Como Acessar o iCloud Pelo Android – Garantido!

Precisa fazer login no iCloud Mail, Calendário, Fotos ou Contatos no Android? Veja como sincronizar sua conta do iCloud no Android.

O iCloud é uma ótima maneira de manter seus e-mails, contatos, calendários, tarefas e fotos sincronizados entre os seus devices Apple. Entretanto, pode ser que eventualmente você precise utilizar essas informações a partir de um aparelho não-Apple, como o Android por exemplo.

Além disso, é sempre bom ter o total controle dos seus dados, que são fundamentais. Por outro lado, vale lembrar que a Apple nem sempre aceita esse tipo de integração, já que foca totalmente na sua própria plataforma. Por isso, siga as sugestões abaixo para sincronizar seu iCloud com outros equipamentos e plataformas.

👉 Veja também: A Apple Anuncia Nova Criptografia De Ponta A Ponta Para iCloud, Incluindo O iMessage

1. Como acessar e-mails do iCloud no Android

Todos os dispositivos Android vêm com o aplicativo Gmail, onde você pode configurá-lo para acessar sua conta de e-mail do iCloud. (Outros aplicativos de e-mail também permitem que você receba e-mail do iCloud no Android.)

  1. Comece gerando uma senha de aplicativo para o seu e-mail do iCloud:
  2. Primeiramente acesse a página do ID Apple e faça login
  3. Em seguida, na página Login e Segurança, clique em Senhas específicas do aplicativo.
  4. Agora clique em Gerar uma senha específica do aplicativo no pop-up.
  5. Você será solicitado a inserir uma descrição para a senha e clique em Criar.
  6. Anote a senha, pois você precisará dela em um momento.

Em seguida, no seu telefone Android:

  1. Abra o Gmail e toque no ícone do seu perfil de e-mail (geralmente uma foto de perfil ou logotipo da empresa).
  2. Role para Adicionar outra conta.
  3. Escolha Outro, digite seu endereço de e-mail do iCloud e toque em Avançar.
  4. Adicione a senha que você acabou de criar e, em seguida, Próximo.

O Gmail fará o resto. Momentos depois, você verá sua conta de e-mail do iCloud no aplicativo Gmail. Agora você pode verificar os e-mails do iCloud no Android, bem como responder a quaisquer mensagens.

2. Sincronize os Contatos do iCloud com o Android

Sincronizar seus contatos entre o iCloud e o Android é relativamente simples.

  1. Abra o site do iCloud em um navegador no seu Mac (ou outro computador) e faça login usando suas credenciais de login de e-mail do iCloud.
  2. Em seguida, clique em Contatos.
  3. Clique no botão de engrenagem.
  4. Selecione todos os seus contatos (ou um grupo específico mantendo pressionado CTRL enquanto clica com o botão esquerdo).
  5. Clique no botão de engrenagem novamente e selecione Exportar vCard.
  6. Salve o arquivo no seu computador.
  7. No navegador do seu computador, abra contacts.google.com e faça login com a conta do Google que você usa para o seu telefone Android.
  8. À esquerda, clique em Importar e navegue até o arquivo vCard.
  9. Clique em Importar e os contatos serão adicionados e começarão a sincronizar com o seu dispositivo.

Se você não usar contatos do Google (por exemplo, você usa a alternativa Samsung), copie o arquivo vCard para o seu telefone ou tablet Android (talvez usando um cabo USB ou sincronização em nuvem) e importe-o para o aplicativo Contatos.

3. Veja seu calendário do iCloud no Android

Você pode publicar o conteúdo do seu calendário do iCloud no Google Calendar, mas observe que esta é uma sincronização unidirecional. Quaisquer alterações feitas no Google Calendar não serão refletidas no iCloud. No entanto, isso não deve ser um problema se você estiver mudando completamente para o Android.

Observe também que os dois sistemas não são totalmente compatíveis, então o Google Calendar não exibirá todas as informações que o iCloud armazena.

  1. Comece abrindo o site do iCloud no seu navegador.
  2. Selecione o calendário.
  3. Onde os nomes dos calendários estão listados à esquerda, clique no ícone Wi-Fi.
  4. Na caixa de compartilhamento, marque Calendário público e copie o link para sua área de transferência.
  5. Abra o Google Calendar no seu navegador (calendar.google.com).
  6. À esquerda, encontre Outros calendários e clique no símbolo +.
  7. Selecione De URL.
  8. Cole o link do calendário do seu calendário do iCloud.
      1. Se mais alguém precisar visualizar o calendário, marque a caixa Tornar o calendário acessível ao público.

     

  9. Quando terminar, clique em Adicionar calendário.

Seu calendário do iCloud agora deve aparecer no aplicativo de calendário do seu telefone, mas dê até 24 horas para a sincronização completa.

4. Ver Notas da Apple no Android

Antes de prosseguir, você deve saber que é possível usar o aplicativo Notas no seu navegador através do site do iCloud. Embora isso possa não ser perfeito, é uma opção útil de se ter. Sincronizar suas notas do aplicativo Notes da Apple para o seu dispositivo Android é simples, embora tenha algumas limitações.

  1. No seu iPhone, abra Configurações > Notas e selecione Contas.
  2. Selecione Adicionar Conta e toque no logotipo do Google para adicionar sua conta do Google.
  3. Autentique sua conta e retorne à tela Contas.
  4. Selecione a conta do Google e toque no controle deslizante Notas.
  5. No aplicativo Notas, procure a seção com sua conta do Gmail como cabeçalho.
  6. Todas as notas sob este cabeçalho serão sincronizadas com o aplicativo Gmail, portanto, mova as notas conforme necessário.
  7. No Android, abra o Gmail e encontre o rótulo Notas à esquerda.
  8. Suas Notas da Apple devem ser sincronizadas aqui.

Esta não é a maneira mais suave de fazer as coisas, mas coloca suas anotações no Android rapidamente. Claro, você não pode editar as notas, pois elas agora aparecem como e-mails no Gmail. Você também não pode sincronizá-los usando este método. Você sempre pode mudar para um aplicativo alternativo de anotações e ter suas anotações disponíveis onde quer que esteja, em qualquer dispositivo, para ler e editar. Aqui estão alguns dos melhores aplicativos para anotações para o seu telefone Android.

5. Ver Fotos do iCloud no Android

Embora não haja um aplicativo iCloud para Android, todas as fotos que você tirou no seu iPhone antigo podem ser acessadas no Android através do site do iCloud.

Como antes, basta abrir o site no seu navegador Android favorito e visualizá-los no aplicativo da web. Aqui, você pode visualizar as fotos e até mesmo baixá-las.

  1. Na visualização Fotos, toque em Selecionar.
  2. Agora, toque em Selecionar Tudo.
  3. Toque no botão de três pontos.
  4. Escolha Baixar e toque em Baixar novamente para confirmar.

As imagens no seu iCloud serão então baixadas para o seu dispositivo Android como um arquivo ZIP compactado. Você precisará descompactar o arquivo no seu telefone Android para visualizá-lo. Você pode então sincronizá-los com sua conta do Google Fotos.

6. Ver Lembretes da Apple no Android

Acessar lembretes baseados em iPhone no Android não é tão perfeito quanto para alguns dos outros aplicativos.

Uma opção é usar um aplicativo de sincronização de terceiros, mas estes podem ser caros e não confiáveis. A melhor opção que você tem é acessar o aplicativo Lembretes no site do iCloud através do navegador do seu telefone. Embora isso não envie notificações do iPhone para o Android, você poderá verificar os lembretes e até mesmo copiá-los para o aplicativo Google Calendar.

7. Apple Music para Android

Não quer perder seu Apple Music quando mudar para o Android? Não se preocupe, você não vai. O aplicativo Apple Music está disponível em telefones Android, oferecendo todas as suas listas de reprodução e músicas compradas sem precisar de nenhuma entrada adicional. Para usá-lo, inicie o aplicativo, digite seu ID Apple para fazer login no Android e suas músicas estarão prontas para serem reproduzidas.

Conectar o Apple iCloud ao Android é simples

A sincronização do iCloud e do seu dispositivo Android pode levar algum tempo para ser configurada. Mas vale a pena o esforço se você tiver e-mails, contatos, calendários e outros dados que deseja sincronizar em seus vários dispositivos. Embora não seja tão fácil quanto ter um aplicativo dedicado do iCloud para Android, você deve ser capaz de fazê-lo sem perder nenhum dos seus dados.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.