Por que a Apple Removeu a Touch Bar do MacBook Pro?

O Adeus ao Touch Bar: Por que a Apple Decidiu Removê-lo do MacBook Pro

Em 2016, a Apple apresentou os novos modelos do MacBook Pro, que incluíam o Touch Bar, uma estreita tela sensível ao toque no topo do teclado. A ideia era oferecer novas formas intuitivas de interagir com o conteúdo. Entretanto, com o lançamento mais recente do MacBook Pro, o Touch Bar foi removido. Neste post, vamos explorar as razões por trás dessa decisão e entender o que levou a Apple a abandonar essa funcionalidade.

  1. Falta de Evolução Funcional: Desde o início, a funcionalidade do Touch Bar não foi aprimorada pela Apple. Embora alguns usuários tenham apreciado os atalhos que ele oferecia, como acesso rápido a emojis suas capacidades nunca foram expandidas. Essa limitação resultou em uma recepção morna por parte dos usuários.
  2. Pouca Adoção por Desenvolvedores: A Apple contava com desenvolvedores de terceiros para incorporar o Touch Bar em seus próprios aplicativos, mas isso não aconteceu na maioria dos casos, uma vez que a funcionalidade estava restrita aos modelos do MacBook Pro. Para os desenvolvedores, dedicar tempo extra para criar um aplicativo compatível com o Touch Bar, que beneficiaria apenas uma parcela dos usuários, não fazia sentido.
  3. Compromissos na Usabilidade: A introdução do Touch Bar implicou em compromissos na usabilidade do teclado. A fileira de teclas físicas de função e escape foi substituída por botões sensíveis ao toque, frustrando os usuários que reclamaram de erros de digitação e da necessidade constante de olhar para o teclado, o que acabava retardando o fluxo de trabalho.
  4. Baixa Valorização pelos Usuários: Em resumo, os usuários não valorizaram o Touch Bar, considerando-o mais um incômodo do que uma conveniência. A falta de aprimoramentos, baixa adesão dos desenvolvedores e compromissos na usabilidade contribuíram para essa percepção negativa.

Conclusão

Com base na falta de valorização pelos usuários, a adição de custos significativos e o aumento de peso em relação a uma fileira tradicional de teclas, a Apple tomou a decisão de remover o Touch Bar do MacBook Pro. Ao retornar à fileira de teclas físicas, a empresa buscou atender às preferências dos usuários e oferecer uma experiência de uso mais familiar e eficiente. Assim, o Touch Bar deixa de fazer parte dos novos lançamentos, marcando o fim dessa funcionalidade que não conseguiu conquistar seu público. Por fim acompanhe mais novidades e informações sobre a Apple em nosso canal e até o próximo post.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.