fbpx

Como Gerenciar a Inicialização de Aplicativos no Mac

 

Como Gerenciar a Inicialização de Aplicativos no Mac

Sempre que você liga seu Mac, vários aplicativos e serviços são iniciados automaticamente em segundo plano. Esses aplicativos de inicialização do macOS, muitas vezes chamados de itens de login, podem ser úteis. Por exemplo, Adobe Creative Cloud, Steam e Dropbox instalam aplicativos de inicialização apenas em segundo plano para rodar suas tarefas essenciais para esses aplicativos.

No entanto, ter muitos itens de login pode aumentar o tempo de inicialização do seu Mac e diminuir seu desempenho. Um aplicativo de inicialização também pode ser malicioso, portanto, removê-los pode ser fundamental para manter a saúde do seu Mac.

Mostraremos como gerenciar aplicativos de inicialização e pegar os maliciosos no seu Mac abaixo.

Como Adicionar Aplicativos de Inicialização no Seu Mac

Se você lida com aplicativos específicos diariamente, pode economizar um ou dois cliques, certificando-se de executá-los automaticamente toda vez que fizer login no macOS. Clique no menu Apple e escolha Ajustes do Sistema no menu suspenso. Em seguida, selecione Geral na barra lateral e escolha Itens de Inicio à direita.

Para adicionar um novo item de login, clique no botão Adicionar (+) abaixo da lista de aplicativos de inicialização, selecione o aplicativo na pasta Aplicativos e clique em Abrir. Você pode repetir esta etapa para adicionar mais aplicativos à lista de itens de login.

Com privilégios de administrador, você também pode gerenciar itens de inicialização para uma conta de usuário diferente. Para saber mais, leia nosso guia completo sobre como gerenciar várias contas de usuário em um Mac.

Exclua ou desative aplicativos de inicialização no seu Mac

Se o seu Mac inicializar lentamente, é um indicador de que você deve remover alguns programas de inicialização do Mac. Em Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Inicio, digitalize a lista de aplicativos de inicialização em Abrir no Login, selecione o aplicativo que deseja remover e clique no botão Remover (-). Em seguida, reinicie seu Mac para ver se o tempo de inicialização melhorou.

Como alternativa, você pode desativar a inicialização de um aplicativo usando o Dock. Clique com a tecla Control pressionada no aplicativo e passe o mouse sobre Opções. Em seguida, desmarque Abrir no Login.

Como os desenvolvedores ocasionalmente definem seus aplicativos para iniciar no login sem sua permissão explícita, faz sentido revisar os aplicativos de inicialização regularmente para otimizar o desempenho do seu Mac. Lembre-se de que remover itens de login com mau comportamento é uma das maneiras comuns de corrigir problemas de inicialização no Mac.

Desative temporariamente os aplicativos de inicialização no seu Mac

Você pode impedir que os aplicativos de inicialização sejam executados automaticamente temporariamente por login. Isso é útil quando você precisa fazer login rapidamente ou solucionar problemas do seu Mac para corrigir problemas de inicialização. Para fazer isso, quando você vir a janela de login, mantenha pressionada a tecla Shift enquanto faz login. Solte a tecla Shift quando vir o Dock.

No entanto, se você não vir uma janela de login, reinicie seu Mac e mantenha pressionada a tecla Shift enquanto vê a barra de progresso. Em seguida, solte a tecla Shift depois que a área de trabalho aparecer. Seus itens de login serão carregados normalmente na próxima vez que você reiniciar seu Mac.

Atrase a abertura de aplicativos de inicialização no seu Mac

Seu Mac tem vários itens de inicialização indispensáveis, mesmo depois de limpar tudo? Você poderia desativá-los, mas iniciar cada aplicativo manualmente seria cansativo. Em vez disso, como apontado pelos usuários no Reddit, criaremos uma automação simples no aplicativo Atalhos que inicia um aplicativo de inicialização com um atraso e, em seguida, o definiremos para abrir na inicialização do sistema.

Limpe todos os seus itens de login nas Configurações do Sistema e inicie o aplicativo Atalhos no seu Mac. Escolha Arquivo > Novo Atalho na barra de menus para criar uma nova automação e clique em Nome do Atalho no título da janela e nomeie sua automação. Em seguida, use o campo de pesquisa na biblioteca de ações à direita para encontrar a ação Esperar e clique duas vezes em Esperar em Scripts nos resultados da pesquisa para adicionar essa ação à sua automação.

Na visualização principal à esquerda, clique em 1 segundo ao lado de Esperar na ação que acabamos de adicionar e insira um atraso em segundos. Queremos que o Dropbox seja lançado com um atraso de 30 segundos, então entraremos em 30.

Siga em frente

Clique no campo de pesquisa na biblioteca de ações novamente, digite Open App e clique duas vezes na ação Open App abaixo de Scripting. Com a ação adicionada, clique em Aplicativo ao lado de Abrir à esquerda, digite o nome do aplicativo no campo de pesquisa e escolha-o nos resultados. Criamos com sucesso nosso atalho! O próximo passo é transformá-lo em um aplicativo que o macOS pode executar na inicialização, então escolha Arquivo > Adicionar ao Dock na barra de menus. Agora você pode fechar o aplicativo Atalhos. Agora, clique com a tecla Control pressionada no ícone de atalho no Dock, passe o mouse sobre Opções e escolha Mostrar no Finder.

Você deve ver a pasta Aplicativos da sua conta de usuário do macOS (não deve ser confundida com a pasta Global Aplicativos), listando nossa automação como aplicativo. Por fim, navegue até Configurações do Sistema > Geral > Itens de Login e arraste nossa automação do Finder para sua lista esvaziada de itens de login. Repita as etapas acima para outros aplicativos de inicialização. Da próxima vez que você reiniciar, o macOS executará automaticamente seu atalho, que, por sua vez, iniciará seus aplicativos de inicialização com o atraso personalizado que você definir.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.