Como Resolver o Erro 10004 no Zoom do Mac
O Zoom se tornou extremamente popular quando muitos de nós ficamos presos durante a pandemia de COVID-19, tivemos que trabalhar em casa e não conseguimos ver a família e os amigos pessoalmente. E continuou a ser popular entre aqueles que ainda trabalham remotamente ou em uma base híbrida. Tem recursos que seus concorrentes não têm, como a capacidade de criar salas separadas em reuniões. Na maioria das vezes, o Zoom funciona sem problemas. No entanto, há ocasiões em que problemas podem ocorrer. E um erro que você pode ver é quando tenta atualizar o Zoom. Então, se você se perguntar, “por que o Zoom não atualiza no meu Mac?” e veja o código de erro 10004, você chegou ao lugar certo. Neste artigo, explicaremos o que esse erro significa e como corrigi-lo.
Navegue pelo conteúdo
ToggleO que é o Código de Erro 10004 no Zoom?
O código de erro 10004 no Zoom aparece quando o aplicativo tenta baixar e instalar uma atualização, mas falha no processo. Isso pode ocorrer devido a vários motivos:
- Problemas de Acesso à Internet no Seu Mac: Verifique se a sua conexão com a internet está funcionando corretamente, pois problemas de conectividade podem impedir que o Zoom baixe as atualizações.
- Problemas com os Servidores de Atualização do Zoom: É mais provável que o problema esteja relacionado aos servidores de atualização do Zoom. Nesse caso, pode ser necessário aguardar até que o problema seja resolvido pela equipe do Zoom.
- Permissões de TI e Software de Gerenciamento: Se o seu Mac é gerenciado por um administrador de TI utilizando software ou perfis de gerenciamento de dispositivos móveis (MDM), o erro pode ser causado por restrições de permissões impostas por essas ferramentas. Consulte o administrador de TI para verificar e ajustar as configurações, se necessário.
Verifique sua conexão com a internet e tente novamente mais tarde se o problema persistir. Caso esteja em um ambiente corporativo gerenciado por TI, entre em contato com o suporte técnico da sua organização para obter ajuda.
Como corrigir o código de erro Zoom 10004 no seu Mac
Existem várias maneiras de tentar corrigir o código de erro do Zoom 10004.
1. Entre em contato com seu helpdesk de TI
Se o seu Mac é gerenciado por uma organização para a qual você trabalha, o primeiro passo para tentar corrigir o erro é entrar em contato com o helpdesk do departamento de TI. É provável que eles tenham encontrado o problema antes e saibam como corrigi-lo, talvez instalando a atualização manualmente a partir de uma conta de administrador ou dando à sua conta mais privilégios. Também pode ser que o método preferido para atualizar o Zoom na organização seja usando o aplicativo fornecido pelo software de gerenciamento de dispositivos móveis.
2. Verifique a página de status do Zoom
Em um navegador da web, vá para status.zoom.us e procure uma barra verde que diga Todos os Sistemas Operacionais. Se você vir uma mensagem diferente, o problema pode ser os servidores do Zoom, e você só terá que esperar que seja corrigido.
3. Reinstale o Zoom
Se o seu Mac não for gerenciado por uma organização, o próximo passo é reinstalar o Zoom. Quando você fizer isso, instalará a versão mais atualizada. No entanto, antes de reinstalar o Zoom, você precisa desinstalá-lo. Siga os passos abaixo:
- Primeiramente abra o Zoom e clique em Zoom no canto superior esquerdo da tela.
- Escolha Desinstalar o Zoom Workplace.
- Clique em OK para confirmar que deseja desinstalar o Zoom. Em seguida aguarde a conclusão.
- Em um navegador da web, vá para este link para baixar o Zoom. Se você tiver um Mac baseado em Intel, clique no botão Download. Se você tem um Mac com Apple Silicon, clique no link abaixo dele.
- Clique duas vezes no arquivo .pkg baixado.
- Siga as instruções na tela para instalar o Zoom e confirme se deseja instalá-lo para sua conta de usuário ou para todos os usuários. Se você quiser instalá-lo para todos os usuários, precisará inserir uma senha de administrador.
Se o Zoom não desinstalar na etapa 2 acima, siga as etapas abaixo para desinstalá-lo manualmente:
- Go to your Applications folder and right-click or Control-click on the Zoom application icon.
- Escolha Mostrar Conteúdo do Pacote.
- Na pasta Conteúdos, abra a pasta Frameworks.
- Clique duas vezes no ZoomUninstaller.
- Quando a desinstalação estiver concluída, reinicie seu Mac.
Como desinstalar o Zoom e outros aplicativos facilmente
Embora o Zoom tenha seu próprio desinstalador, a maioria dos aplicativos não oferece essa facilidade, tornando a desinstalação completa difícil. Arrastar o ícone do aplicativo para a Lixeira não remove todos os arquivos associados nas pastas da Biblioteca do Mac. Para eliminar esses arquivos manualmente, você precisa rastreá-los e deletá-los.
Uma alternativa mais fácil é usar uma ferramenta de desinstalação dedicada, como o CleanMyMac X. Este software localiza e remove todos os arquivos relacionados ao aplicativo. Basta escolher o aplicativo que deseja desinstalar e clicar em “Desinstalar”. O CleanMyMac X também permite desinstalar vários aplicativos ao mesmo tempo, remover arquivos residuais de desinstalações incompletas e redefinir aplicativos com problemas.
4. Verifique suas configurações
Outro passo importante é verificar suas configurações se o Zoom ainda não atualizar ou se você não puder reinstalá-lo. Veja como:
- Clique no menu Apple em seguida Ajustes do Sistema.
- Em seguida selecione Privacidade e Segurança.
- Escolha Acesso a Disco Completo e clique no instalador do Zoom.
- Agora, escolha Arquivos e Pastas e selecione o arquivo do instalador.
- Por fim saia das Configurações do Sistema e tente instalar o Zoom novamente.
5. Atualizar macOS
Se a reinstalação do Zoom não resolver o problema, pode ser um bug ou falha no macOS que foi corrigido em uma atualização recente. Portanto, a solução é verificar se há atualizações e instalar quaisquer atualizações disponíveis:
- Primeiramente acesse Ajustes do Sistema > Geral > Atualização de Software e aguarde para verificar se há uma atualização disponível.
- Se houver, siga as instruções na tela para instalá-lo.
6. Reinicie no modo de segurança
O modo de segurança carrega apenas as extensões necessárias para a inicialização do seu Mac. Em Macs com silício Apple, ele também realiza verificações no seu disco de inicialização e corrige problemas encontrados. Se nada mais funcionou, tente reiniciar seu Mac no modo de segurança e atualizar o Zoom a partir desta inicialização. Em seguida, reinicie seu Mac normalmente. As etapas para reiniciar no modo de segurança são diferentes para Macs Apple Silicon e Intel. Confira este artigo e veja as instruções para o seu Mac.
Em conclusão
O Zoom geralmente é muito confiável e, na maioria das vezes, funcionará sem problemas. No entanto, ocasionalmente você pode se deparar com erros, e é bom saber como corrigi-los, para que você não perca essa reunião importante. Se você vir o código de erro 10004 no seu Mac, ele pode ter várias causas diferentes, seja no seu Mac ou nos servidores do Zoom. Siga os passos acima para identificar a causa e corrigi-la. Por fim, espero que agora você possa atualizar o Zoom e começar a usá-lo novamente.