Como Acelerar o Mac com MacOS Sonoma: 7 Dicas Práticas!

 

Como Acelerar o Mac com MacOS Sonoma: 7 Dicas Práticas!

O macOS Sonoma é uma nova versão do sistema operacional do Mac. No entanto, todos esses novos recursos e melhorias significam que ele exige mais do seu Mac e, portanto, alguns Macs, especialmente aqueles que apenas fazem o corte em termos de requisitos do sistema, podem funcionar mais lentamente após a atualização. Se você achar que o macOS Sonoma está lento depois de atualizar, não se preocupe, há muito que você pode fazer para acelerá-lo. Vamos te mostrar como fazer isso.

Antes de começarmos

Instalar um novo macOS sempre dá uma sensação de um novo começo. No entanto, a desordem de arquivos e aplicativos pode afetar a experiência suave do macOS Sonoma. Se você quiser limpar o seu Mac, baixe o CleanMyMac X no seu Mac. Ele te ajudará a remover software e arquivos indesejados, corrigir problemas de desempenho e acelerar as coisas no macOS Sonoma.

Por que o macOS Sonoma está lento?

Se o macOS Sonoma está lento para você, provavelmente é porque está colocando maiores demandas na CPU e GPU do seu Mac. Todos esses novos recursos e melhorias precisam de mais recursos, e é por isso que alguns Macs que poderiam executar o Ventura não executarão o Sonoma.

Como acelerar o macOS Sonoma

Há uma série de coisas que você pode fazer para acelerar o macOS Sonoma no seu Mac. Nós os listamos aqui de acordo com o quão fáceis eles são de fazer e quão eficazes eles provavelmente serão na aceleração de Sonoma.

1. Atualize seus aplicativos

Isso é fácil. Com qualquer nova versão do macOS, os desenvolvedores atualizam seus aplicativos para que sejam otimizados para o novo sistema operacional. Se você não atualizou para a versão mais recente dos aplicativos que usa, isso pode fazer com que seu Mac seja mais lento. Você pode atualizar os aplicativos da App Store na seção Atualizações da App Store. Para outros aplicativos, abra o aplicativo, clique no menu de nome do aplicativo e selecione Verificar Atualizações.

2. Desative os itens de Inicio

Itens de login são programas que são inicializados na inicialização. Se você notou uma queda no desempenho depois de atualizar seu Mac para o macOS Sonoma, desativar itens de login desnequivam necessário pode ajudar a reduzir a tensão. Aqui estão os passos:

  1. Primeiramente, no menu Apple , clique em Ajustes do Sistema > Geral > Itens de Inicio.
  2. Verifique os aplicativos que abrem no login e exclua qualquer um que você não precise clicando no botão ‘-‘.
  3. Também é uma boa ideia desativar qualquer aplicativo que você não precise executar em segundo plano na lista abaixo dos itens de login.

 

Além dos itens de login e agentes de inicialização que estão sendo executados em segundo plano, os aplicativos que travam e aqueles que estão usando muitos recursos podem desacelerar seu Mac. A maneira mais fácil de verificar isso e uma maneira alternativa de desativar os itens de login é usar o módulo de Otimização no CleanMyMac X. Ele destaca os aplicativos que travam ou estão usando muitos recursos e permite que você os saia facilmente. É muito fácil de usar, e você pode concluir todas essas tarefas com apenas alguns cliques.

3. Verifique se há aplicativos que consomem muita CPU e memória

O macOS é muito bom em gerenciar recursos, mas alguns processos ainda agarram mais do que sua parte justa. Uma maneira de verificar se isso está fazendo com que seu Mac diminua a velocidade é usar o Monitor de Atividade:

  1. Primeiramente abra o Monitor de Atividades em Aplicativos > Utilitários.
  2. Clique na parte superior das colunas de CPU ou Memória para ordenar os processos pela quantidade de recursos que eles estão usando.
  3. Se você encontrar algum processo usando uma grande porcentagem de ciclos de CPU ou memória, você pode sair clicando em ‘x’ na barra de ferramentas.

É provável que o processo comece novamente, ou o problema ocorra novamente da próxima vez que você usar o aplicativo ao qual o processo pertence. Então, para impedir que processos desonestos peguem recursos o tempo todo, você precisa realizar alguma manutenção.

4. Feche abas do navegador

Todos nós fazemos isso: abra muitos aplicativos e mantenha-os abertos e tenha muitas guias do navegador abertas simultaneamente. Tudo bem se o seu Mac for recente e tiver o trabalho de manter todos esses processos em execução ao mesmo tempo. Mas os modelos mais antigos de Mac provavelmente terão dificuldades e, portanto, funcionarão mais devagar. Cada guia aberta do navegador será atualizada em segundo plano, e isso precisa de recursos. Aplicativos abertos usam RAM. Então, se você achar o macOS Sonoma lento, então uma solução é fechar as guias do navegador que você não precisa — você sempre pode marcar as páginas.

5. Execute tarefas de manutenção

Seu Mac será executado de forma mais rápida e suave no macOS Sonoma se você mantê-lo regularmente, da mesma forma que seus cuidados. Manter seu Mac inclui a realização de tarefas como liberar RAM, executar scripts de manutenção do macOS e reparar permissões de disco. Você poderia fazer todas essas coisas manualmente, mas seria demorado e, bem, não seria muito divertido.

A maneira mais fácil de manter seu Mac é usar o módulo de Manutenção do CleanMyMac X, que pode executar todas essas tarefas, bem como reindexar o Spotlight e diluir os instantâneos do Time Machine. Veja como:

  1. Primeiramente abra o CleanMyMac X e navegue até Manutenção na barra lateral.
  2. Selecione as tarefas que deseja executar e clique em Executar. Recomendamos começar com a execução de scripts de manutenção, mas você também pode escolher outros.

6. Evite o Stage Manager

Se você precisar manter vários aplicativos abertos ao mesmo tempo, não use o Stage Manager. Quando você faz várias tarefas ao mesmo tempo com o Stage Manager, ele mostra visualizações de todos os aplicativos do grupo que não estão atualmente ‘no palco’. Isso usa recursos. Foi relatado que o Stage Manager faz com que o processo WindowServer use vários gigabytes de RAM. E isso pode desacelerar o seu Mac.

7. Mantenha a calma

Você sabia que quando seu Mac fica muito quente, o sistema operacional estrangula automaticamente a CPU para que ela funcione mais devagar? Isso é particularmente verdadeiro em Macs que não têm fãs. Em Macs que têm ventiladores, se você ouvi-los girar e trabalhar muito duro, essa é uma pista de que seu Mac está muito quente. Além de fechar aplicativos e guias do navegador que você não está usando, você também pode ajudar a manter seu Mac fresco movendo-se para uma sala ou espaço diferente onde não esteja tão quente. Certamente, você deve evitar a luz solar direta. Isso deve minimizar as chances de seu Mac tomar medidas como limitar os ciclos da CPU para se manter fresco.

Se você tem um Mac com alguns anos de idade, especialmente se for um Mac baseado em Intel, você pode ter notado depois de atualizar que o macOS Sonoma é lento, ou pelo menos mais lento que o Ventura. No entanto, existem várias coisas que você pode fazer para acelerá-lo, reduzindo as demandas de CPU e memória. Siga os passos acima para fazer isso, e você deve notar uma melhoria muito rapidamente.

Perguntas frequentes

Por que Sonoma é lento?

O Sonoma em si não é lento, mas pode parecer que seu Mac está funcionando mais devagar por causa das demandas adicionais que ele coloca nos recursos do seu Mac.

Sonoma é mais lento que Ventura?

É provável que seja executado mais lentamente em Macs mais antigos do que o Ventura por causa das demandas extras que ele coloca na CPU e na GPU.

Posso acelerar o macOS Sonoma?

Sim! Basta seguir as dicas do artigo e você certamente notará o Sonoma funcionando mais rapidamente no seu Mac.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.