Falha de Segurança no Wi-Fi Pode Afetar Mac, iPad e iPhone.

Falha de Segurança no Wi-Fi Pode Afetar Mac, iPad e iPhone

Ontem (16/10), o mundo da tecnologia foi pego de surpresa. Pesquisadores descobriram uma falha grave no sinal de Wi-Fi que utiliza o protocolo WPA2. Só para você ter uma idéia, a maioria dos nossos roteadores utiliza este protocolo.

Todos os equipamentos conectados na rede Wi-Fi podem ser afetados com esta vulnerabilidade, que foi chamada de KRACK.

Como funciona esse ataque?

A lógica é a seguinte: Seu Mac e iPhone se conectam ao roteador sem fio e estabelecem uma comunicação.

Tecnicamente falando, essa comunicação se dá em 4 etapas, que resumindo é uma série de ações entre o Mac/iPhone e o roteador, que acontece sem que notemos. O problema está em uma dessas etapas, mais precisamente na 3ª.

 

Meu Mac, iPhone e iPad é vulnerável?

Infelizmente sim! Na verdade, não importa muito qual é a marca  ou sistema operacional do seu dispositivo. Se ele se conecta no Wi-Fi, provavelmente estará utilizando o protocolo WPA2.

 

Qual risco dessa vulnerabilidade?

É pelas redes Wi-Fi que circulam algumas de nossas informações mais pessoais. São Fotos, informações bancárias, senhas…  e tudo o que estiver trafegando sem criptografia pode ser interceptado por alguém que use essa brecha com más intenções.

 

 

Tenho chance de ser atacado? Como me proteger?

Felizmente, a chance é baixa. Para que esse ataque seja bem sucedido, você precisará estar conectado na mesma rede Wi-Fi. É pouco provável que você esteja em risco em casa, mas fique muito atento às redes públicas.

 

Mas, como ficar sem Wi-Fi?

Pois é, infelizmente para muitas pessoas isso não dá! Neste caso, recomendamos esperar as atualizações de segurança vindas da Apple. Mantenha todos os seus aparelhos atualizados, isso deve ajudar! Enquanto seu aparelho não está atualizado, vale a pena evitar redes Wi-Fi públicas.

 

Quais outras medidas posso tomar?

Utilize serviços de VPN, que são boas medidas de segurança. Eles permitem que você navegue de forma mais segura em redes Wi-Fi públicas, criptografando todo seu tráfego. Esse serviço aqui é uma boa opção

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.