Minha Experiência com Monitores Ultra-Wide – Opinião Sobre o Video Created Tech

 

Minha Experiência com Monitores Ultra-Wide – Muito bom para a Produtividade ou um erro caro?

Há cerca de um ano, tomei a decisão de abandonar minha configuração tradicional de dois monitores e abraçar o estilo de vida dos monitores ultra-wide. Era uma mudança intrigante que prometia impulsionar minha produtividade e redefinir minha experiência de trabalho. No entanto, valeu a pena o gasto? Será que aquelas poucas polegadas extras realmente fazem uma diferença significativa? Hoje, vou compartilhar minha jornada com monitores ultra-wide, explorando os prós e contras que encontrei ao longo do último ano.

Antes de mais nada é importante dizer que este material tem como base o conteúdo do video abaixo:

O Mundo dos Monitores Ultra-Wide

Monitores ultra-wide já são muito populares, especialmente no YouTube, onde os vemos frequentemente em vídeos de configurações de mesa para produtividade. Assim como os monitores tradicionais com proporção de 16:9, os monitores ultra-wide vêm em várias opções diferentes, desde modelos mais acessíveis de 1440p até as variedades premium e enormes de 49 polegadas, com resolução 4K e recursos adicionais como hubs USB integrados ou monitores voltados para jogos com altas taxas de atualização.

A principal diferença ao mudar de um monitor com proporção de 16:9 para um ultra-wide com proporção de 21:9 é, obviamente, o tamanho. Ele será maior e mais pesado, mas um problema com o qual me deparei foi a falta de espaço nas laterais do monitor, dependendo do tamanho da minha mesa. Simplesmente não dá para ter caixas de som ao lado do monitor, e se você gosta de manter o laptop aberto como segunda tela, isso pode se tornar um desafio, especialmente se o seu ultra-wide tiver uma curvatura relativamente grande, que acabará se projetando nas laterais e bloqueando qualquer outra tela, caixa de som ou acessório que você queira colocar ali. Isso é especialmente problemático se, como eu, você mantém o PC na mesa.

No entanto, a compensação é, é claro, o vasto aumento de espaço de trabalho horizontal que um monitor ultra-wide oferece. Deixe-me dizer que, depois de experimentá-lo, é difícil voltar atrás. Eu fui usuário de dois monitores por tanto tempo quanto consigo me lembrar, mas havia suas desvantagens. Meu monitor secundário tinha que ficar ao lado para que eu pudesse olhar diretamente para o principal, caso contrário, eu teria as bordas bem no meio do meu campo de visão, o que eu realmente detestava. O ultra-wide resolveu completamente esse incômodo para mim.

E quais são as vantagens?

Claro, ter dois monitores separados tem suas vantagens. Você pode ter um monitor de produtividade em 4K ao lado de um monitor de jogos com alta taxa de atualização, por exemplo. O redimensionamento e organização de janelas de aplicativos são normalmente melhores em dois monitores separados, embora não se deva ignorar as funcionalidades integradas no Windows e em aplicativos como o Magnet para o macOS. Além disso, se você usa dois computadores diferentes, como um PC com Windows e um Mac, monitores separados ainda são superiores a qualquer recurso de imagem em imagem ou visualização dividida que o seu monitor possa oferecer.

Mas, se essas coisas não são essenciais para você, um monitor ultra-wide é uma escolha fácil.

Falando de “deal breakers”, se você é uma empresa que procura proteger seus dados e deseja a melhor proteção, é aí que entra o patrocinador desta seção do blog. Compartilhar dados sensíveis dentro de uma empresa ou equipe organizacional pode ser arriscado, mas o NordPass Business permite que você compartilhe esses dados com segurança entre diferentes equipes e departamentos. Você pode controlar o acesso dos membros da equipe a senhas compartilhadas, informações de pagamento e crédito, e outros dados confidenciais em um só lugar. Tudo pode ser acessado com apenas um clique, tornando o login em suas contas uma tarefa sem complicações, já que os nomes de usuário e senhas são preenchidos automaticamente nos campos de login.

Além disso, o recurso de monitoramento de violações verifica a web 24/7 em busca de violações de dados envolvendo suas contas online e notifica você em tempo real. Além disso, o NordPass é o único gerenciador de senhas que usa o algoritmo de criptografia de dados ultra-seguro. Não permita que o gerenciamento de senhas e acesso se torne uma perda de tempo para a sua organização. Experimente o NordPass Business agora com um teste gratuito de três meses usando o código “CreatorTechBusiness” através do link na descrição abaixo. Ok, vamos continuar falando sobre produtividade.

Aumentando a Produtividade

Em termos de produtividade, é possível colocar mais na tela em comparação com um monitor de proporção 16:9. Normalmente, é possível ter três janelas lado a lado sem precisar apertá-las muito. Mas a questão é: você realmente vai aproveitar ao máximo todo esse espaço extra? Para mim, levou algum tempo para me acostumar, pois eu estava acostumado a ter no máximo duas janelas abertas ao mesmo tempo ou trabalhando apenas em uma coisa na minha frente, como eu fazia com minhas configurações anteriores com monitores menores de 27 polegadas. Eu percebi que tinha que me lembrar constantemente de espalhar o meu trabalho, mas depois dessa fase inicial de adaptação, foi ótimo. Acredito que praticamente qualquer fluxo de trabalho pode se beneficiar disso.

E edição de video?

Edição de vídeo é um exemplo óbvio, já que a linha do tempo é muito maior, exigindo menos zoom e deslocamento. Pesquisas e redações são facilitadas com até quatro documentos do Word ou páginas da web para pesquisa abertas ao mesmo tempo. Na programação, é possível ter um terminal aberto com notas ou o Slack, além de uma página da web para streaming de música ou para assistir a um vídeo em segundo plano. E todas essas coisas podem ser feitas sem precisar alternar entre telas virtuais ou mover janelas.

No entanto, devo observar que, se o seu fluxo de trabalho se beneficia mais do espaço vertical do que do espaço horizontal, existem provavelmente alternativas melhores aos monitores ultra-wide, como o monitor LG Dual Up, que tem uma proporção 16:18 bem mais alongada, ou até mesmo um monitor maior de proporção 16:9, como o Dell U4323QE de 43 polegadas, que eu revisei em um vídeo separado. Aqui, vou fazer uma observação: percebi que, quando usei um monitor ultra-wide sem curvatura, as coisas nos cantos mais distantes tendiam a distorcer um pouco em minha versão, ou eram um pouco mais difíceis de ler. Nunca tive esse problema com telas curvas. E por falar em curvatura, ela realmente faz uma diferença perceptível e torna a experiência mais imersiva para mim. Felizmente, os monitores ultra-wide curvos geralmente não são muito mais caros do que os planos, mas isso me leva ao próximo ponto: o custo.

O Custo dos Monitores Ultra-Wide

Quando os monitores ultra-wide foram lançados, assim como os monitores 4K na época, eles eram caros. No entanto, alguns anos se passaram e agora os monitores ultra-wide são relativamente acessíveis. A compensação é que você muitas vezes terá que pagar o que eu chamo de “imposto ultra-wide”. Isso inclui o fato de que as dimensões físicas de um monitor ultra-wide geralmente são maiores do que as de um monitor padrão; eles são menos comuns do que os monitores tradicionais, o que aumenta o custo de fabricação; e aprimorar coisas como resolução, taxa de quadros ou adicionar recursos como hubs USB integrados irá aumentar significativamente o custo em uma proporção maior do que em um monitor padrão, devido às razões que mencionei anteriormente.

Vamos dar uma olhada em um exemplo

aqui estão alguns monitores da LG. Todos eles têm recursos como resolução 4K e portas USB-C integradas. O modelo de 27 polegadas é, é claro, o mais barato, ou você pode pagar US$100 a mais e obter um modelo de 32 polegadas, que é 5 polegadas maior por apenas US$100 adicionais. Acredito que muitas pessoas considerariam isso uma ótima oferta, especialmente se você tem espaço na sua mesa. No entanto, quando você deseja dar um passo adiante e obter um ultra-wide sem comprometer os recursos, a coisa se complica. Pegue novamente a LG, por exemplo. Se você deseja uma resolução 4K, há muitas opções em tamanhos de 27 e 32 polegadas. Mas se você filtrar para procurar modelos 4K e ultra-wide, a seleção fica extremamente limitada.

Você pode gastar uma quantia considerável de dinheiro ou, na maioria dos casos, fazer concessões nos recursos, optando por uma resolução de 1440p em vez de 4K. A propósito, existem muito mais opções de monitores ultra-wide com resolução 1440p, e acredito que o preço dos monitores ultra-wide 4K irá diminuir, mas isso levará algum tempo. Basicamente, a lição aqui é que quase certamente você terá que fazer concessões maiores se quiser um monitor ultra-wide do que com um monitor mais tradicional. Isso não é uma coisa negativa, apenas algo a se ter em mente.

Uma Nota Rápida Sobre Jogos

Embora eu jogue pessoalmente jogos competitivos de tiro em primeira pessoa que funcionam melhor no meu monitor de 27 polegadas com taxa de atualização de 144Hz, os jogos em um monitor ultra-wide são super imersivos, especialmente os jogos de um jogador ou simuladores de corrida, por exemplo. Aquela visão de campo extremamente ampla é algo que você não consegue em nenhum outro lugar.

Envolve sua visão e permite ver uma visão muito mais ampla do mundo do jogo, algo mais próximo do que você experimenta na vida real. A visão humana representa um campo de visão de aproximadamente 200 graus. Jogar em um monitor de 27 polegadas pode levar você a no máximo 120 graus, se você aumentar a opção de campo de visão ao máximo. Mas, ainda assim, você ainda está obtendo esse campo de visão em uma tela retangular de 27 polegadas. Fisicamente, você precisa do espaço extra na horizontal para contornar essa limitação, desde que o jogo que você está jogando suporte a proporção ultra-wide desde o início.

Conclusão

No geral, há muitos prós em optar por um monitor ultra-wide, e surpreendentemente, as desvantagens realmente não são tão ruins na minha opinião. Estou gostando da mudança e do aumento do espaço horizontal que agora tenho acesso. O preço de recursos mais premium, como resolução 4K, é alto e ainda prefiro jogar em meu monitor tradicional. Mas essas não são questões decisivas para mim. E você? Compartilhe sua opinião nos comentários abaixo.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.