Além do Android: Por Que a Personalização de Ícones do iOS 18 é Melhor
O evento da WWDC deste ano foi repleto de recursos e melhorias chegando à linha de dispositivos da Apple. O destaque tem que ser o iOS 18 e todas as coisas novas que vêm a ele, como a Central de Controle renovada, e alterações no aplicativo Fotos, Mensagens, Mapas e Notas. Para não esquecer que a Apple Intelligence chegará no final deste ano. No entanto, o recurso que me deixou animado com o iOS 18 foi a personalização de ícones.
Aqui está uma recapitulação: No iOS 18, você pode alterar o ícone do aplicativo para corresponder ao tema do modo escuro da interface do usuário. Você também pode personalizar a cor e a tonalidade do acento para todos os ícones. Por padrão, ele corresponderá à cor do seu papel de parede de fundo.
Ícones diferenciados!
Não vou negar que a Apple se inspirou muito no Android, que permite que você aplique a mesma cor de destaque do seu papel de parede. A Apple oferece mais liberdade para escolher as cores que você deseja aplicar.
Há uma ferramenta de seleção de cores que você pode usar para selecionar, ou seja combinar com o seu papel de parede. Ou você pode usar o controle deslizante para ir com a cor que quiser. Claro, pode nem sempre parecer ótimo, mas é a minha tela inicial e deve me agradar. O tema se aplica a todos os ícones de aplicativos, até mesmo aplicativos de terceiros e widgets, trazendo uma consistência geral à sua tela inicial.
No Android, a paleta de cores é restrita ao seu papel de parede atual. Além disso, as cores em estilo pastel do Material Você sempre me pareceram bastante sem graça. Vários aplicativos de terceiros ainda não suportam temas até hoje. Não se esqueça de que os ícones temáticos no Android continuam sob o rótulo “Beta”, mesmo depois de quase três anos de lançamento do Android 12.
Personalização do iOS 18
As novas personalizações são certamente agradáveis de se ter e oferecerão uma aparência única para cada tela inicial do iPhone. No entanto, há espaço para melhorias, pois não é perfeito. A Apple precisa ajustá-lo para parecer mais refinado, como remover as cores de destaque em todos os widgets. Como você pode ver, ele aplicou a tonalidade vermelha no widget Fotos, fazendo com que pareça uma cena de crime. E o widget do Spotify é irreconhecível.
Os ícones coloridos também devem ter uma opção de modo claro, pois o padrão é escuro e não há opção para alterar isso.
Ícones de Tema Escuro Complementam o Modo Escuro
A Apple também traz um tema escuro para os ícones do aplicativo. Isso preserva suas cores originais para os ícones do aplicativo, alterando apenas as áreas de fronteira para combinar com o tema escuro do seu telefone. Dê uma olhada na diferença de ícones entre os modos claro e escuro abaixo.
Ao contrário dos ícones acentuados, o tema escuro está atualmente limitado a aplicativos de estoque. Espero que os desenvolvedores o tragam para seus aplicativos mais tarde. Não para soar como um disco quebrado, mas eu gostaria que o Android adaptasse isso também. Eu gosto da aparência dos ícones de estoque, e tê-los em um sotaque mais escuro eleva a aparência do modo escuro e complementa melhor para combinar com o resto da interface do usuário.