[Segurança] Como Bloquear a Tela do Mac – Guia Prático!

Como Bloquear a Tela do Mac – Guia Prático!

Como bloquear a tela do Mac – Guia prático para usuários de Macbook e iMac

 

Segurança é coisa séria! Principalmente em tempos onde nossas informação (arquivos, fotos, etc…) estão mais online do que offline. Aqui no blog, já escrevemos um artigo com o melhores antivírus para Mac, que tem ajudado muitas pessoas a protegerem seu computador Apple.

 

Entretanto, o perigo nem sempre está somente online, mas offline. Afinal, nem sempre dá para confiar na pessoa que está ao nosso lado. Hoje, vamos te ensinar como bloquear a tela do Mac no menu e pelo teclado…

 

 

Para quem preparamos este material

Escrevemos este tutorial para ajudar pessoas que utilizam seu Macbook em espaços públicos, como cafés ou coworkings, onde uma saída para um café rápido pode ser o suficiente para se ter problemas.

 

Utilize o recurso tela de bloqueio no Mac

Com o novo recurso “Bloquear Tela”, você pode bloquear instantaneamente um Mac através de uma opção no menu Apple () ou utilizando um atalho de teclado. Uma vez que a tela de bloqueio foi habilitada, será necessário fazer o login com a senha de usuário (a mesma utilizada quando ligamos o Mac).

 

Este é um excelente recurso de privacidade e segurança, onde donos de Macbook e iMac podem proteger seu computador, evitando acessos de pessoas indesejadas. É importante lembrar que o recurso de “Bloquear a Tela do Mac” está disponível apenas nas versões mais recentes do MacOS, incluindo o MacOS High Sierra 10.13.x em diante.

 

Se você estiver em uma versão anterior do software do sistema MacOS, você precisará utilizar outros métodos para iniciar a tela de bloqueio no Mac. Se você possui um MacBook Pro com Touch Bar, pode configurar um botão de bloqueio da tela mais acessível.

Duas formas de bloquear a tela do Mac

Veja abaixo as duas formas que a Apple disponibilizou para ativar o recurso bloqueio de tela do Mac.

 

1. Como usar Bloquear a Tela do Mac usando o Menu Apple

Você pode habilitar o bloqueio de tela no Mac, a partir de qualquer lugar. Para isso precisará utilizar o menu Apple:

 

1. Toque no Menu Apple, localizado no canto superior esquerdo da tela

2. Localize e toque em “Bloquear Tela”

 

Após ativar o Bloqueio, a tela será bloqueada imediatamente e o Mac exigirá uma senha para entrar e retomar o acesso a conta do usuário.

O recurso Bloquear Tela não desliga a conta do usuário, nem fecha os aplicativos abertos. Tudo que ele faz é fechar o acesso, exigindo que o nome de usuário e senha sejam inseridos para voltar ao acesso.

 

2. Como usar Bloquear a Tela do Mac usando o Teclado do seu Mac

Se você é daqueles que gostam de atalhos de teclado, vai gostar de bloquear a tela do seu Mac com o atalho command + control + Q. Depois que você digitar essa sequência de comando no teclado do seu Mac a tela será bloqueada imediatamente, exigindo assim a senha na tela de login. Para muitas pessoas, utilizar o atalho de teclado é mais rápido do que fazer um comando com o mouse.

 

Considerações Finais

Esperamos que este material seja útil para você! Veja este e outros conteúdos premium aqui no nosso blog. Também aproveite para baixar nosso guia de teclado gratuito, é só clicar na imagem abaixo:

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.