Aprenda Como Desbloquear um Botão Secreto no Seu iPhone – Passo a Passo!

Você sabia que seu iPhone tem um botão secreto que você pode acessar tocando na parte traseira? Veja como usá-lo.

Não é possível ver ou clicar neste botão, mas você pode ativá-lo tocando na parte de trás do seu iPhone duas ou três vezes. Entretanto, para ativar este recurso, você precisará acessar os recursos de Acessibilidade do seu iPhone.

O que é Tocar Atrás?

Este é um recurso de acessibilidade do iPhone que a Apple introduziu a partir do iOS 14. Depois de ativar o Tocar Atrás, você o utiliza tocando duas ou três vezes na parte de trás do seu iPhone.

Você pode usar esse recurso para fazer uma captura de tela, abrir a Central de Controle, ativar a Lanterna ou executar várias outras tarefas no seu iPhone. Também é possível definir duas ações diferentes, ou seja, para quando você toca duas ou três vezes.

👉 Veja também: Aprenda Como Recuperar Fotos Apagadas no iPhone  Passo a Passo Até Para Iniciantes!

Quais iPhones são compatíveis?

Ao contrário de outros recursos úteis de acessibilidade do iOS, o Tocar Atrás não está disponível em todos os iPhones. Mesmo que você esteja executando o software mais recente, você precisa ter um dos seguintes iPhones para usar este recurso:

  • 12, 12 mini, 12 Pro ou 12 Pro Max
  • 11, 11 Pro ou 11 Pro Max
  • X, XR, XS ou XS Max
  • 8 ou 8 Plus

Isso significa que você não pode usar o Tocar Atrás em nenhum iPhone mais antigo que o iPhone 8. Infelizmente, você também não pode usar este recurso no iPhone SE (2a geração), apesar dele seu lançado no mesmo ano do iPhone 12.

Os problemas com o Tocar Atrás

Infelizmente, o Tocar Atrás não é um recurso perfeito. Ao contrário dos botões tradicionais, ele funciona detectando vibrações ou movimentos ao redor do seu iPhone. Isso pode levar você a acioná-lo acidentalmente apenas pegando seu iPhone ou colocando-o em uma mesa.

Você também pode achar que a capa do seu iPhone é muito grossa para usar com o recurso. Isso não é verdade para todos os casos, já que minha capa de couro da Apple funciona absolutamente bem. Mas se o Back Tap não estiver funcionando corretamente, tente remove-la e tentar novamente.

Quanto mais tempo esse recurso estiver por perto, melhor ele deve distinguir entre toques intencionais e acidentais.

Como Ativar o Toque Traseiro no Seu iPhone

Siga os passos abaixo para ativar o Toque Traseiro no seu iPhone:

1. Primeiramente, toque em Ajustes e em seguida selecione Acessibilidade.

2. Em seguida, escolha Toque.

3. Agora, role para baixo e selecione Tocar Atrás

4. Nesta tela em escolha Toque Duplo ou Toque Triplo para escolher a ação que deseja para cada um. Perceba que você pode definir ações diferentes para cada uma delas.

Quais são as melhores ações para usar neste recurso?

Por padrão, a Apple oferece 24 de ações para ativar com o Tocar Atrás ou seja, você tem muitas opções! Essas ações são divididas em categorias Sistema, Acessibilidade e Gesto de Rolagem. Dentre os recursos mais úteis estão acessar câmera, silenciar, Lupa e captura de tela. Entretanto, estas são apenas sugestões, você pode aproveitar para testar quais recursos serão mais úteis na sua rotina.

Você gostou desta dica? Com certeza, se começar a utilizar esse botão secreto no seu iPhone vai melhorar muito sua rotina e produtividade.

Aproveite para deixar sua opinião nos comentários!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.