Google I/O 2024 começa com um novo foco em IA
Todo mundo está falando sobre IA agora e, após o anúncio da OpenAI de uma versão aprimorada do ChatGPT e com a Apple pronta para anunciar novos recursos de IA para a atualização de software iOS 18 no próximo mês, hoje foi a vez do Google. A conferência de desenvolvedores Google I/O começou hoje, e como esperado, a IA foi um foco chave.
O evento foi monstruoso e incluiu uma variedade de anúncios diferentes. Vamos passar por alguns dos principais aqui.
Projeto Astra
Um projeto experimental, o Google diz que o Astra trará a IA generativa Gemini para as câmeras e permitirá que essas câmeras forneçam um feed que pode então ser interpretado pelo próprio Gemini.
É semelhante ao que a OpenAI mostrou ontem e permite que as pessoas apontem seus telefones para algo e tenham uma explicação, seja um problema de matemática ou algo muito mais interessante.
Imagine 3 e Veo
A IA generativa está muito em alta agora e o Google anunciou um novo modelo de IA projetado para criar imagens chamado Imagine 3. Dizem que ele pode entender prompts e criar imagens a partir de palavras, mas também pode ir além das imagens.
Ele também criará música, enquanto o modelo de IA Veo também pode ser usado para criar vídeos.
O aplicativo Gemini
O novo aplicativo Gemini do Google é semelhante ao Google Assistant, mas turbinado e está definido para ser usado de maneira muito semelhante. Ele funcionará com texto e voz, enquanto o suporte para uma forma mais conversacional de trabalhar está incluído.
IA e Android
Como você pode esperar, a IA está chegando ao Android e o Google diz que está adicionando o Gemini como o assistente de IA padrão, além de adicionar mais funcionalidades. O recurso existente de IA Talkback está recebendo uma atualização do Gemini para que imagens possam ser descritas em detalhes, um grande avanço em acessibilidade. A IA também será usada em todo o Android, incluindo ajudar a lidar com a variedade usual de chamadas de spam com as quais todos estamos tão familiarizados. O Gemini ouvirá as chamadas e depois avisará se suspeitar que um possível golpe está em andamento, também.
No entanto, nem tudo isso é iminente. O Google ainda está trabalhando em algumas dessas características e, conhecendo o Google, algumas até podem ser descartadas antes de verem a luz do dia.