fbpx

Como Resolver o Erro 10004 no Zoom do Mac

 

O Zoom se tornou extremamente popular quando muitos de nós ficamos presos durante a pandemia de COVID-19, tivemos que trabalhar em casa e não conseguimos ver a família e os amigos pessoalmente. E continuou a ser popular entre aqueles que ainda trabalham remotamente ou em uma base híbrida. Tem recursos que seus concorrentes não têm, como a capacidade de criar salas separadas em reuniões. Na maioria das vezes, o Zoom funciona sem problemas. No entanto, há ocasiões em que problemas podem ocorrer. E um erro que você pode ver é quando tenta atualizar o Zoom. Então, se você se perguntar, “por que o Zoom não atualiza no meu Mac?” e veja o código de erro 10004, você chegou ao lugar certo. Neste artigo, explicaremos o que esse erro significa e como corrigi-lo.

O que é o Código de Erro 10004 no Zoom?

O código de erro 10004 no Zoom aparece quando o aplicativo tenta baixar e instalar uma atualização, mas falha no processo. Isso pode ocorrer devido a vários motivos:

  1. Problemas de Acesso à Internet no Seu Mac: Verifique se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente, pois problemas de conectividade podem impedir que o Zoom baixe as atualizações.
  2. Problemas com os Servidores de Atualização do Zoom: É mais provável que o problema esteja relacionado aos servidores de atualização do Zoom. Nesse caso, pode ser necessário aguardar até que o problema seja resolvido pela equipe do Zoom.
  3. Permissões de TI e Software de Gerenciamento: Se o seu Mac é gerenciado por um administrador de TI utilizando software ou perfis de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), o erro pode ser causado por restrições de permissões impostas por essas ferramentas. Consulte o administrador de TI para verificar e ajustar as configurações, se necessário.

Verifique sua conexão com a internet e tente novamente mais tarde se o problema persistir. Caso esteja em um ambiente corporativo gerenciado por TI, entre em contato com o suporte técnico da sua organização para obter ajuda.

Como corrigir o código de erro Zoom 10004 no seu Mac

Existem várias maneiras de tentar corrigir o código de erro do Zoom 10004.

1. Entre em contato com seu helpdesk de TI

Se o seu Mac é gerenciado por uma organização para a qual você trabalha, o primeiro passo para tentar corrigir o erro é entrar em contato com o helpdesk do departamento de TI. É provável que eles tenham encontrado o problema antes e saibam como corrigi-lo, talvez instalando a atualização manualmente a partir de uma conta de administrador ou dando à sua conta mais privilégios. Também pode ser que o método preferido para atualizar o Zoom na organização seja usando o aplicativo fornecido pelo software de gerenciamento de dispositivos móveis.

2. Verifique a página de status do Zoom

Em um navegador da web, vá para status.zoom.us e procure uma barra verde que diga Todos os Sistemas Operacionais. Se você vir uma mensagem diferente, o problema pode ser os servidores do Zoom, e você só terá que esperar que seja corrigido.

 

3. Reinstale o Zoom

Se o seu Mac não for gerenciado por uma organização, o próximo passo é reinstalar o Zoom. Quando você fizer isso, instalará a versão mais atualizada. No entanto, antes de reinstalar o Zoom, você precisa desinstalá-lo. Siga os passos abaixo:

  1. Primeiramente abra o Zoom e clique em Zoom no canto superior esquerdo da tela.
  2. Escolha Desinstalar o Zoom Workplace.
  3. Clique em OK para confirmar que deseja desinstalar o Zoom. Em seguida aguarde a conclusão.
  4. Em um navegador da web, vá para este link para baixar o Zoom. Se você tiver um Mac baseado em Intel, clique no botão Download. Se você tem um Mac com Apple Silicon, clique no link abaixo dele.
  5. Clique duas vezes no arquivo .pkg baixado.
  6. Siga as instruções na tela para instalar o Zoom e confirme se deseja instalá-lo para sua conta de usuário ou para todos os usuários. Se você quiser instalá-lo para todos os usuários, precisará inserir uma senha de administrador.

Se o Zoom não desinstalar na etapa 2 acima, siga as etapas abaixo para desinstalá-lo manualmente:

  1. Go to your Applications folder and right-click or Control-click on the Zoom application icon.
  2. Escolha Mostrar Conteúdo do Pacote.
  3. Na pasta Conteúdos, abra a pasta Frameworks.
  4. Clique duas vezes no ZoomUninstaller.
  5. Quando a desinstalação estiver concluída, reinicie seu Mac.

Como desinstalar o Zoom e outros aplicativos facilmente

Embora o Zoom tenha seu próprio desinstalador, a maioria dos aplicativos não oferece essa facilidade, tornando a desinstalação completa difícil. Arrastar o ícone do aplicativo para a Lixeira não remove todos os arquivos associados nas pastas da Biblioteca do Mac. Para eliminar esses arquivos manualmente, você precisa rastreá-los e deletá-los.

Uma alternativa mais fácil é usar uma ferramenta de desinstalação dedicada, como o CleanMyMac X. Este software localiza e remove todos os arquivos relacionados ao aplicativo. Basta escolher o aplicativo que deseja desinstalar e clicar em “Desinstalar”. O CleanMyMac X também permite desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo, remover arquivos residuais de desinstalações incompletas e redefinir aplicativos com problemas.

4. Verifique suas configurações

Outro passo importante é verificar suas configurações se o Zoom ainda não atualizar ou se você não puder reinstalá-lo. Veja como:

  1. Clique no menu Apple em seguida Ajustes do Sistema.
  2. Em seguida selecione Privacidade e Segurança.
  3. Escolha Acesso a Disco Completo e clique no instalador do Zoom.
  4. Agora, escolha Arquivos e Pastas e selecione o arquivo do instalador.
  5. Por fim saia das Configurações do Sistema e tente instalar o Zoom novamente.

5. Atualizar macOS

Se a reinstalação do Zoom não resolver o problema, pode ser um bug ou falha no macOS que foi corrigido em uma atualização recente. Portanto, a solução é verificar se há atualizações e instalar quaisquer atualizações disponíveis:

  1. Primeiramente acesse Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software e aguarde para verificar se há uma atualização disponível.
  2. Se houver, siga as instruções na tela para instalá-lo.

6. Reinicie no modo de segurança

O modo de segurança carrega apenas as extensões necessárias para a inicialização do seu Mac. Em Macs com silício Apple, ele também realiza verificações no seu disco de inicialização e corrige problemas encontrados. Se nada mais funcionou, tente reiniciar seu Mac no modo de segurança e atualizar o Zoom a partir desta inicialização. Em seguida, reinicie seu Mac normalmente. As etapas para reiniciar no modo de segurança são diferentes para Macs Apple Silicon e Intel. Confira este artigo e veja as instruções para o seu Mac.


Em conclusão 

O Zoom geralmente é muito confiável e, na maioria das vezes, funcionará sem problemas. No entanto, ocasionalmente você pode se deparar com erros, e é bom saber como corrigi-los, para que você não perca essa reunião importante. Se você vir o código de erro 10004 no seu Mac, ele pode ter várias causas diferentes, seja no seu Mac ou nos servidores do Zoom. Siga os passos acima para identificar a causa e corrigi-la. Por fim, espero que agora você possa atualizar o Zoom e começar a usá-lo novamente.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.