fbpx

5 Melhores Recursos de Acessibilidade no MacOS Ventura

5 Melhores Recursos de Acessibilidade no MacOS Ventura

Recursos de acessibilidade foram feitos para ajudar usuários de tecnologia a utilizarem melhor seu equipamentos. Sabemos que o macOS inclui muitos desses recursos. Todos eles servem para atender às suas necessidades de visão e audição, entre outras.d

A atualização mais recente do macOS Ventura da Apple melhora seus recursos de acessibilidade, introduzindo várias novas adições que muitos usuários de Mac podem gostar. Então, aqui estão alguns dos melhores recursos de acessibilidade no macOS Ventura.

1. Sons de fundo

Se você se distrair facilmente com os sons ao seu redor, você se beneficiará do novo e prático recurso de acessibilidade do macOS Ventura, Sons de Fundo. Agora você pode reproduzir ruído branco pacífico e calmante em segundo plano enquanto estiver no seu Mac.

Siga estes passos para ativar os Sons em Segundo Plano no macOS:

  1. Vá para Configurações do Sistema e clique em Acessibilidade na barra lateral.
  2. Em Audição, clique em Áudio.
  3. Ative os Sons de Fundo clicando na alternância ao lado dele.
  4. Clique em Escolher para selecionar um som de fundo.

2. Legendas ao vivo

Live Captions é um recurso de acessibilidade auditiva que transcreve automaticamente qualquer áudio proveniente do seu dispositivo em tempo real, semelhante às legendas ocultas no YouTube. O mais legal é que você pode personalizar as legendas por tipo de fonte, tamanho, cor e cor de fundo.

Esse recurso funciona em todos os aplicativos do seu Mac e pode ser útil para qualquer pessoa com deficiência auditiva ou que precise de um pouco de ajuda para assistir a um vídeo ou jogar um jogo. E quando você muda para o modo de microfone (clicando no ícone do microfone na caixa que aparece quando o Live Captions é ativado), seu dispositivo ouve as conversas ao seu redor e exibe uma transcrição na tela.

Veja como ativar Legendas ao Vivo:

  1. Vá para Configurações do Sistema e, em seguida, Acessibilidade.
  2. Em Audição, clique em Legendas ao Vivo.
  3. Use a alternância ao lado das Legendas ao Vivo para ativá-la. Você também pode ajustar o tipo de fonte, tamanho, cor e cor de fundo a partir daqui.

3. Desligue As Chamadas Do FaceTime Com Controle Por Voz

Se você é um usuário de Mac de longa data, provavelmente já sabe como usar o recurso de Controle por Voz. É uma ferramenta extremamente útil que permite que você dê comandos ao seu laptop, como “Abrir configurações do sistema” ou “Pesporte de zoom”. Com o macOS Ventura, você pode usar o Controle por Voz para encerrar as chamadas FaceTime. Então, em vez de clicar em Encerrar Chamada, encerre as chamadas dizendo Desligar.

Para ativar o Controle por Voz, aqui está o que você precisa fazer:

  1. Vá para Configurações do Sistema e, em seguida, Acessibilidade.
  2. Vá para Motor, depois Controle por Voz.
  3. Alterne o interruptor para ativar o Controle por Voz.

4. Modo de ortografia de controle de voz

O Controle por Voz é um recurso bacana que permite que você dite para o seu Mac enquanto ele transcreve seus enunciados em um formato de texto. No entanto, o Modo de Ortografia do macOS Ventura lhe dá um pouco mais de controle sobre a precisão do resultado do texto.

Portanto, em vez de dizer nomes, números ou palavras que seu Mac pode não conseguir reconhecer, você pode facilmente usar o modo de ortografia para inserir o texto desejado.

Para usar o Modo de Ortografia no seu Mac:

  1. Vá para Acessibilidade e clique em Controle por Voz em Motor.
  2. Ative o Controle por Voz.
  3. Diga Modo de Ortografia.
  4. Quando o Modo de Ortografia estiver ativado, dite cada caractere para digitá-lo.

E lembre-se de dizer Modo de Ditado assim que terminar de soletrar e gostaria de prosseguir com seu ditado.

5. Verificador de Texto para VoiceOver

Projetado para ajudar os deficientes visuais, o VoiceOver é a tecnologia de leitura de tela da Apple que melhora sua interação com o seu Mac. Com o recurso de verificação de texto adicionado, é mais fácil detectar e gerenciar erros na formatação enquanto se trabalha em um documento ou e-mail, como espaços repetidos ou palavras incorretamente escritas e em maiúsculas.

Você pode personalizar o comportamento do VoiceOver quando ele notar esses erros em pontuação, ortografia e espaços fazendo o seguinte:

  1. Primeiramente abra a Acessibilidade nas Configurações do Sistema.
  2. Em seguida na opção Visão, selecione VoiceOver e clique em Abrir Utilitário VoiceOver.
  3. Na barra lateral, clique em Verbosidade.

Selecione Texto e escolha as opções que você preferir.

6. Digite para falar com legendas ao vivo

No macOS Ventura, agora você pode responder às pessoas durante as chamadas do FaceTime via texto, graças ao Live Captions. Você também pode usar Live Captions em qualquer aplicativo de videoconferência suportado. Tudo o que você precisa fazer é digitar suas respostas e Live Captions as lerá em voz alta.

Para usar Legendas ao Vivo durante chamadas FaceTime:

  1. Vá para Acessibilidade
  2. Em Audição, clique em Legendas ao Vivo e a opção Legendas ao Vivo no FaceTime.
  3. Agora, clique no ícone de fala na barra de menus do macOS.
  4. Em seguida, selecione Digite para Falar no menu suspenso e você está definido.

Agora você pode retornar ao FaceTime e digitar na caixa que diz Digite aqui. Mas não se preocupe se você não conseguir ouvir o que digitou. Você não será capaz de ouvir suas palavras, mas a pessoa do outro lado da chamada o fará.

Via

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.