Como criar um PDF com senha no Mac
Quando criamos um arquivo em PDF a primeira coisa que pensamos é na segurança. Criar esse tipo de arquivo é uma excelente opção para usuários que prezam por segurança de informações, principalmente se inserimos assinatura digital utilizando o Pré-vizualizador do Mac. Além de possuir a função de somente visualização o PDF também proíbe que qualquer pessoa realize alterações no documento. Mas imagine que seu arquivo não pudesse nem ser lido por pessoas desautorizadas? É aí que entra o Mac OS X!
O Mac OS X permite que seus usuários criem arquivos em PDF com senha de acesso sem a necessidade de ter que comprar o Adobe Acrobat, software que custa US$ 649,00.
Veja também
- Como compartilhar contatos utilizando o Mac
- Como criar e enviar seu cartão digital
- Mac para empreendedores
Criando um arquivo PDF com senha
- Abra qualquer arquivo que deseja converter para um PDF com senha de acesso. Pode ser um texto do Pages ou mesmo uma imagem JPG.
- Com o arquivo aberto clique Arquivo > Imprimir ou command + P
- Na pop-up que se abre, clique em PDF > Salvar como PDF
- Nomeie o arquivo normalmente depois clique em Opções de Segurança
- Em opções de Segurança para PDF digite uma senha, depois repita para efetiva-la. Mais abaixo você poderá criar uma senha para proteger seu PDF contra copias e impressões.
Ficou com dúvida?
Considerações finais
Esse é um recurso para ser utilizado no compartilhamento de arquivos confidenciais. Também é um bom truque para armazenar arquivos pessoais de forma segura. Evite utilizar senhas aleatórias, pois em caso de esquecimento o arquivo será inutilizado, o que pode ser um problema.