Google I/O 2024 começa com um novo foco em IA

 

Todo mundo está falando sobre IA agora e, após o anúncio da OpenAI de uma versão aprimorada do ChatGPT e com a Apple pronta para anunciar novos recursos de IA para a atualização de software iOS 18 no próximo mês, hoje foi a vez do Google. A conferência de desenvolvedores Google I/O começou hoje, e como esperado, a IA foi um foco chave.

O evento foi monstruoso e incluiu uma variedade de anúncios diferentes. Vamos passar por alguns dos principais aqui.

Projeto Astra

Um projeto experimental, o Google diz que o Astra trará a IA generativa Gemini para as câmeras e permitirá que essas câmeras forneçam um feed que pode então ser interpretado pelo próprio Gemini.

É semelhante ao que a OpenAI mostrou ontem e permite que as pessoas apontem seus telefones para algo e tenham uma explicação, seja um problema de matemática ou algo muito mais interessante.

Imagine 3 e Veo

A IA generativa está muito em alta agora e o Google anunciou um novo modelo de IA projetado para criar imagens chamado Imagine 3. Dizem que ele pode entender prompts e criar imagens a partir de palavras, mas também pode ir além das imagens.

Ele também criará música, enquanto o modelo de IA Veo também pode ser usado para criar vídeos.

O aplicativo Gemini

O novo aplicativo Gemini do Google é semelhante ao Google Assistant, mas turbinado e está definido para ser usado de maneira muito semelhante. Ele funcionará com texto e voz, enquanto o suporte para uma forma mais conversacional de trabalhar está incluído.

IA e Android

Como você pode esperar, a IA está chegando ao Android e o Google diz que está adicionando o Gemini como o assistente de IA padrão, além de adicionar mais funcionalidades. O recurso existente de IA Talkback está recebendo uma atualização do Gemini para que imagens possam ser descritas em detalhes, um grande avanço em acessibilidade. A IA também será usada em todo o Android, incluindo ajudar a lidar com a variedade usual de chamadas de spam com as quais todos estamos tão familiarizados. O Gemini ouvirá as chamadas e depois avisará se suspeitar que um possível golpe está em andamento, também.

No entanto, nem tudo isso é iminente. O Google ainda está trabalhando em algumas dessas características e, conhecendo o Google, algumas até podem ser descartadas antes de verem a luz do dia.

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.