O Guia dos Pais para ChatGPT e IA Generativa

 

O ChatGPT não vai embora, então é melhor descobrir como ensinar seus filhos a usá-lo com segurança

A IA generativa é um subconjunto de inteligência artificial que aproveita algoritmos de aprendizado de máquina para gerar conteúdo. Dentre esses conteúdos estão incluídos textos e imagens, a partir de prompts simples e informações contextuais.

Um exemplo de um aplicativo de IA gerativo é o ChatGPT! Trata-se de um chatbot avançado de geração de texto que você pode usar para gerar textos semelhantes a humanos. Os imensos recursos do ChatGPT o tornam uma ferramenta poderosa, e é compreensível por que qualquer pai pode hesitar em conceder acesso irrestrito a seus filhos.

O que é ChatGPT?

O ChatGPT da OpenAI usa inteligência artificial (IA) para gerar texto e pode responder a quase qualquer pergunta que você fizer. Caso você esteja se perguntando, GPT significa Generative Pre-trained Transformer, o modelo de aprendizado de máquina usado para treinar o ChatGPT.

O ChatGPT pode escrever poemas e código de computador, gerar histórias e outras formas de conteúdo escrito. Um recurso distintivo do ChatGPT são suas respostas naturais e realistas, muito parecidas com a forma como os humanos escrevem e falam.

Como Funciona O ChatGPT?

O ChatGPT foi treinado usando grandes quantidades de dados da internet e funciona da mesma maneira que muitos outros chatbots.

Primeiramente, para começar a usar o ChatGPT, crie uma conta no site da OpenAI. Em seguida, digite seu prompt (pergunta ou comando) na barra de texto na parte inferior da página e pressione Enter para gerar uma resposta. O ChatGPT é único na medida em que se lembra de conversas anteriores e pode gerar respostas com base nelas.

Para que o ChatGPT é utilizado?

A capacidade do ChatGPT de entender o contexto e gerar respostas relevantes significa que ele pode escrever praticamente qualquer coisa. Por exemplo, ele pode escrever postagens de mídia social, elaborar postagens de blog e criar esboços de livros.

Além disso, o ChatGPT pode resumir livros e artigos, traduzir idiomas e fornecer assistência em pesquisa e lição de casa, tornando-o um recurso valioso para os alunos. Ele também pode atuar como tutor, escrevendo e depurando código, respondendo a perguntas sobre vários assuntos e fornecendo feedback sobre sua gramática.

Quais são os riscos de usar o ChatGPT?

Embora o ChatGPT tenha muitos benefícios potenciais, também há preocupações válidas sobre seu uso. Um risco potencial a ser ciente é a exposição a conteúdo inapropriado.

Mesmo que a OpenAI se esforce para controlar as respostas do ChatGPT, ainda há uma chance de seus filhos encontrarem conteúdo inadequado, incluindo linguagem inadequada ou temas adultos.

Outra questão a considerar é a possibilidade de gerar informações incorretas. O ChatGPT foi treinado em informações da internet, por isso pode produzir respostas incorretas ou mostrar vieses devido a erros em seus dados de treinamento.

Há também preocupações com o plágio e uma diminuição no pensamento crítico. Os alunos podem usar o ChatGPT para concluir tarefas como resolver equações e escrever trabalhos, o que pode afetar as habilidades de pesquisa e o pensamento crítico se confiarem nisso.

As crianças devem usar o ChatGPT?

Os Termos de Uso da OpenAI afirmam que os usuários devem ter pelo menos 13 anos de idade, e aqueles com menos de 18 anos exigem o consentimento dos pais ou responsáveis para usar a plataforma. No entanto, a plataforma não precisa que os usuários verifiquem sua idade ao criar uma conta.

Quando usado com responsabilidade, o ChatGPT pode ser uma ótima ferramenta para as crianças gerarem e responderem a perguntas de pesquisa sobre um assunto e aprenderem sobre IA, que se prevê ser crucial no futuro.

O que os pais podem fazer para tornar o ChatGPT seguro para seus filhos?

Uma das coisas mais importantes que os pais podem fazer para ajudar seus filhos a usar o ChatGPT com segurança é entender como ele funciona. Em seguida, eduque-os sobre os riscos de usar o ChatGPT e como usá-lo com responsabilidade.

Além disso, os pais devem incentivar seus filhos a verificar a credibilidade de qualquer informação, pois o ChatGPT pode ser uma fonte de desinformação.

Também é aconselhável monitorar como seu filho usa o chatbot, especialmente se ele o usar para tarefas escolares. Converse com eles sobre plágio e seus riscos potenciais e informe-os de que os educadores podem usar seu julgamento e detectores de texto de IA para detectar texto gerado por IA.

Use o ChatGPT com segurança e responsabilidade

Embora o ChatGPT possa ajudar com tarefas como escrever postagens de blog, ensaios e código, os pais precisam entender os riscos potenciais de seu uso. O ChatGPT pode gerar conteúdo inapropriado, fornecer respostas incorretas e pode ser usado pelos alunos para enganar sua lição de casa.

Para usar o ChatGPT com segurança, os pais são incentivados a entender como ele funciona, educar suas famílias sobre seus riscos e monitorar como seus filhos o usam.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.