3 Melhores Ferramentas para Detectar Imagens Editadas

 

3 Melhores Ferramentas para Detectar Imagens Editadas

Descobrir se uma imagem foi manipulada pode ser difícil, mas existem algumas ferramentas gratuitas úteis que podem ajudar. Por isso essas ferramentas facilitam a revelação da verdade por trás das imagens, permitindo que você distinga o que é real do que não é. Portanto abaixo, apresentamos as melhores ferramentas para detectar imagens editadas e explicamos como elas funcionam.

1. Image Edited?

A ferramenta Image Edited? fornece uma indicação clara se uma imagem enviada foi editada. Depois de arrastar/soltar a foto ou fazer o upload dela na ferramenta, você verá um dos seguintes veredictos: Sim, Provavelmente e Não. Ela pode identificar técnicas de edição comuns, como recorte, redimensionamento, rotação, clonagem, correção, desfoque, nitidez, ajuste de cor, etc.

Além de um veredicto claro, ela pode mostrar a você todos os dados brutos EXIF completos da sua imagem, como modelo da câmera, data, localização e outros detalhes. Também fornecerá uma lista de softwares que podem ter sido usados para modificar a imagem. Todas essas funcionalidades são gratuitas, mas se você estiver em busca de uma análise mais detalhada, pode entrar em contato com a equipe da Imagem Editada para obter informações sobre os preços.

2. Fake Image Detector

A FID faz uma Análise de Nível de Erro (ELA) para encontrar inconsistências nos níveis de compressão da imagem que você carregou. Ele também leva em consideração os metadados de uma imagem para verificar se ela foi manipulada.

A interface é bastante simples e fácil de usar. Tudo o que você precisa fazer é carregar a imagem do seu computador e clicar em Escanear Agora. Você terá o resultado em poucos segundos. Observe que, de acordo com os desenvolvedores da ferramenta, a precisão varia entre 60 e 70 por cento.

3. FotoForensics

O FotoForensics é uma das escolhas mais populares e utiliza diferentes tipos de dados, como JPEG, ELA e metadados, para determinar a originalidade de uma imagem. Portanto ele funciona um pouco diferente da maioria das outras ferramentas que você encontrará online. Quando você faz o upload de uma imagem e solicita ao FotoForensics que a analise, o processo começa com a Análise de Nível de Erro (ELA). O resultado inicial é exibido ao lado da imagem original que você forneceu. Se alguém tiver manipulado ou alterado de alguma forma a imagem que você carregou, você verá cores no resultado analisado. Mas se for uma foto original e intocada, a imagem analisada terá apenas a cor branca.

Além disso, o FotoForensics oferece uma variedade de métodos alternativos de análise que você pode acessar pelo menu no lado esquerdo para uma análise mais precisa. Isso pode ser útil se você estiver lidando com uma imagem criada por um dos melhores editores de fotos online com IA.

Conclusão

Em conclusão, detectores de imagens falsas podem ajudá-lo a decifrar as histórias reais por trás dos pixels e evitar cair em notícias falsas, golpes ou fakes que utilizam imagens editadas. Entretanto eles também podem ajudá-lo a se tornar um detetive digital e aprender mais sobre a história e o contexto de uma imagem ou aprimorar suas próprias habilidades de edição. Por fim experimente essas ferramentas e veja por si mesmo.

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.