Como Instalar o macOS Sonoma em uma Máquina Virtual com UTM

 

Como Instalar o macOS Sonoma em uma Máquina Virtual com UTM

Você pode instalar e executar o macOS Sonoma em uma máquina virtual, gratuitamente, com o uso do UTM. O UTM é executado em Macs, iPhones e iPads, mas vamos nos concentrar especificamente na instalação do macOS Sonoma em uma máquina virtual UTM em execução em um Mac.

Sim, isso significa que você pode executar uma instalação virtualizada do macOS Sonoma no macOS Sonoma, macOS Ventura ou até mesmo macOS Monterey, dependendo da versão do software do sistema que o sistema operacional host está executando.

Este tutorial percorrerá o conjunto completo de etapas para instalar o macOS Sonoma em uma máquina virtual, usando o UTM no Mac.

Como Instalar o MacOS Sonoma em uma Máquina Virtual UTM

Vamos configurar uma máquina virtual para macOS Sonoma:

1. Baixe a versão mais recente do macOS Sonoma IPSW daqui (14.2.1 até o momento, o link de download direto está aqui)

2. Baixe o UTM para Mac gratuitamente e instale-o copiando-o para a pasta /Aplicativos

3. Inicie o UTM no Mac

4. Escolha “Criar uma Nova Máquina Virtual” ou clique no botão + para criar uma nova máquina virtual

5. Escolha “Virtualizar”

6. Selecione “MacOS 12+”

7. Na tela de seleção do IPSW, clique em “Procurar” e selecione o arquivo de imagem UniversalMac_Restore.ipsw que você baixou anteriormente

8. Configure a alocação de hardware da máquina virtual, recomenda-se definir pelo menos os seguintes mínimos de desempenho: 8 GB de RAM, 4 núcleos de CPU, 64 GB de espaço em disco ou maior

9. Nomeie a máquina virtual para salvá-la, como “MacOS Sonoma” e selecione “Salvar”

10. Agora você estará na tela UTM novamente e poderá ver a VM MacOS Sonoma, então selecione-a e clique no botão play/start para iniciar a máquina virtual Sonoma

11. Ao iniciar a VM, você será solicitado a confirmar se deseja instalar o MacOS e confirmar que o faz

12. Deixe a instalação do MacOS Sonoma na máquina virtual continuar restaurando através do arquivo IPSW. Não se parecerá com uma instalação típica do macOS porque está restaurando em vez de instalar (pode parecer que está girando, mas há um indicador de progresso na barra de título da janela UTM para macOS Sonoma)

13. Quando terminar a instalação, o macOS Sonoma inicializará na tela de boas-vindas familiar do MacOS

14. Pesse pelo processo típico de configuração do macOS Sonoma, em breve você estará na área de trabalho de uma instalação virtualizada do macOS Sonoma dentro do UTM

Agora você está executando o MacOS Sonoma, virtualizado, em UTM.

Esta é uma instalação completa do macOS Sonoma, com internet, capacidade de instalar atualizações do sistema, além disso de fazer login com um ID Apple. Isso torna a VM realmente útil para testes e desenvolvimento, já que é basicamente um Mac virtual, e o que quer que você faça dentro da VM não afetará o computador host (menos quaisquer arquivos/pastas que você decida compartilhar entre os dois de qualquer maneira).

Usar o UTM para instalar o macOS Sonoma em uma máquina virtual é provavelmente a abordagem mais fácil, mas também existem outras opções de virtualização, algumas gratuitas e outras pagas, com recursos e recursos variados. Se você está procurando soluções gratuitas, UTM, Viable e VirtualBox são excelentes, enquanto que se você é sério sobre virtualização e quer mais recursos profissionais, você pode querer investigar VMWare e Parallels.

Embora este artigo seja obviamente voltado para executar o macOS Sonoma em uma máquina virtual em cima do MacOS, você também pode executar o Sonoma beta em uma VM usando UTM, executar o Windows 11 em um Mac com UTM, executar o Fedora Linux em uma VM Mac com UTM e muito mais.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.