7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado!

Comprar um Macbook usado é bem diferente de comprar um PC usado. Saiba o que você deve levar em consideração antes de comprar um Macbook Usado

 

Enquanto muitas pessoas que utilizam PCs precisam atualizar o hardware e software com freqüência, e muitas vezes até precisam trocar de computador, os usuários de Macbook não se preocupam muito com as atualizações. O motivo é que o Mac OS X, sistema operacional dos computadores da Apple, continua funcionando bem, mesmo com hardware mais antigos.

 

Quando a Apple lança um novo Mac muitas pessoas trocam seu Macbook usado por um Macbook novoEsse é um bom momento para comprar um Macbook usado.

 

Para quem preparamos este material

Este material foi cuidadosamente preparado para ajudar pessoas que desejam comprar um Mac, mas não querem gastar tanto comprando um Mac novo. Se você se identifica com esta situação, com certeza este material vai te ajudar a encontrar seu próximo Mac  : )

 

Neste tutorial vou te mostrar 7 Dicas importantes a considerar antes de comprar um Macbook usado, veja-o até o final e aprenda como NÃO cair em ciladas, inclusive dentro de plataformas famosas

Vamos lá?

 

1. Verifique detalhadamente o Macbook

Muitas pessoas (inclusive eu) compram o Macbook Usado a partir de sites como Mercado Livre e OLX. Com isso é muito importante ser capaz de examinar a condição física do Macbook. Certos aspectos não são evidentes a partir de imagens ou vídeos que o vendedor publica nesses sites.

 

7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado2

 

Se você tem a possibilidade de verificar o Macbook pessoalmente, faça isso! Neste caso, tente fechar e abrir a tampa do Macbook, a fim de se certificar de que as dobradiças não estão soltas ou o encaixe da tampa esteja desalinhado, o que sugeriria uma possível queda do Macbook.

 

Isso pode custar caro se você tiver que levar o Macbook em uma assistência técnica especializada Apple. O outro ponto importante do ponto de vista do hardware é examinar todas as portas externas do Macbook. Certifique-se de que estas portas estão em boa condição e limpas.

 

2. Verifique o número de Série

Este é outro ponto muito importante, mas que é muitas vezes esquecido por quem vai comprar um Macbook usado. Você deve examinar o número de série do Macbook para ter garantia da sua procedência.

7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

Este número está localizado na parte inferior do Macbook perto da dobradiça da tampa. Compare o número de série que você vê na superfície da máquina com o que vê no software.

 

Clique em  > Sobre este Mac. O último campo mostra o número de série. Certifique-se de que o número de série apresentado aqui é o mesmo que aquele que é impresso na superfície da máquina.

 

7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

 

O número de série também é uma forma de acompanhar o histórico do Macbook que você está tentando comprar com a Apple. Se o Macbook está com poucos anos de idade, há chances de ele ainda estar coberto pela garantia ou Apple Care, que é uma espécie de garantia estendida oficial Apple.

 

Para ter acesso as informações do Mac acesse esse site oficial da Apple, depois insira o número de série do computador.

 

 

3. Faça um teste de hardware

O próximo passo é a realização de um teste de hardware na máquina. O Apple Hardware Test (AHT) contém um conjunto de diagnósticos que irá testar o hardware do Mac que você deseja comprar. Essa é a melhor forma de descartar os possíveis problemas no hardware do Macbook usado, que podem te custar muito caro!

 

7 Dicas Importantes Antes de Comprar um Macbook Usado

 

Certifique-se de o Mac esteja conectado na fonte de alimentação ao executar o Teste de Hardware Apple. Remova todos os dispositivos externos, como drives USB, etc, que estejam ligados ao macbook antes de realizar o teste de hardware, ok?

 

 

4. Verifique a condição da bateria

Este é outro ponto MUITO importante, e sem dúvida se deve dar um pouco mais de atenção antes de fechar o negócio. Substituição de bateria do Mac pode sair um pouco caro, dependendo do modelo do Macbook. 

 

Aqui no Blog escrevi um artigo ensinando como avaliar o estado da bateria do Mac. Nele também ensino como saber se os ciclos estão dentro do recomendado.

 

👉 Aprenda como avaliar o estado da bateria do Mac  Clique aqui para ver!

 

Já que estamos falando de hardware,  é uma boa idéia se certificar se o computador possui pelo menos 8 GB de RAM, isso vai fazer muita diferença na sua rotina, vai por mim!

 

5. Verifique a Camêra (iSight)

Poucas pessoas se lembram de testar a câmera do Mac… A melhor maneira de verificar se a câmera em Macbook está funcionando é abrir o app Photo Booth. Você também pode usar o aplicativo do FaceTime para verificar se a câmera está em uma boa condição de trabalho.

 

 

Lembre-se de verificar se a câmera irá acender uma pequena luz verde. Se você ver uma mensagem que diz Não há câmera conectada” , isso pode indicar problemas, e não é isso que queremos : )

 

6. Verifique o som e o áudio

Este é outro ponto do hardware do dispositivo que você deve verificar. Certifique-se que os alto-falantes internos do dispositivo estão funcionando corretamente. Também verifique a entrada conectando um fone de ouvido para testar a porta, só para ter certeza.

 

 

Se ele não estiver funcionando, acesse nosso tutorial “Som do Mac não funciona? Saiba como resolver” o problema pode ser fácil de resolver.

 

 

7. Verifique o software (Importante)

É MUITO IMPORTANTE que você tenha certeza que o vendedor tenha removido a conta do iCloud do Macbook. Preste atenção especial no recurso buscar meu Mac! Tenha certeza que ele está desativado. Muitos usuários protegem seu Macbook com uma camada extra de segurança usando a senha de firmware.

 

 

Certifique-se de que o vendedor tenha retirado a senha de firmware. Tente inicializar a máquina com o command+R, que é o comando de recuperação do Mac, para chamar a senha de firmware, caso ela esteja associada com a máquina.

 

Você pode encontrar mais detalhes sobre a senha de firmware do no site da Apple .

 

8. Bônus

Com o sempre vamos além em nossos conteúdos, não podemos parar apenas nas 7 dicas. Sempre que um cliente ou amigo pede recomendações de Macs usados para compra, nós enviamos algumas sugestões.

 

Por experiencias própria algumas recomendações não deram certo, isso por que descobrimos que a Apple não faz equipamentos perfeitos. Um bom exemplo é Macbook com problemático teclado buterfly. Se você fizer uma breve pesquisa vai ver que a própria Apple reconheceu o fracasso dele, dá uma olhada. 

 

 

Outro fator importante que você deve considerar, é que os Macs muito antigos não recebem mais atualização de sistema. Isso não seria problema nenhum, uma vez que a Apple continua liberando atualizações de segurança para alguns modelos. O problema ocorre com os desenvolvedores de software, que não costumam manter versões do software para sistemas antigos.

 

Material complementar em videoaula:

 

 

Considerações finais

Comprar um Macbook usado é sempre um bom negócio, principalmente se o preço estiver abaixo do praticado no mercado. Leve sempre em consideração os pontos que abordei neste artigo. Se o Macbook passar em todos estes testes, lembre-se de checar a procedência exigindo uma cópia da nota fiscal, nunca se sabe né?

 

Espero que este artigo tenha sido útil : ) Forte abraço e até o próximo!

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.