal. No entanto, isso fechou em outubro de 2021.

O Send Anywhere funciona de forma semelhante ao Portal, mas não usa um navegador – você deve instalar o aplicativo Mac. Você insere um código e a transferência começa através de uma rede Wi-Fi. A diferença é que ele tem um conjunto mais abrangente de recursos, como a capacidade de selecionar rapidamente imagens e vídeos, compatibilidade Wi-Fi Direct e muito mais.

Melhor ainda, você também pode criar links para arquivos para compartilhá-los com vários dispositivos. O Send Anywhere oferece uma das maneiras mais rápidas de compartilhar arquivos entre qualquer laptop e dispositivo móvel. A versão gratuita do Send Anywhere vem com um design suportado por anúncios, mas você pode atualizar pagando uma pequena taxa.

Download: Send Anywhere para Android | Mac (Grátis, versão premium disponível)

6. Serviços de Armazenamento em Nuvem

Se você é alguém que compartilha dados apenas ocasionalmente entre seu computador e o telefone Android, provavelmente pode confiar no seu armazenamento em nuvem preferido, como Google Drive ou Dropbox. O processo é rápido e você não precisa passar por nenhuma configuração.

Além disso, escolher esse método não restringirá seus arquivos a apenas um telefone Mac e Android. Você pode acessá-los de qualquer lugar, não importa em qual dispositivo você esteja.

Se oferecer um, instale a ferramenta de backup de desktop do seu serviço em nuvem. Dessa forma, os arquivos do seu computador estão sempre disponíveis para download no seu telefone.

Os serviços de armazenamento em nuvem são convenientes, mas a principal desvantagem é que muitos podem reduzir a qualidade de suas fotos ou vídeos. É importante garantir que seus arquivos de mídia sejam carregados e armazenados na qualidade original. Você pode fazer isso pesquisando on-line para descobrir se os arquivos de mídia são armazenados em sua qualidade original para o seu serviço de armazenamento em nuvem preferido.

Recomendamos isso, mas lembre-se de que pode facilmente esgotar seu armazenamento alocado gratuito, e você pode ser forçado a pagar pelo serviço no futuro.

Os Melhores Aplicativos de Transferência de Arquivos Android para Mac

Todos esses métodos permitem que você compartilhe facilmente arquivos entre Android e macOS, tanto em conexões com fio quanto sem fio. Embora a Apple compreensivelmente não tenha adicionado nenhum recurso de continuidade para o Android como esses, felizmente, desenvolvedores de terceiros se apresentaram e criaram várias ótimas opções para transferir arquivos do seu telefone Android para o seu MacBook e vice-versa.

Via

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.