Como Excluir o App Mail do Mac

Como Excluir o App Mail do Mac

Se você não usa o Mail no macOS, remover o aplicativo do seu Mac faz muito sentido. Infelizmente, isso não é fácil, conveniente ou prático. Vamos verificar o que é preciso para excluir o aplicativo Mail em um Mac e discutir se você deve ir em frente ou apenas desativar e ocultar o aplicativo.

Você pode excluir o aplicativo Mail no seu Mac?

Primeiramente é preciso falar que o Mail é um aplicativo integrado da Apple que o macOS protege com SIP (ou Proteção de Integridade de Segurança). O SIP é um recurso que impede que um usuário modifique o conteúdo dos dados relacionados ao sistema, o que significa que você não pode remover o Mail como um aplicativo comum no Mac.

Você tem a opção de desativar o SIP e excluir o aplicativo Mail depois disso. No entanto, é um processo complicado, e você não pode reinstalar o programa depois sem redefinir a instalação do macOS de fábrica. Várias preferências relacionadas ao e-mail, como a configuração de um cliente de e-mail padrão, também estão vinculadas ao aplicativo Mail, complicando ainda mais as coisas.

Uma maneira muito melhor (e a abordagem que recomendamos) é desativar e ocultar o aplicativo Mail. Ele usa apenas uma quantidade insignificante de armazenamento (cerca de 50 MB), então não é como se o aplicativo sozinho afetasse quanto espaço você tem. Se você deseja excluir o aplicativo Mail do seu Mac ou apenas desativá-lo e ocultá-lo, este tutorial irá orientá-lo através de ambos os métodos em detalhes.

Como Desativar e Ocultar o Aplicativo Mail em um Mac

Se você quiser desativar e ocultar o Mail em um Mac, você deve impedir que sua conta de e-mail – ou contas – sejam sincronizadas com o aplicativo e removê-lo do Dock e do Launchpad. Se você tiver um aplicativo de e-mail de terceiros para macOS instalado, também poderá configurar suas preferências de e-mail para configurá-lo como padrão.

Comece desvinculando suas contas on-line do Mail. Para fazer isso:

  1. Abra o menu Apple e selecione Configurações do Sistema.
  2. Clique em Contas da Internet na barra lateral.
  3. Selecione a conta de e-mail que sincroniza com o Mail.
  4. Desligue o interruptor ao lado do Mail.

Você pode repetir o acima para outras contas de e-mail que sincronizam com o aplicativo Mail da Apple.

Ocultar o aplicativo Mail no Mac Dock

Em seguida, oculte o aplicativo Mail do Dock do Mac; basta clicar com a tecla Control pressionada no aplicativo Mail no Dock e selecionar Opções > Remover do Dock. Se o Mail aparecer automaticamente na inicialização do Mac, desative também a opção Abrir no Login.

Além disso, você pode preferir ocultar o Mail no Launchpad. Uma maneira rápida de fazer isso é arrastar e soltar o ícone do Mail na pasta Aplicativos no Finder.

Alterar Cliente de E-mail Padrão no Mac

Se houver um cliente de e-mail alternativo no seu Mac, você pode encerrar as coisas definindo-o como padrão. A maneira mais simples de fazer a alteração é através do painel Configurações do aplicativo Mail.

  1. Abra o aplicativo Mail e selecione Mail > Configurações na barra de menus.
  2. Na guia Geral padrão, abra o menu suspenso ao lado de Leitor de e-mail padrão.
  3. Selecione o aplicativo cliente que você deseja definir como padrão—por exemplo, Microsoft Outlook.

O novo cliente de e-mail deve aparecer automaticamente quando você seleciona um endereço de e-mail ou abre o menu Compartilhar do macOS.

Como excluir permanentemente o aplicativo Mail no seu Mac

Entendemos que nem todo mundo quer ocultar ou desativar o aplicativo Mail. Para exclusão permanente, você deve desativar a Proteção de Integridade de Segurança via Recuperação do macOS, usar o Terminal para excluir o aplicativo Mail e excluir manualmente quaisquer arquivos e pastas restantes relacionados ao Mail através do Finder.

Digite a Recuperação do macOS e Desative o SIP

O macOS Recovery é um ambiente de usuário especial que permite gerenciar recursos avançados do macOS. Ele oferece um console de terminal que você pode usar para desativar o SIP. Para chegar a isso:

  1. Primeiramente inicialize seu Mac na Recuperação do macOS. Se você usar um Mac Intel, basta pressionar e segurar Cmd +R na inicialização do computador. Se você usar um Apple Silicon Mac, execute um início a frio enquanto mantém pressionada a tecla Power e selecione Opções > Continuar na tela Opções de Inicialização.
  2. Digite sua senha de administrador do Mac, se solicitado.
  3. Selecione Utilitários > Terminal na barra de menus.
  4. Digite o seguinte comando e pressione Return:
    csrutil disable
  5. Saia da janela do Terminal.
  6. Reinicie seu Mac normalmente—clique no logotipo da Apple e escolha Reiniciar.

Desinstale o aplicativo Mail do Mac

Com o SIP fora do caminho, é hora de remover o aplicativo Mail do seu Mac. Você deve iniciar o Terminal novamente, mas no modo de área de trabalho normal.

    1. Primeiramente abra o Launchpad e selecione Outro > Terminal.

 

  • Em seguida copie e cole o seguinte comando:

 

sudo rm -rf /Aplicativos/Mail.app
  1. Pressione Return.
  2. Além disso digite sua senha de administrador do Mac.
  3. Pressione Return novamente.

Verifique a pasta Aplicativos do seu Mac; o aplicativo Mail não deve mais estar presente.

Excluir os arquivos e pastas que sobraram do aplicativo Mail

Se você quiser excluir os arquivos e pastas restantes relacionados ao Mail do seu Mac, você deve removê-los manualmente via Finder. Quaisquer e-mails armazenados localmente serão perdidos para sempre. Se não houver cópias em um servidor de internet, é melhor mover as sobras para um dispositivo de armazenamento externo.

Para fazer isso, clique com a tecla Control pressionada no ícone do Finder no Dock e clique em Ir > Ir para Pasta na barra de menus. Em seguida, visite os seguintes diretórios:

  • ~/Biblioteca/Containeres
  • ~/Biblioteca/Correio
  • ~/Biblioteca/Preferências
  • ~/Biblioteca/Scripts de Aplicativos

Use a barra de pesquisa no canto superior direito da janela do Finder para procurar com.apple.mail dentro de cada diretório e arraste arquivos ou pastas que incluem o nome para a Lixeira. Você tem 30 dias para restaurar os arquivos se quiser de volta.

Reative o SIP no Mac

A Proteção de Integridade de Segurança é essencial para a segurança e estabilidade do macOS e funciona como um impedimento contra malware. Mas, depois de remover o aplicativo Mail do seu Mac, você deve reativar o SIP. Entretanto para fazer isso, revisite a Recuperação do macOS, abra o Terminal e execute o seguinte comando:

csrutil enable

Ocultar ou excluir o aplicativo Mail no seu Mac

Você tem pouco a ganhar desinstalando o Mail em um Mac, por isso é muito mais conveniente apenas desativar e ocultar o aplicativo. No entanto, se você acabou removendo o aplicativo, mas precisa dele de volta, há uma maneira de restaurar o sistema operacional sem perder seus dados.

Via

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.