Como Fotografar com iPhone – O Guia Absolutamente Completo

Aprenda como Fotografar com iPhone! Guia absolutamente completo

Hoje, a maioria das pessoas tem um celular com câmera. Com isso, tirar fotos passou a ser uma tarefa muito comum em nosso dia a dia.

Tiramos fotos das nossas viagens, festas de aniversários e até dos pratos que comemos. Tudo isso é muito bom, mas pode ficar melhor se explorarmos melhor os recursos que a Apple para fotografar com o iPhone.

 

 

Para quem escrevemos este artigo

Preparamos este material para pessoas que amam fotografia, seja para imprimir e exibir em porta-retratos ou para publicar nas redes sociais. O principal objetivo deste artigo ensinar como fotografar com iPhone da forma correta.

Outro motivo é que muitas informações que encontramos na internet sobre fotografar com iPhone são aleatórias e em alguns casos superficiais.

Veja este artigo até o fim, ao final você estará apto(a) a tirar excelentes fotos com seu iPhone.

 

 

Como este artigo foi dividido

Dividimos este material em 3 partes:

  1. Preparando seu iPhone
  2. Conheça os recursos
  3. Utilize técnicas

Ao final você ainda terá um guia completo com acessórios úteis para tirar excelentes fotos com seu iPhone. Este é um artigo dinâmico, ou seja, será frequentemente atualizado. Se você quer dar alguma sugestão é só deixar nos comentários ok?

 

 

1. Prepare seu iPhone

Antes de começar a fotografar com o iPhone você precisará prepará-lo, lembre-se seu iPhone ainda é um smartphone. Nesta etapa você vai precisar fazer alguns ajustes importantes antes de começar capturar suas melhores fotos com seu iPhone.

 

Abaixo veja como configurar seu iPhone corretamente.

 

✔︎ Limpe sua lente

Poucas pessoas sabem, mas muitas das fotos que ficam borradas, ficam assim não pela falta de habilidade do fotografo, mas sim pela lente suja. É sempre bom começar do começo, por isso, antes de tirar uma foto certifique-se que a lente da sua câmera está limpa. Se estiver suja ou com marca de digitais (o que é muito comum) vale a pena dar uma esfregadinha com a ponta da camiseta ou com um pedaço de papel higiênico.

Ter lentes limpas fará toda a diferença na hora de tirar fotos com seu iPhone.

 

✔︎ Ative o modo avião

Pensa na seguinte cena: Você está passando de carro pelo litoral quando vê uma linda paisagem para fotografar. Naturalmente, você pega seu iPhone para capturar aquele momento. Acontece que na hora em que você posiciona a câmera, seu amigo do trabalho te liga para perguntar sobre uma planilha com o relatório mensal da empresa.

Seria cômico, mas não é! Fotografias nada mais são do que momentos, se acontece de perdermos um desses momentos, fica difícil reproduzi-los “artificialmente”.

Para evitar este problema utilize o Modo Avião (✈), que pode facilmente ser ativado através da Central de Controle.

 

✔︎ Deixe o App Câmera mais acessível

A Apple lançou o iOS 11 em meados de 2017. São vários os recursos, mas aqui queremos deixar apenas um, que vai te ajudar a acessar a câmera mais rapidamente.

Coloque o App câmera na melhor posição dentro da Central de controle na melhor posição para você fotografar com seu iPhone. Para isso, vá em Ajustes > Central de Controle > Personalizar Controles 

 

✔︎ Desligue o Flash do iPhone

Embora o Flash seja uma excelente ferramenta, nada supera a luz natural, principalmente em dia de sol! Partindo deste principio, recomendamos que você desative o flash da câmera do seu iPhone, isso vai evitar fotos NÃO naturais.

Claro que não podemos esquecer que ainda há ambientes que precisam de luz artificial, neste caso recomendamos o uso, tanto do flash como de acessórios que complementem seu iPhone. Continue lendo este artigo, abaixo vamos te mostrar alguns acessórios indispensáveis para fotografar com iPhone.

 

 

 

2. Conheça os recursos do seu iPhone

Agora que você já preparou seu iPhone, vai conhecer os recursos que a Apple te oferece através da câmera. Embora sejam vários os modelos de iPhone, aqui vamos focar nos recursos da câmera do iPhone 7, que é o aparelho disponibilizado para a produção deste material.

Se por um acaso você tiver um iPhone com versão anterior, verifique se os recursos aqui apresentados também estão disponíveis para seu aparelho. Vamos lá?

 

Conhecendo o aplicativo Câmera do iPhone

O aplicativo câmera do iPhone, tem vários recursos. Alguns são muito utilizados, outros nem tanto. O fato é que o importante é conhece-los, para que no momento certo o utilizemos. Vamos fazer um tour pelos recursos da câmera do iPhone:

 

✔︎ Capture Fotos no “Modo Foto”

Ao abrir o aplicativo Câmera, seu iPhone te exibirá o modo Foto, que é o modo padrão para fotografar com o iPhone. É com este modo que é possível tirar fotos tradicionais. Para tirar uma foto com o iPhone, basta pressionar o botão redondo uma vez.  Se você estiver utilizando um iPhone 6S ou 7, vai poder tirar Live Fotos, que basicamente são fotos que ganham vida ao tocá-las.

 

✔︎ Fotografe com close

Close é uma foto que foca mais na face de uma pessoa ou em algum ponto de um objeto. Com o iPhone é possível fotografar excelentes fotos Close. Para ser mais objetivo, no video abaixo gravamos uma aula completa te ensinando como fotografar close com seu iPhone.

 

 

✔︎ Ajuste o Foco

Uma das vantagens de utilizar o App Câmera do iPhone é que ele faz foco automático na imagem. Perceba que ele vai ajustando a exposição conforme o objeto ao qual você está apontando.

Também é possível alterar o foco e a exposição da câmera para uma área específica, para isso basta tocar sobre a tela no ponto que deseja focar. Outro recurso muito útil é o Bloqueio AE/AF, que pode ser ativado pressionando e segurando a tela por alguns segundos.

 

✔︎ Utilize o HDR

HDR significa High Dynamic Range (Grande Alcance Dinâmico). Quando você usa o HDR na câmera do seu iPhone, iPad e iPod touch “mescla automaticamente” as melhores partes das três fotos tiradas rapidamente com exposições diferentes: uma com exposição normal, uma da parte mais clara da cena e outra da parte mais escura dela. O resultado é uma única foto com cor e detalhes aperfeiçoados.

 

✔︎ Utilize o Modo Série

Sem dúvida, esse é um dos recursos mais úteis e legais do iPhone. Para utiliza-lo, basta pressionar o botão captura e segurar por alguns segundos. O resultado são diversas fotos, mas com a possibilidade de escolher somente as melhores.

 

 

 

3. Utilize Técnicas

A esta altura você já deve ter entendido que fotografar com iPhone é uma excelente opção. Por outro lado, pode estar pensando: Mas como eu utilizo todos os recursos que ele me oferece? A resposta mais rápida é: utilize técnicas.

Nesta etapa vamos abordar algumas técnicas muito utilizadas por fotógrafos de iPhone (Embora não pareça muitos profissionais também fotografam com iPhone).

 

 

✔︎ Utilize a “Grade” ou “Regra dos Terços”

Muitas pessoas que fotografam com o iPhone não sabem, mas o smartphone da Apple tem uma opção de uso profissional chamada de “Grade” ou “Regra dos Terços”. Basicamente, este recurso divide a tela em 9 partes, mas deixando uma parte central.

Além de ajudar no enquadramento da foto, a grade permite que uma foto tirada com o iPhone seja melhor recortada, uma vez que a parte principal está bem centralizada.

No video abaixo você aprenderá como ativar a Grade no seu iPhone

 

✔︎ Fotografe no modo retrato com o iPhone 7

Uma das melhores vantagens de ter um iPhone 7 ou 8 é a possibilidade de fazer fotos no modo retrato. Se você não sabe, o modo retrato desfoca o fundo e foca mais no objeto ou pessoa. A imagem vai ter mais destaque no objeto ou pessoa, deixando o fundo um pouco desfocado.

 

✔︎ Segure firme seu iPhone e tire fotos com o botão volume

Algumas pessoas tem dificuldades em segurar o iPhone e fotografar ao mesmo tempo. É possível que a foto fique desfocada ou tremida.

Para resolver este problema, o ideal é segurar o iPhone com as duas mãos. Assim, além da firmeza, ainda será possível capturar a foto pressionando o botão de volume, bem legal né?

 

 


 

Atualização em andamento…

 

 

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.