fbpx

Por Que A Bateria do Meu iPhone Acaba Tão Rápido? Veja Aqui a Solução!

 

Por Que A Bateria do Meu iPhone Acaba Tão Rápido? Veja Aqui a Solução!

Se você é proprietário de um iPhone, certamente já passou pelo desafio frustrante de uma bateria que parece durar muito menos do que o desejado. O constante avanço tecnológico trouxe inúmeros recursos e funcionalidades aos smartphones, mas infelizmente, isso também resultou em uma maior demanda de energia, afetando diretamente a vida útil da bateria. No entanto, nem tudo está perdido! Neste artigo, vamos explorar as principais razões pelas quais a bateria do seu iPhone acaba tão rapidamente e, o mais importante, apresentaremos soluções práticas e eficazes para prolongar a duração da bateria do seu dispositivo. Prepare-se para desfrutar de uma experiência otimizada com seu iPhone, sem precisar se preocupar com recargas constantes!

Para Quem Preparamos Este Material

Este material foi desenvolvido especificamente para os proprietários de iPhones que estão enfrentando o problema de uma bateria com duração reduzida. Se você utiliza seu iPhone diariamente e está cansado de ter que recarregá-lo constantemente, este artigo é para você. Independentemente do modelo do seu iPhone, aqui você encontrará dicas e soluções práticas para prolongar a vida útil da bateria do seu dispositivo. Além disso ainda esses passos ainda permitirão que você aproveite ao máximo todas as suas funcionalidades sem interrupções.

A grande maioria dos problemas de bateria do iPhone está relacionada ao software.

Abordaremos uma série de correções comprovadas de bateria do iPhone que aprendi com a experiência em primeira mão com centenas de iPhones enquanto trabalhava para a Apple. Aqui está um exemplo:

Seu iPhone rastreia e registra sua localização onde quer que você vá. Isso usa muita duração da bateria.

Há alguns anos (e depois que muitas pessoas reclamaram), a Apple incluiu uma nova seção de Configurações chamada Bateria. Ele exibe algumas informações úteis, mas não vai ajudá-lo a consertar nada. Eu reescrevi este artigo para melhorar a duração da bateria do iOS 16, e se você aceitar essas sugestões, prometo que a duração da sua bateria melhorará, não importa qual modelo de iPhone você tenha.

As verdadeiras razões pelas quais a bateria do seu iPhone, iPad ou iPod morre tão rápido

1. Enviar Email

Quando seu e-mail está configurado para enviar, isso significa que seu iPhone mantém uma conexão constante com seu servidor de e-mail para que o servidor possa enviar instantaneamente o e-mail para o seu iPhone assim que ele chegar. Parece bom, certo? Errado.

Um gênio líder da Apple me explicou assim: Quando seu iPhone está configurado para empurrar, ele está constantemente perguntando ao servidor: “Há e-mail? Tem correspondência? Há correio?”, e esse fluxo de dados faz com que sua bateria se esgote muito rapidamente. Os servidores Exchange são os piores infratores absolutos, mas todos podem se beneficiar de alterar essa configuração.

Como Corrigir O Push Mail

Para corrigir esse problema, vamos mudar seu iPhone de push para fetch. Você economizará muita duração da bateria dizendo ao seu iPhone para verificar novos e-mails a cada 15 minutos, em vez de o tempo todo. Seu iPhone sempre verificará se há novos e-mails sempre que você abrir o aplicativo Mail.

  1. Primeiramente acesse o app Ajustes > Mail > Contas.
  2. Em seguida toque em Obter Novos Dados.
  3. Desligue o Push na parte superior da tela.
  4. Role até a parte inferior e escolha A cada 15 minutos em Buscar.
  5. Toque em cada conta de e-mail individual e, se possível, altere-a para Buscar.

A maioria das pessoas concorda que esperar alguns minutos para que um e-mail chegue vale a melhoria significativa na duração da bateria do seu iPhone.

2. Desative os Serviços De Localização Desnecessários

Os Serviços de Localização fazem parte do que torna o iPhone um ótimo dispositivo, então eu gostaria de ser claro: eu não recomendo que você desligue completamente os Serviços de Localização.

Vou te mostrar os serviços ocultos que constantemente drenam sua bateria, e estou disposto a apostar que você nunca ouviu falar da maioria deles. Acredito que é importante que você escolha quais programas e serviços podem acessar sua localização, especialmente considerando o consumo significativo da bateria e os problemas de privacidade pessoal que vêm com o seu iPhone, imediatamente.

3. Não envie análises do iPhone

Aqui está uma dica rápida sobre a bateria: Vá para Ajustes > Privacidade e Segurança, role até a parte inferior e abra Análises e Melhorias. Desligue o botão ao lado de Compartilhar Análise do iPhone e Compartilhar Análise do iCloud para impedir que seu iPhone envie automaticamente dados para a Apple sobre como você usa seu iPhone.

4. Feche Seus Aplicativos

Uma vez a cada dia ou dois, é uma boa ideia fechar seus aplicativos. Em um mundo perfeito, você nunca teria que fazer isso e a maioria dos funcionários da Apple nunca dirá que você deveria. Mas o mundo dos iPhones não é perfeito — se fosse, você não estaria lendo este artigo.

Os aplicativos não fecham quando eu volta para a tela inicial?

Não, eles não. Eles devem entrar em um modo suspenso e permanecer carregados na memória para que, quando você os reabra, você continue exatamente de onde parou. Nós não vivemos na Utopia do iPhone: é um fato que os aplicativos têm bugs.

Muitos problemas de consumo de bateria ocorrem quando um aplicativo deve fechar, mas não fecha. Em vez disso, o aplicativo trava em segundo plano e a bateria do seu iPhone acaba sem que você saiba.

Um aplicativo travando também pode fazer com que seu iPhone fique quente. Se isso está acontecendo com você, confira meu artigo chamado Por que meu iPhone fica quente? para descobrir o porquê e consertá-lo para sempre.

Como Fechar Seus Aplicativos

Clique duas vezes no botão de Início (iPhones sem Face ID) ou deslize de baixo para cima até o centro da tela (iPhones com Face ID) para abrir o seletor de aplicativos para iPhone. O alternador de aplicativos permite que você veja todos os aplicativos que estão armazenados na memória do seu iPhone. Para navegar pela lista, deslize para a esquerda ou para a direita com o dedo. Aposto que você ficará surpreso com quantos aplicativos estão abertos!

Para fechar um aplicativo, use o dedo para deslizar para cima no aplicativo e empurrá-lo para fora da parte superior da tela. Agora você realmente fechou o aplicativo e ele não pode drenar sua bateria em segundo plano. Fechar seus aplicativos nunca exclui dados ou causa efeitos colaterais negativos — isso só pode ajudá-lo a obter uma melhor duração da bateria.

Como Sei Se Os Aplicativos Estão Travando No Meu iPhone? Tudo parece tudo certo!

Se você quiser uma prova, vá para Ajustes > Privacidade e Segurança > Análise e Melhorias > Dados de Análise. Não é necessariamente uma coisa ruim se um aplicativo estiver listado aqui, mas se você vir muitas entradas para o mesmo aplicativo ou qualquer aplicativo listado em LatestCrash, você pode ter um problema com esse aplicativo.

5. Notificações: Use Apenas As Que Você Precisa

Todos nós já vimos a pergunta antes quando abrimos um aplicativo pela primeira vez: “O aplicativo gostaria de enviar notificações push”, e escolhemos OK ou Não permitir. Poucas pessoas percebem como é importante ter cuidado com quais aplicativos você diz OK.

Quando você permite que um aplicativo lhe envie Notificações Push, você está dando a esse aplicativo permissão para continuar rodando em segundo plano para que, se algo acontecer com o qual você se importe (como receber uma mensagem de texto ou seu time favorito ganhar um jogo), esse aplicativo possa enviar um alerta para informá-lo.

As notificações são boas, mas drenam a vida útil da bateria. Precisamos ser notificados quando recebermos mensagens de texto, mas é importante que escolhamos quais outros aplicativos podem nos enviar notificações.

Como Corrigir Notificações

Vá para Ajustes > Notificações e você verá uma lista de todos os seus aplicativos. Abaixo do nome de cada aplicativo, você verá Desativado ou o tipo de notificações que o aplicativo tem permissão para enviar a você: Emblemas, Sons ou Banners. Ignore os aplicativos que dizem Off e dê uma olhada na lista. À medida que você vai, faça a si mesmo esta pergunta: “Preciso receber alertas deste aplicativo quando ele não estiver aberto?”

Se a resposta for sim, deixe tudo como está. É absolutamente bom permitir que alguns aplicativos o notifiquem. Se a resposta for não, é uma boa ideia desativar as notificações para esse aplicativo.

Para desativar as notificações, toque no nome do aplicativo e desligue o botão ao lado de Permitir Notificações. Há outras opções aqui também, mas elas não afetam a duração da bateria do seu iPhone. Só importa se as notificações estiverem desativadas ou ativadas.

6. Desative Os Widgets Que Você Não Usa

Widgets são pequenos “mini-aplicativos” que são executados continuamente em segundo plano do seu iPhone para lhe dar acesso fácil a informações atualizadas de seus aplicativos favoritos. Com o tempo, você economizará uma quantidade significativa de duração da bateria desligando os widgets que você não usa. Se você nunca os usa, não há problema em desligá-los todos.

Se o seu iPhone estiver executando o iOS 14 ou mais recente, mantenha pressionado um widget que deseja remover e toque em Remover Widget > Remover. Entretanto se seu iPhone estiver executando o iOS 13 ou anterior, vá para a tela inicial, deslize da esquerda para a direita até chegar aos widgets. Em seguida, role para baixo e toque no botão circular Editar para ver uma lista dos widgets que você pode adicionar ou remover no seu iPhone. Para remover um widget, toque no botão vermelho de menos à esquerda.

7. Desligue seu telefone uma vez por semana 

É uma dica simples, mas importante mesmo assim: desligar e ligar o iPhone uma vez por semana pode resolver problemas ocultos de duração da bateria que se acumulam com o tempo. A Apple nunca lhe diria isso porque no iPhone Utopia, não o faria.

No mundo real, desligar seu iPhone pode ajudar a resolver problemas com aplicativos que falharam ou outros problemas mais técnicos que podem ocorrer quando qualquer computador está ligado há muito tempo.

Como desligar seu iPhone 

Para desligar seu iPhone, mantenha pressionado o botão liga/desliga até que “deslize para desligar” apareça. Se o seu iPhone tiver Face ID, pressione e segure simultaneamente o botão lateral e qualquer um dos botões de volume.

8. Atualização do aplicativo em segundo plano

Certos aplicativos no seu iPhone têm permissão para usar sua conexão Wi-Fi ou de dados celulares para baixar novos conteúdos, mesmo quando você não os está usando. Você pode economizar uma quantidade significativa de duração da bateria (e parte do seu plano de dados) limitando o número de aplicativos que têm permissão para usar esse recurso que a Apple chama de Atualização de Aplicativo em Segundo Plano.

Como Corrigir A Atualização Do Aplicativo Em Segundo Plano

Vá para Configurações > Geral > Atualização do Aplicativo em Segundo Plano. Na parte superior, você verá uma chave de alternância que desativa completamente a Atualização do Aplicativo em Segundo Plano. Eu não recomendo que você faça isso, porque a Atualização de Aplicativos em Segundo Plano pode ser uma coisa boa para certos aplicativos. Se você é como eu, poderá desligar quase todos os aplicativos da lista.

À medida que você percorre cada aplicativo, faça a si mesmo esta pergunta: “Quero que este aplicativo possa baixar novas informações mesmo quando não o estou usando?” Se a resposta for sim, deixe a Atualização do Aplicativo em Segundo Plano ativada. Se não, desligue-o e você economizará mais duração da bateria toda vez que o fizer.

O Teste de Bateria da Apple Store

Quando você leva seu iPhone a uma Apple Store para ser reparado, os técnicos da Apple executam um diagnóstico rápido que revela uma boa quantidade de informações sobre a saúde geral do seu iPhone. Um desses diagnósticos é um teste de bateria, e é aprovado/reprovação. Em todo o meu tempo na Apple, acredito ter visto um total de dois iPhones com baterias que não passaram nesse teste — e vi muitos iPhones.

Portanto se o seu iPhone passar no teste de bateria, e houver 99% de chance, a Apple não substituirá sua bateria, mesmo que você esteja na garantia. Se você ainda não tomou as medidas que descrevi neste artigo, eles o enviarão para casa para fazê-las. Se você fez o que eu sugeri, pode dizer: “Eu já tentei isso e não funcionou”.

Considerações Finais

Neste artigo, exploramos as principais razões pelas quais a bateria do seu iPhone pode estar acabando tão rapidamente e fornecemos soluções práticas para ajudá-lo a prolongar sua duração. Lembre-se de que a tecnologia avançada e os recursos do iPhone demandam mais energia, o que pode afetar a vida útil da bateria. No entanto, com as estratégias que discutimos, você pode maximizar o desempenho da bateria do seu iPhone e garantir uma experiência mais duradoura.

Ao implementar as dicas mencionadas, como ajustar configurações de brilho da tela, desativar recursos desnecessários em segundo plano e gerenciar o uso de aplicativos, você estará no caminho certo para uma maior eficiência energética. Além disso, lembre-se de cuidar da bateria do seu iPhone, evitando exposição a altas temperaturas e realizando ciclos completos de carga regularmente.

Esperamos que as informações compartilhadas neste artigo tenham sido úteis e que você possa desfrutar de uma duração de bateria estendida em seu iPhone. Lembre-se de que, em alguns casos, pode ser necessário substituir a bateria, especialmente se ela estiver danificada ou tiver atingido seu ciclo de vida útil. Se persistirem problemas significativos de bateria, é recomendado procurar assistência técnica autorizada.

Aproveite ao máximo seu iPhone, mantendo uma bateria confiável e duradoura. Com essas dicas, você poderá utilizar todas as funcionalidades do seu dispositivo sem se preocupar constantemente com a carga. Continue explorando e aproveitando a tecnologia avançada do seu iPhone, sabendo que você está no controle da duração da bateria.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.