Como Instalar o MacOS Ventura ou Sonoma em Mac Antigo – Passo a Passo

 

Como Instalar o MacOS Sonoma em Mac Antigo – Passo a Passo

Do ponto de vista da segurança, usar a versão mais recente do macOS é essencial, especialmente se você quiser evitar vulnerabilidades exploradas ativamente. No entanto, se o seu Mac tiver vários anos, há uma boa chance de que a versão atual do macOS não ser instalada nele. Além disso, a Apple abandona o suporte para modelos de Mac que declara serem antigos ou obsoletos.

Entretanto se você deseja usar a versão mais recente do macOS, mas seu Mac não suporta mais o seu Mac, a melhor opção segundo a Apple é comprar um novo computador. Mas claro, nem todos podem se dar ao luxo de fazer isso, principalmente pelos preços exorbitantes que a Apple pratica no Brasil.

Mas e se houvesse uma forma de continuar executando a versão mais nova e segura do macOS por muito mais tempo do que a Apple está disposta a suportar o seu modelo de Mac?

Há esperança para Macs mais antigos

Há, de fato, esperança para os usuários de muitos modelos antigos de Mac. Com um pouco de esforço, você pode usar um utilitário de terceiros disponível na fonte que possibilita que você execute a versão mais recente do macOS em hardware significativamente mais antigo, com (na maioria das vezes) ressalvas relativamente mínimas.

O mais novo sistema operacional do Mac é o macOS Ventura. A seguir está a lista completa dos modelos suportados pela Apple para macOS Ventura (macOS 13.x):

  • MacBook (2017)
  • MacBook Air (2018 ou mais recente)
  • MacBook Pro (2017 ou mais recente)
  • iMac (2017 ou mais recente)
  • iMac Pro (2017)
  • Mac mini (2018 ou mais recente)
  • Mac Pro (2019 ou mais recente)
  • Mac Studio (2022 ou mais recente)

A lista de Macs adicionais que podem executar o macOS Ventura, não oficialmente (explicaremos o que isso significa mais tarde), inclui alguns modelos muito mais antigos, da seguinte forma:

  • MacBook (final de 2008 até o início de 2016)
  • MacBook Air (final de 2008 a 2017)
  • MacBook Pro (início de 2008 até o final de 2016)
  • iMac (meados de 2007, após a atualização da CPU)*
  • iMac (Início de 2008 até o início de 2016)
  • Mac mini (início de 2009 a meados de 2014)
  • Mac Pro (início de 2008 até o final de 2013)
  • Xserve (início de 2008 e início de 2009)

Um Mac adicional não suporta o macOS Ventura, mas pode ser atualizado não oficialmente para o macOS Monterey:

  • MacBook (Início de 2008)

*O iMac de meados de 2007 requer uma atualização do processador (não para os fracos de coração). Mas, incrivelmente, este computador que agora tem quase dezesseis anos ainda pode executar o macOS Ventura.

Mas não espere perfeição ok?

Essas listas não oficiais parecem muito melhores do que a lista oficial de suporte da Apple, certo? Talvez pareça bom demais para ser verdade, e para ser justo, existem alguns problemas conhecidos com alguns desses modelos (consulte a lista de modelos suportados pelo OpenCore Legacy Patcher para obter detalhes).

Você pode estar se perguntando como isso é possível. Em parte, essa funcionalidade é alcançada através do uso de uma metodologia semelhante àquela aplicada nos chamados computadores “hackintosh”, nos quais são incluídos drivers adicionais da Apple de versões anteriores do sistema operacional para permitir que a versão mais recente do macOS funcione em uma ampla gama de hardware.

É compreensível que a Apple não se esforce para garantir que o macOS mais recente funcione perfeitamente em hardware Mac mais antigo. Afinal, a empresa obtém lucros ao vender novos Macs e não diretamente com as atualizações do macOS. No entanto, felizmente, há um grupo de entusiastas dispostos a investir muitas horas para fazer com que as novas versões do macOS funcionem em Macs mais antigos, mesmo sem o suporte oficial da Apple.

Preparando-se para o patch

Se você deseja executar o macOS Ventura ou Monterey, mas não pode devido ao seu Mac não ser oficialmente suportado, veja como fazer isso:

  1. Primeiramente clique no menu Apple  em seguida selecione “Sobre Este Mac”. Anote o que diz ao lado de “Modelo” (se estiver listado). Em seguida, clique em “Relatório do Sistema…” (ou “Mais Informações…”). Na janela de visão geral do hardware que aparece, um “Identificador de Modelo” listado; anote isso também.
  2. Agora que você confirmou o modelo do seu Mac, em seguida, precisará verificar se o OpenCore Legacy Patcher funciona com o seu Mac, revisando a lista de modelos suportados.
  3. Faça Backup de todos os seus dados. Por isso utilize o Time Machine em seguida certifique-se que os dados realmente foram salvos no backup.
  4. Agora pegue uma unidade flash USB (ou qualquer disco rígido externo USB/FireWire/Thunderbolt) que possa ser apagada e tenha 16 GB ou mais em tamanho. (Idealmente, escolha uma unidade externa rápida. Isso economizará tempo ao copiar o instalador do macOS para a unidade e inicializar seu Mac a partir dele durante a instalação.)
  5. Em seguida baixe a versão mais recente do OpenCore Legacy Patcher neste site. Certifique-se de escolher a versão “GUI” que tem várias centenas de megabytes.

Importante: Se você normalmente usa um teclado e/ou mouse sem fio Bluetooth, é ideal usar um teclado e mouse USB com fio para esse processo. (Se você estiver atualizando um MacBook, o teclado e o trackpad integrados estão bem, na maioria dos casos.)

Vamos juntos?

Como um suporte, você pode encontrar muitas das etapas deste guia (e alguns detalhes adicionais) no site OpenCore Legacy Patcher. Mas farei a jornada com você usando meu MacBook Pro (13 polegadas 2012, com uma CPU atualizada) e adicionarei algumas dicas úteis com base na minha experiência.

Embora as atualizações de hardware geralmente não sejam necessárias, você pode querer atualizar seu Mac para a quantidade máxima de RAM e substituir seu disco rígido por uma unidade de estado sólido (SSD), supondo que seu modelo Mac seja fácil de ser atendido pelo usuário e você se sinta confortável em fazer essas atualizações. Isso fará com que sua máquina corra muito mais suavemente.

Claro, provavelmente é desnecessário dizer, mas a Intego não pode fornecer suporte técnico se algo der errado. Proceda por sua conta e risco.

Agora que você tem tudo pronto para ir, vamos começar!

Como instalar o macOS Ventura ou Monterey em um Mac não suportado

Nota: Este guia passo a passo foi originalmente escrito para o macOS Monterey, mas também pode ser aplicado ao macOS Ventura. Veja a seção O macOS Sonoma é suportado? para detalhes adicionais sobre Sonoma.

Tendo concluído todo o seu trabalho de preparação da seção anterior, agora você pode seguir este guia passo a passo para instalar o macOS Monterey no seu Mac não suportado.

  • Primeiramente conecte sua unidade flash USB ou disco rígido externo. (Você vai precisar fazer isso nas próximas etapas)
  • Em seguida abra o aplicativo “OpenCore-Patcher” (a versão GUI-Offline que você baixou na etapa 5 da sua preparação).
  • Agora clique em “Abrir” se solicitado.
  • Na janela principal do aplicativo, clique no botão “Create macOS Installer”

  • Uma nova janela aparecerá listando muitas versões do macOS. Clique na versão não beta mais recente, que deve aparecer perto da parte inferior da lista.

  • A versão do macOS que você selecionou começará a ser baixada. Quando o download terminar, você pode ser solicitado a inserir o nome de usuário e a senha de um administrador “para adicionar o InstallAssistant” para a próxima etapa (isso copia o aplicativo “Instalar macOS Ventura” [ou Monterey] para sua pasta Aplicativos).
  • Em seguida, clique no botão “Flash Installer”. Em seguida, você será solicitado a escolher o aplicativo “Instalar macOS Ventura” (ou Monterey) que você baixou na etapa anterior. (Se você tiver várias opções, escolha a versão mais recente do Ventura ou Monterey na lista.)

Hora de escolher a unidade!

  • Em seguida, você será solicitado a escolher sua unidade flash USB ou disco rígido externo. (Se você tiver várias opções para escolher, selecione com cuidado; a próxima etapa apagará completamente a unidade.) Você pode querer anotar os detalhes do disco; você precisará escolher o mesmo disco novamente mais tarde.
  • Novamente, você pode ser solicitado a inserir o nome de usuário e a senha de um administrador porque “OCLP-Helper quer fazer alterações” (OCLP é a abreviação de OpenCore Legacy Patcher; esta etapa permite que sua unidade externa seja formatada).
    Conforme explicado na tela “Criando Instalador”, o processo de copiar dados para sua unidade externa pode levar muito tempo; essa etapa levou quase 90 minutos no meu MacBook Pro 2013

  • Quando esse processo estiver concluído, você receberá uma caixa de diálogo “Sucesso” e, em seguida, poderá clicar no botão “Retornar ao Menu Principal”.
  • Na janela “menu principal”, clique no botão “Build OpenCore”.

  • Uma nova janela aparecerá; clique no botão “Construir OpenCore” para continuar.
  • Assim que o texto parar de rolar, o botão “Construir OpenCore” mudará para dizer “Install OpenCore”; clique em Instalar OpenCore.

Instalação!

  • Na janela “Instalar o OpenCore”, clique no botão do mesmo disco que você escolheu na etapa 7 acima (ou seja, sua unidade externa).

  • Em seguida, você precisará escolher a partição. Deve haver apenas um botão nesta lista (provavelmente dirá “EFI” no meio). Clique nesse botão para continuar.
  • Novamente, você pode ser solicitado a inserir o nome de usuário e a senha de um administrador porque “O OpenCore Legacy Patcher precisa de privilégios de administrador para montar seu EFI”. Isso é necessário para preparar a unidade externa para as próximas etapas.
  • Momentos depois, você verá um pouco de texto, terminando em “Transferência OpenCore concluída”. Seu Mac agora está pronto para instalar o macOS Ventura ou Monterey.

  • Agora é hora de instalar o novo sistema operacional no seu Mac! Leia toda esta etapa com cuidado antes de prosseguir; você precisará estar pronto para pressionar os botões do teclado rapidamente. Clique no menu Apple, selecione “Reiniciar…” e clique em Reiniciar novamente quando estiver pronto. Comece imediatamente a manter pressionada a tecla Option no seu teclado (ou “Alt” se você estiver usando um teclado USB de terceiros).Imediatamente assim que você vir várias opções de unidade, pare de segurar a tecla Option/Alt e use as teclas de seta para escolher a opção “EFI Boot” com o logotipo OpenCore azul e branco. Pressione a tecla Return ou Enter para selecionar esta opção.

Instalando atualizações do macOS 

Da próxima vez que houver uma pequena atualização do macOS, ou seja, uma nova versão do Ventura, aqui está o que fazer para garantir que tudo corra bem:

1. Fazer backup de arquivos importantes do seu computador.

(Consulte nas etapas anteriores “Preparando-se para corrigir” deste artigo para obter dicas.) Você deve fazer isso de qualquer maneira, independentemente de estar usando um Mac compatível ou não.

2. Execute o aplicativo OpenCore-Patcher para verificar se há atualizações.

Se ele informar que uma atualização está disponível, baixe a versão GUI-Offline.

3. Na maioria das vezes, você poderá instalar as atualizações do macOS Ventura normalmente.

As atualizações do Ventura podem ocasionalmente incluir alterações significativas que podem exigir uma atualização do OCLP primeiro. Você pode querer esperar um ou dois dias depois que a Apple lançar uma nova atualização do Ventura e verificar a página de problemas conhecidos do OCLP, antes de instalar as atualizações do Ventura. Você pode obter a atualização mais recente do Ventura no menu Apple > Configurações do Sistema > Geral > Atualização de Software.

Monterey está essencialmente no modo de manutenção (algumas atualizações de segurança, mas sem novos recursos), então provavelmente não há problema em atualizar sem esperar. Você pode obter a atualização mais recente do Monterey no menu Apple > Preferências do Sistema… > Atualização de Software.

4. Depois de instalar uma atualização Ventura ou Monterey, seu Mac será reiniciado automaticamente.

Depois de fazer login, você precisará reinstalar o Patch Root Post Install (etapas 24 e 25 acima) e, em seguida, reiniciar o Mac novamente.

Antes de considerar a atualização para uma nova versão importante do macOS (como o macOS 14, que provavelmente será lançado por volta de outubro de 2023), você precisará esperar para garantir que o OCLP seja compatível primeiro. Uma atualização para o OCLP pode ser necessária antes que você possa atualizar com segurança para a próxima versão principal do macOS.

Por fim se a instalação foi bem-sucedida e você está entusiasmado por poder executar o sistema operacional mais recente no hardware antigo do seu Mac, considere se oferecer para doar hardware aos desenvolvedores do OpenCore Legacy Patcher para ajudá-los a testar atualizações mais rapidamente em uma variedade maior de Macs mais antigos.

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.