fbpx

Como Apagar Uma Partição no HD do Mac


Aprenda como apagar uma partição no HD do Mac

Particionar o HD de um Mac, permite que você divida a unidade do disco em vários volumes, sendo que cada volume tem o espaço de armazenamento dedicado. Ou seja , aquele espaço que a maioria das pessoas utiliza para instalar um novo sistema operacional ou para gerenciar as bibliotecas do computador.

No entanto, é possível adicionar e remover esses volumes, o que revelará um único grande espaço de armazenamento formado pela combinação de todas essas partições. Quando você exclui uma partição no HD do Mac, todos os dados armazenados lá também serão excluídos. Então, é melhor fazer backup do seu Mac antes de seguir em frente.

Além disso, se você não instalou o Microsoft Windows no seu Mac, pode excluir a partição desnecessária diretamente da ferramenta Utilitário de Disco.

No entanto, se você planeja excluir sua partição do Windows, as etapas relacionadas devem ser realizadas a partir da ferramenta Assistente do Boot Camp.

Como excluir a partição do disco rígido no Mac?

Abaixo estão listadas várias maneiras de excluir uma partição de disco rígido em um Mac. No entanto, antes de seguirmos em frente, vamos primeiro ver como você pode fazer backup de seus dados antes de excluir a partição relacionada.

Comece pelo backup!

Como mencionamos acima, excluir uma partição também exclui todos os arquivos dentro dela. Portanto, para evitar perdas desnecessárias de dados, recomendamos que você faça backup desses dados primeiro. Para isso, você pode fazer upload desses dados para o armazenamento em nuvem ou copiar e colar os dados em uma unidade de disco externa.

O Time Machine é um aplicativo nativo do macOS que pode ajudá-lo a fazer backup de seus dados em uma unidade de disco externa. O aplicativo vem pré-instalado no seu computador, e aqui está como você pode usá-lo para proteger seus arquivos:

  1. Conecte a unidade de disco externo ao seu sistema.
  2. Em seguida, abra o Finder.
  3. Agora, na barra de menus, vá para Apple > Preferências do Sistema.
  4. Abra a Máquina do Tempo.
  5. Clique em Selecionar Disco de Backup.

Escolha sua unidade externa na lista de dispositivos disponíveis e clique em Usar Disco. Em seguida aguarde até que o processo de backup esteja totalmente concluído.

Exclua a Partição Utilizando o Utilitário de Disco

O Utilitário de Disco é um aplicativo padrão do MacOS que visa realizar e resolver certas consultas relacionadas ao disco no seu computador Mac. Portanto, excluir sua partição indesejada é apenas um processo de duas etapas quando realizado a partir desta ferramenta de utilidade.

  1. Pressione Command + Espaço para abrir o Spotlight.
  2. Procure e vá para o Utilitário de Disco.
  3. Selecione o disco rígido do qual deseja excluir a partição da barra lateral esquerda.
  4. Em seguida, na barra de opções, selecione Partição.
  5. Selecione a partição que você gostaria de excluir do gráfico de pizza e clique no ícone ‘-‘.

 

6. Anote as Informações da Partição e escolha Aplicar.

7. Quando a mensagem de solicitação aparecer, clique em Particionar.

Exclua a Partição Utilizando o Terminal

Alternativamente, você também pode excluir as partições indesejadas usando o Terminal. Para isso, você primeiro precisa especificar a partição que deseja excluir e, em seguida, inserir um conjunto específico de comandos para removê-la completamente. Veja como fazer isso:

  1. Pressione Command + Espaço para abrir o Spotlight.
  2. Procure e vá para o Terminal.
  3. Type diskutil list and hit enter.
  4. Isso retornará uma descrição de todas as partições no seu disco rígido.
  5. Observe o Nome, Tipo e Identificador da partição que você deseja excluir.
  6. Em seguida, digite o seguinte comando para apagar a partição relacionada:
    diskutil eraseVolume *file_type*+ drive /dev/*identifier* Certifique-se de substituir *file_type* pelo Tipo e *identificador* pelo Identificador da partição que você gostaria de excluir. Por exemplo,diskutil eraseVolume JHFS+ drive /dev/disk4s1
  7. Em seguida, digite o seguinte para mesclar a partição apagada com seu disco rígido principal:
    diskutil mergePartitions *file_type*+ *name* *identifier1* *identifier2*
  8. Certifique-se de substituir *file_type* pelo Tipo e *nome* com um novo nome para o seu disco mesclado, *identificador1* com o Identificador do seu disco rígido principal e *identificador2* com o Identificador da sua partição apagada.

 

Via

Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.