Como Otimizar (ou Não) o Armazenamento no HD do Mac

Como Otimizar (ou Não) o Armazenamento no HD do Mac

Otimizar o armazenamento no HD do Mac é uma excelente opção de configuração que está disponível nas versões mais recentes do MacOS. Ao utilizar a otimização determinados arquivos, dados pessoais e documentos são armazenados no iCloud e iCloud Drive quando o HD do Mac estiver quase cheio.

 

Este pode ser um recurso muito útil para alguns usuários de Mac, principalmente para aqueles que tem muita capacidade de armazenamento iCloud, uma ótima conexão com a internet e pouco espaço no HD do computador. Há aqueles que podem achar este recurso frustrante, pois para utilzá-lo totalmente é necessário ter uma conexão com a internet muito rápida e estável, coisa difícil em alguns lugares distantes dos grandes centros no Brasil.

 

👉 Veja também: 7 Formas de Liberar Espaço no HD do Macbook e iMac

 

Para quem preparamos este material

Este material foi desenvolvido para ajudar pessoas que estão com dificuldades para lidar com o espaço de armazenamento no Mac, que devido ao pouco espaço dos novos Mac, assunto sempre atual! Também pode ser utilizado por pessoas que desejam melhorar a forma como exploram o uso do iCloud, nuvem da Apple.

 

Se você deseja desativar o Otimizar o Armazenamento no HD do Mac no MacOS Catalina 10.15 ou posterior, este tutorial te mostrará como fazer. Além disso, se você quiser ativar o mesmo recurso, também poderá aprender como fazer.

 

Como Otimizar (ou Não) o Armazenamento no HD do Mac

Veja como você pode desativar ou ativar o Otimizar o Armazenamento no HD do Mac nas versões mais recentes do macOS (10.15 e mais recentes):

 

1. Primeiro clique no Menu Apple (), localizado no canto superior esquerdo da tela e, em seguida, clique em “Preferências do Sistema”

 

 

2. Na janela que se abriu, clique em “Apple ID” 

 

 

3. Marque a caixa ao lado de “Otimizar Armazenamento do Mac” para ativar ou desativar o recurso.

 

 

Ativar ou desativar esse recurso pode ter implicações no iCloud Drive, dados do iCloud e até mesmo no iCloud Photos, portanto, você deve estar ciente das limitações e de como isso funciona antes de usar ou desativar o recurso, ok?

 

Se você desativar esses recursos, saiba que o seu Mac pedirá para fazer o download dos dados do iCloud para o Mac localmente. Isso pode demorar um pouco, dependendo da velocidade de sua conexão com a Internet e da quantidade de dados armazenados no iCloud, por isso verifique estes itens antes de utilizar a otimização do Armazenamento no HD do Mac.

 

Da mesma forma, se você habilitar esses recursos, prepare-se para que o Mac carregue potencialmente uma quantidade notável de dados para o iCloud para que possa ser descarregado do Mac quando o armazenamento estiver baixo no armazenamento da unidade local.

 

Considerações Finais

Quer faça upload ou download dos dados, você pode ver o status dos arquivos no iCloud do Mac com muita facilidade, para isso basta ver o andamento no ícone do Aplicativo dentro do iCloud Drive no Finder.

 

Se você estiver desativando esse recurso, pode querer desativar o iCloud Desktop & Documents no Mac também, pois esse é outro recurso que tem causado muita confusão, angústia e frustração a alguns usuários de Mac, especialmente se eles têm velocidade limitada de internet e capacidade do iCloud.

 

Gostou do material? Deixe sua opinião/sugestão nos comentários abaixo!

 

Forte abraço e até a proxima

 

 

 

 

.

.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.