Como Descobrir se Alguém Abriu Seus Arquivos no Mac
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

Como Descobrir se Alguém Abriu Seus Arquivos no Mac

Segurança é coisa séria, principalmente quando informações pessoais estão acessíveis a estranhos.

Aqui no Blog já ensinei 10 dicas para manter o seu Mac Seguro e muitas pessoas gostaram, desta vez vou te ensinar como saber se alguém abriu seus arquivos no Mac, recurso muito útil para utilizar em Mac que (eventualmente) ficam sem seu dono por perto.

 

Para quem preparamos este material?

Este material foi desenvolvido para todos as pessoas que utilizam o Mac, sobretudo aquelas que precisam de proteger seus arquivos no Mac.

Você está suspeitando que alguém anda utilizando seu Mac enquanto está fora? Muitas pessoas não sabem, mas o Mac possui um recurso simples e objetivo para resolver esse problema, o “Itens Recentes”.  Na nossa opinião o “Itens Recentes” é de longe a melhor forma de descobrir se alguém realmente invadiu seu espaço.

 

Mão na massa!

Para utilizá-lo vá no Menu Apple > Itens Recentes.

Bom, você deve estar pensando: Como vou saber se outra pessoa abriu algum arquivo no meu Mac? Respondo com duas opções.

A primeira, é ver a lista de arquivos e apps utilizados nas ultimas horas (ou dias) dependendo do seu uso. Isso te dará uma visão clara do que pode ter acontecido no computador enquanto você esteve fora.

A segunda opção (e minha preferida) é que sempre que você sair, clique em Limpar Menu, no final da lista antes de deixar o Mac sozinho. Este recurso é chamado de “Armadilha”,  e é um velho conhecido dos usuários de Mac. Ele é muito utilizado por aqueles que sempre “tem um pé atrás”. Quando voltar ao Mac não faça nada antes de olhar o Menu “Itens Recentes”. 

 

 

Aproveitando o recurso “Itens Recentes”

Além de servir para descobrir se alguém abriu algum arquivo no Mac, o recurso “Itens Recentes” também permite que você tenha acesso rápido a suas últimas atividades, o que ajuda muito na produtividade.

Veja com configurar melhor o Itens Recentes:

Clique em Preferências do Sistema > Geral onde é possível configurar a quantidade de “Itens Recentes” que aparecerá no menu.

 

 

Considerações finais

Embora as dicas possam ajudá-lo a descobrir um suposto “Invasor” de seu Mac, o recomendado mesmo é ter um bom sistema de segurança, que inclui senha de segurança, evitar instalar apps não oficiais e ter um bom sistema de antivírus.

Espero que essa dica tenha sido útil. Se você gostou do Blog do Super Apple, não deixe de segui-lo nas redes socias. Sua participação é muito importante para nós!

Forte Abraço e até a próxima