fbpx

Como Preparar o Mac Para o MacOS Catalina em 5 Passos

Como Preparar o Mac Para o MacOS Catalina 10.15

Aprenda como preparar o Mac para o MacOS Catalina no seu Mac! 

 

Agora que o MacOS Catalina 10.15 já está disponível para download, você pode estar se perguntando: Será que estou pronto(a) para atualizar meu Mac para a versão mais recente do MacOS? 

 

Essa é uma boa pergunta, até por que o que é simples as vezes pode não ser tão simples assim. Mas não se preocupe, neste material, vamos respondê-la especialmente para você.

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este material para ajudar pessoas comuns a atualizarem seus Macs da forma correta, evitando que possíveis (e comuns) problemas de atualização de software ocorram com você. Este tutorial apresentará algumas etapas importantes para preparar seu Mac para o MacOS Catalina, versão 10.15.

 

5 Passos para preparar seu Mac para o MacOS Catalina

Vamos verificar a compatibilidade do sistema, procurar aplicativos incompatíveis, atualizar aplicativos, fazer backup do Mac e instalar o MacOS Catalina 10.15.

 

1. Verifique a compatibilidade do sistema

A primeira coisa a fazer, antes de instalar o MacOs Catalina no seu Mac é saber se ele é compatível com essa versão do sistema. Como nem todo hardware é compatível, vale a pena dar uma olhada na lista oficial da Apple. Lá você poderá verificar quais são os modelos oficialmente compatíveis com seu computador.

Falo oficialmente, por que sempre tem o pessoal que vai além do padrão, e acaba conseguindo instalar sistemas MacOS mais recentes em Macs antigos. As vezes esta adaptação fica muito boa, as vezes não #ficaadica : ) Nesta lista de Macs você poderá ver se seu Mac suporta o MacOS Catalina, para saber clique aqui.

 

Outro fator muito importante é que você também precisa ter pelo menos 15 GB de espaço livre no disco de armazenamento do seu Mac para poder baixar e instalar a atualização do MacOS Catalina.

 

2. Verifique se há aplicativos de 32 bits

Não sei se você sabe, mas MacOS Catalina vai rodar apenas aplicativos de 64 bits, o que significa que qualquer app de 32 bits não será mais executado no Mac.

 

Se você tiver algum aplicativo de 32 bits necessário, pesquise se há uma nova versão em 64 bits. Se estiver disponível atualizar o app, se não considere adiar sua atualização para a MacOs Catalina.

 

 

Esse é um problema muito comum, e não é difícil de acontecer, infelizmente! Aplicativos importantes e confiáveis podem estar na lista de 32 bits, como o Photoshop CS6 e algumas versões mais antigas do Microsoft Office Mac.

 

Você pode encontrar facilmente todos os aplicativos de 32 bits em um Mac com a ferramenta Informações do sistema, se não tiver certeza.  Você também pode usar um aplicativo gratuito de terceiros chamado Go64 para verificar aplicativos para Mac que não sejam totalmente de 64 bits.

 

Super dica: alguns aplicativos podem confirmar que são de 64 bits, mas ainda possuem componentes de 32 bits e, portanto, não funcionam no MacOS Catalina, um bom exemplo é o Adobe Photoshop CS6, para nossa tristeza…

 

3. Antes de atualizar seu sistema, atualize seus apps

É muito importante atualizar seus aplicativos antes (e depois) da instalação do MacOS Catalina. Essa é uma boa idéia, isso por que um aplicativo que deixa de funcionar depois de uma atualização do sistema é um baita problema, como é o caso dos apps de 32 bits, que não são mais compatíveis com o MacOS Catalina.

 

Recomendamos que você busque as atualizações na App Mac Store, na aba lateral chamada atualizações. A atualização de aplicativos obtidos em outros lugares geralmente exige atualização pelo próprio aplicativo ou pelo site do desenvolvedor ou do fabricante.

 

4. Faça backup do Mac

É fundamental que você faça o backup do seu Mac antes de instalar qualquer atualização de software do sistema. A dica aqui é que ter apenas backups de arquivos, pode não ser o suficiente caso precise voltar para a versão anterior do sistema. É por este motivo que sempre recomendamos o backup completo através do Time Machine em um HD externo.

 

 

Os backups completos do Time Machine garantem a reversão do sistema, caso algo dê errado, além de impedir a perda permanente de dados pessoais. Você pode aprender como configurar os backups do Time Machine para Mac aqui. É importante lembrar que o Time Machine, sistema integrado de backup, exige que um HD externo sempre esteja conectado ao Mac, isso para que ele faça o backup regularmente.

 

5. Tudo pronto? Instale o MacOS Catalina!

Você já verificou a compatibilidade do seu Mac e dos aplicativos que você usa? Você fez o backup do seu Mac? Atualizou seus aplicativos? Se você respondeu sim para todas estas perguntas então você já está pronto(a) para atualizar para o MacOS Catalina!

 

Diferente da Microsoft com o Windows, a Apple disponibilizou o MacOS Catalina para download gratuito, legal né? Você pode encontrar o botão de download no painel de controle da Atualização de software do Mac e na Mac App Store.

Você achou essas sugestões úteis para se preparar seu Mac para o MacOS Catalina? Você já instalou o Catalina? Você está aguardando a primeira atualização ou está pulando a Catalina por enquanto? Deixe-nos saber sua opinião e experiências nos comentários abaixo.

 

: )

 

 

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.