[TOP] 10 Dicas Para Manter seu Mac Seguro – Guia Prático do Usuário
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

10 Dicas Para Manter Seu Mac Seguro!

Dizem que a melhor maneira de se proteger contra vírus de computador é usar um Mac. Sim, esta é uma boa sugestão, mas não significa que será a solução para todos os problemas de segurança.

Talvez o que mais justifica esse argumento é que os desenvolvedores maliciosos, mais conhecidos como hackers, não perderiam tempo e esforços criando vírus para uma parcela tão pequena de usuários de Mac, o que não é mais verdade, pois a Apple está se disseminando no mercado e  hoje já são mais de 100 milhões de Macs ao redor do mundo.

Sabemos que a Apple trabalha constantemente na segurança de seus computadores, mas malwares, como o Flashback Trojan, estão sendo criados com um único objetivo, infectar Macs. De qualquer forma, a parcela de Macs infectados ainda é mínima o que garante em parte nossa tranquilidade : )

 

 

Para quem preparamos este material

Elaboramos este material pensando em ajudar pessoas que precisam de segurança digital, seja para fazer transações financeiras online ou compras utilizando seu cartão de crédito.

Ao final deste artigo, você estará apto a utilizar seu Mac com mais segurança do que a maioria das pessoas está acostumada.

Leia até o fim, vale a pena : )

 

Conheça agora as 10 Dicas para manter seu Mac seguro!

As lições abaixo podem ser aplicadas na maioria dos computadores Apple. Se por algum motivo você não conseguir fazer algumas das dicas, deixe nos comentários ok?

Vamos lá!

 

1. Mantenha seu Mac atualizado

Normalmente esta função é pré-programada e não precisa ser feita manualmente. Entretanto, e só para ter certeza recomendamos que você também faça manualmente.

  • Para isso vá em Menu Apple > App Store.

2. Desative o Java

O Java é ótimo para jogos online ou para visualização de sites mais elaborados, entretanto não é considerado uma ferramenta essencial para navegação na internet.

Já foi constatado que o Java tem várias falhas de segurança, tornando seu Mac mais facilmente acessível a hackers atacarem.

A maneira mais fácil de contornar este problema é simplesmente desativando o Java no Safari e outros navegadores do seu Mac.

  • Para isso vá em Safari > Preferências.

  • Segurança > Ajustes de Plugin

  • Desative o Java

  •  Desmarque Ativar Java. Se você utiliza outro browser, como Google Chrome ou Firefox, o caminho é parecido.

 

 3. Utilize senhas fortes

Crie senhas com pelo menos oito caracteres, sempre utilize letras e números, se puder insira pelo menos uma letra maiúscula ou símbolo. Lembre-se de criar senhas diferentes para serviços da internet, ok?

Se você tem dificuldade de lembrar todas as senhas uma boa dica é criar um senha mestre e alterar o inicio ou o final dela ligando-a ao serviço em uso, por exemplo:

Uma senha única P23eR5% ficaria P23eR5%sub caso seja utilizada no Submarino ou P23eR5%sar se fosse utilizada na Saraiva. Se você deseja utilizar essa senha para inicio de sessão no seu Mac ficari assimP23eR5%mac.  Neste caso utilizamos os 3 primeiros caracteres do serviço, mas você pode utilizar sua própria lógica!

 

 

4. Desative Logins automáticos

É bom ter uma senha forte, mas se você não usá-las de nada vai adiantar. Mesmo que seja chato ter que digitar sua senha toda vez que for iniciar no seu Mac, faça isso!

Para desativar o login automático no Mac faça o seguinte:

  • Abra o Painel Preferências do Sistema

  • Clique em Usuários e Grupos

  • Desbloqueie o cadeado, em seguida Clique em Opções de Inicio, depois DESATIVE o Inicio de sessão automático!

5. Firewall

Em geral, computadores possuem um recurso muito conhecido e útil, o Firewall. Se você não sabe o que é, não se preocupe, nós te explicamos.

Firewall é um sistema de segurança, que normalmente já vem integrado a sistemas operacionais como Mac OS X e Windows. Sua principal função é impedir que outros usuários ou programas não autorizados acessem seu computador remotamente.

Se você está com uma versão mais recente do Mac OS X, acesse este artigo: Como Ativar o Firewall no MacOS

  • Para ativar o Firewall do seu Mac vá em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Firewall.

  • Se o Firewall estiver desligado, clique no cadeado no canto inferior esquerdo, depois digite sua senha e clique em Desbloquear.

 

6. Desative “Abrir arquivos seguros” no Safari

A algum tempo atrás certos tipos de arquivos não eram vulneráveis a vírus ou malwares, infelizmente hoje já não é mais assim. Arquivos comuns como PDF, MP3 e até .Doc. podem estar infectados, isso porque esses formatos são capazes de abrigar códigos projetados para atacar seu Mac.

  • Neste caso é recomendado alterar a função “Abrir arquivos seguros” nas configurações do Safari. Para isso vá em Safari > Preferências > Geral e desmarque a opção “Abrir arquivos seguros após transferência”

 

7. Faça download somente de fontes confiáveis

Sites de torrent, softwares pirateados, cracks e outros downloads ilegais, são frequentemente usados para distribuir malware e vírus. Muitos deles são criados por hackers que tem como objetivo infectar seu Mac de alguma maneira.

A verdade é que ninguém da nada de graça para ninguém, portanto não acredite que alguém está te presenteando com um software pirata, lembre-se que seu computador ganhe algo desagradável extra. Baixar arquivos desse tipo de fonte nem sempre é interessante, pense nisso.

 

8. Utilize um bom sistema se segurança

Embora seja notório que a segurança do Mac OS X seja um dos melhores do mercado,  recentemente 0 episódio do Malware Flashback ilustra outro cenário.

Nossa sugestão é que você instale um bom sistema de segurança. Clique aqui para ver os melhores que preparamos para você!

 

9.Verifique as opções de privacidade do seu Mac

Verifique as opções de privacidade do seu Mac e da sua navegação na internet. No Safari clique em:

  • Safari > Preferencias > Privacidade e configure as opções de cookies e localização da maneira que se sentir mais seguro.

Para verificar as opções de privacidade no Mac Os, clique em

  • Preferencias do Sistema > Segurança e Privacidade > Na aba “Privacidade” e no botão Avançado. Configure as opções de log out automático por inatividade e acesso ao sistema de acordo com as suas preferencias de segurança.

 

10. Use o bom senso

A maioria dos hackers procuram atacar usuários desavisados que tenham softwares desatualizados e senhas salvas em browsers. O recomendado é ficar ligado, seja na hora de acessar seu banco online ou acessar o Facebook. Tenha cuidado, sempre!

Espero que aproveite as dicas.

Ah… e não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais, ok?

Forte abraço e até a próxima!