Como Abrir o Gerenciador de Tarefas no Mac

 

Como Abrir o Gerenciador de Tarefas no Mac

Se você fez a transição do Windows para o Mac, mas está se perguntando onde encontrar o Gerenciador de Tarefas, permita-nos apresentar o Monitor de Atividades. Como o macOS é geralmente mais estável do que o Windows, a maioria das pessoas não sente a necessidade de encontrar uma ferramenta como o Gerenciador de Tarefas. No entanto, há momentos em que você precisa—especialmente se um aplicativo se recusar a responder. Por isso vamos ensiná-lo a abrir o Mac equivalente ao Gerenciador de Tarefas.

Principais Pontos a Serem Considerados

A busca pelo macOS equivalente ao Gerenciador de Tarefas, conhecido como Monitor de Atividades, pode ser feita por meio da pesquisa Spotlight, Launchpad ou pasta Aplicativos no Finder.

Mantenha o Monitor de Atividades no Dock para facilitar o acesso: Por isso pressione a tecla Control no ícone do aplicativo e escolha “Manter no Dock” no menu de contexto.

Como Abrir o Monitor de Atividades, o Gerenciador de Tarefas do Seu Mac

Se você está acostumado a usar a pesquisa Spotlight no seu Mac, abrir o Monitor de Atividades é simples. Pressione Comando + Espaço e comece a digitar “Monitor de Atividade” até que apareça. Pressione Return e pronto!

Se não quiser usar o Spotlight, você pode recorrer ao Launchpad no Dock do seu Mac. Abra o Launchpad, vá para a pasta “Outro” e lá encontrará o Monitor de Atividades, ao lado de outros utilitários macOS.

A opção clássica é procurar o Monitor de Atividades na pasta Aplicativos no Finder. Abra o Finder, selecione Aplicativos e vá para a pasta Utilitários.

Como Forçar o Encerramento de Aplicativos Usando o Gerenciador de Tarefas do Mac

Se a sua necessidade é encerrar aplicativos não responsivos, você pode fazer isso facilmente usando o Monitor de Atividades. Pressione simultaneamente Comando + Opção + Escape para abrir a janela “Forçar a Sair”. Selecione o aplicativo desejado e clique em “Forçar Sair”.

Outra opção é usar o Monitor de Atividades para interromper um processo específico. Selecione o aplicativo não responsivo na guia CPU e clique no botão Parar (X) na parte superior.

O Que o Gerenciador de Tarefas do Seu Mac Pode Fazer?

Diferentemente do Gerenciador de Tarefas do Windows, o Monitor de Atividades no Mac possui guias separadas para recursos como CPU, Memória, Energia, Disco e uso de Rede. Clicar em um título permite classificar por opção, facilitando a visualização dos processos que consomem mais recursos.

Se você busca mais informações sobre um processo, selecione-o e clique em “Informações” (i) na parte superior da janela. Além disso, o Monitor de Atividades oferece visualizações úteis na barra de menus e janelas secundárias para acompanhar o desempenho do seu Mac.

Por fim, agora que você conhece todas essas funcionalidades, ficará mais fácil gerenciar processos e garantir um desempenho eficiente do seu Mac. 🚀✨

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.