10 Dicas Para Manter seu Mac Seguro – Garantido!
0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Google+ 0 0 Flares ×

10 dicas Para Manter seu Mac Seguro

Dizem que a melhor maneira de se proteger contra vírus de computador é usar um Mac. Sim, esta é uma boa sugestão, mas não significa que esta será a solução para todos os problemas de segurança. Talvez o que mais justifica esse argumento é que os desenvolvedores maliciosos, mais conhecidos como hackers, não perderiam tempo e esforços criando vírus para uma parcela tão pequena de usuários, o que não é mais verdade, pois a Apple está se disseminando no mercado e  hoje já são mais de 100 milhões de Macs ao redor do mundo.

Veja também

Sabemos que a Apple trabalha constantemente na segurança de seus computadores, mas malwares, como o Flashback Trojan, estão sendo criados com um único objetivo, infectar Macs. De qualquer forma, a parcela de Macs infectados ainda é mínima o que garante em parte nossa tranquilidade : )

1. Mantenha seu Mac atualizado

Normalmente esta função é pré-programada em Preferências do Sistema. Se você quiser fazê-la manualmente vá em Menu Apple > Atualização de Software

2. Baixe o Java

Recentemente 700 mil Macs foram infectados com o Trojan Flashback, o interessante é que todos tinham uma coisa em comum:  estavam com as versões do Java desatualizadas. Inclusive já falamos aqui no blog sobre as atualizações de emergência do Java

A maneira mais fácil de contornar este problema é simplesmente desativar o Java no Safari. Para isso vá em Safari > Preferências > Segurança  e Desmarque Ativar Java. Se você utiliza outro browser, como Google Chrome ou Firefox, o caminho é parecido.

 3. Utilize senhas fortes

Crie senhas com pelo menos oito caracteres, sempre utilize letras e números, se puder insira pelo menos uma letra maiúscula ou símbolo. Lembre-se de criar senhas diferentes para serviços da internet. Se você tem dificuldade de lembrar todas as senhas uma boa dica é criar um senha mestre e alterar o inicio ou o final dela ligando-a ao serviço em uso, por exemplo: Uma senha única P23eR5% ficaria P23eR5%sub caso seja utilizada no Submarino ou P23eR5%sar se fosse utilizada na Saraiva.

Quando um hacker descobre sua senha ele vai em vários sites tentando logar, por isso cuidado utilizando senhas fortes!

4. Desative Logins automáticos

É bom ter uma senha forte, mas se você não usá-las de nada vai adiantar. Mesmo que seja chato ter que digitar sua senha toda vez que for logar em sistemas, faça isso! Caso contrário, se alguém acessar sua máquina enquanto você não está por perto seus dados podem ser acessados facilmente, gerando muitos transtornos.

5. Firewall

Em geral computadores possuem um recurso muito conhecido e útil, o Firewall. Se você não sabe o que é, não se preocupe.

Firewall é um sistema de segurança, que normalmente já vem integrado a sistemas operacionais como Mac OS X e Windows. Sua principal função é impedir que outros usuários ou programas não autorizados acessem seu computador remotamente.

Se você está com uma versão mais recente do Mac OS X, acesse este artigo: Como Ativar o Firewall no Mac OS X El Capitan

Para ativar o Firewall do seu Mac vá em Preferências do Sistema > Segurança e Privacidade > Firewall.

Se o Firewall estiver desligado, clique no cadeado no canto inferior esquerdo, depois digite sua senha e clique em Desbloquear.

6. Desative “Abrir arquivos seguros” no Safari

A algum tempo atrás certos tipos de arquivos não eram vulneráveis a vírus ou malwares, infelizmente hoje já não é mais assim. Arquivos comuns como PDF, MP3 e até .Doc. podem estar infectados, isso porque esses formatos são capazes de abrigar códigos projetados para atacar seu Mac.

Neste caso é recomendado alterar a função “Abrir arquivos seguros” nas configurações do Safari. Para isso vá em Safari > Preferências > Geral e desmarque a opção “Abrir arquivos seguros após transferência”

7. Faça download somente de fontes confiáveis

Sites de torrent, softwares pirateados, cracks e outros downloads ilegais, são frequentemente usados para distribuir malware e vírus. Muitos deles são criados por hackers que tem como objetivo infectar seu Mac de alguma maneira. A verdade é que ninguém da nada de graça para ninguém, portanto não acredite que alguém está te presenteando com um software pirata, lembre-se que seu computador ganhe algo desagradável extra. Baixar arquivos desse tipo de fonte nem sempre é interessante, pense nisso.

8. Utilize um bom sistema se segurança

Embora seja notório que a segurança do Mac OS X é a melhor do mercado, o recente episódio do Malware Flashback ilustra outro cenário. Hoje já é possível instalar anti-vírus ou Internet Security no Mac. Você encontrará várias opções em redes como Livraria Saraiva, Fnac e Kalunga todos vendem por lojas virtuais. Procure sempre por marcas mais utilizadas como Norton ou Kaspersky.

9. Remova senhas salvas no Safari

Recentemente publicamos um artigo ensinando usuários de Mac a excluir senhas que ficam armazenadas no Safari. Veja aqui como remover senhas armazenadas no Safari.

10. Use o bom senso

A maioria dos hackers procuram atacar usuários desavisados que tenham softwares desatualizados e senhas salvas em browsers. O recomendado é ficar ligado, seja na hora de acessar seu banco online ou acessar o Facebook. Tenha cuidado, sempre!

Espero que aproveite as dicas.

Ah… e não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais, ok?

Forte abraço e até a próxima!

Facebook | Twitter | Youtube