
iPhone 14 Salva Vida de Homem perdido no Alaska
Que os novos iPhones vieram cheio de novidades, disso todo mundo já sabe. Entretanto, o que muitas pessoas não sabem é que vários desses novos recursos estão além da expectativa. Com o lançamento do iOS 16 a Apple liberou o SOS de Emergência via Satélite, um recurso muito útil. Embora seja um recurso que ninguém espera ter que utilizar, o SOS emergência salvou a vida de um homem perdido no Alaska.
Nas primeiras horas da manhã de 1 de dezembro, os soldados do Estado do Alasca receberam um alerta de que um homem viajando de moto de neve de Noorvik a Kotzebue havia ficado preso. Além disso ele estava em um local frio e remoto, desconectado, quando ativou o SOS de Emergência via recurso de satélite em seu iPhone 14. Seu objetivo era alertar as autoridades sobre sua situação juntamente com um pedido de socorro.
Primeiramente o Centro de suporte a Emergências da Apple trabalhou com as equipes locais de busca e resgate e o Coordenador de Busca e Resgate do Noroeste do Distrito Ártico para enviar equipes de voluntários diretamente para as coordenadas GPS. Todas as informações foram retransmitidas pela Apple usando a função de emergência, recurso que se mostrou muito útil no momento da busca.
iPhone 14 salva vida de homem perdido no Alaska
Apesar de todo trabalho o resgate foi um sucesso. Isso por que a área onde ele estava localizado é remota e à margem de onde a conectividade por satélite está disponível. A Apple diz que a conectividade por satélite pode não funcionar em locais acima de 62° de latitude, como em alguns lugares no norte do Canadá e do Alasca.
Os soldados que ajudaram no resgate ficaram impressionados com a precisão e a integridade das informações incluídas no alerta inicial. Além disso acreditam que o recurso SOS poderá ser utilizado como ferramenta complementar para o trabalho de buscas.
O Satélite de Emergência via SOS está disponível para todos os usuários do iPhone 14. O recurso é gratuito para uso por dois anos, e a Apple ainda não forneceu detalhes sobre quanto custará daqui para frente.
A conectividade por satélite está disponível na América do Norte no momento atual, e em breve se expandirá para a França, Alemanha, Irlanda e Reino Unido.