fbpx

Como Ativar a Criptografia de Ponta a Ponta nos Backups do iCloud

Como Ativar a Criptografia de Ponta a Ponta nos Backups do iCloud

Com o lançamento do iOS 16.2 e macOS 13.1, a Apple está introduzindo a Proteção Avançada para o iCloud. Em resumo, essa proteção usa criptografia de ponta a ponta para fornecer o mais alto nível de segurança de dados na nuvem da Apple. Veja aqui tudo o que você precisa saber sobre como ativá-lo em seus dispositivos.

Primeiramente é preciso falar que esse recurso garante que todos os usuários do iCloud tenham a opção de proteger ainda mais seus dados, Trata-se de um novo sistema de segurança que inclui o Backup, Fotos, Notas e muito mais. O uso da criptografia de ponta a ponta pela Apple significa que a grande maioria dos seus dados mais confidenciais do iCloud só pode ser descriptografada em seus dispositivos Apple. Ou seja, ninguém – nem mesmo a Apple – pode acessar seus dados, exceto você.

Além disso é importante lembrar que por padrão o iCloud já protege 14 categorias de dados confidenciais usando criptografia de ponta a ponta.

👉 Veja também: Como Acessar o iCloud Pelo Android – Garantido!

O que está incluido na criptografia de ponta a ponta nos backups do iCloud

A partir de agora esse número sobre para 23. A Proteção Avançada de Dados fornece criptografia de ponta a ponta para as seguintes categorias adicionais do iCloud:

  • Backups de Dispositivos e Backups de Mensagens
  • iCloud Drive
  • Anotações
  • fotos
  • Lembretes
  • Memorandos de Voz
  • Favoritos do Safari
  • Atalhos da Siri

As únicas categorias principais de dados do iCloud que não são cobertas são o Mail, Contatos e Calendário do iCloud devido à necessidade de interoperar com os sistemas globais de e-mail, contatos e calendário.

Crucialmente, a Proteção Avançada de Dados para iCloud é um recurso de aceitação, então você deve ativá-lo você mesmo usando as etapas abaixo. Observe que, se você perder o acesso à sua conta, só poderá recuperar seus dados usando a senha ou senha do seu dispositivo, um contato de recuperação ou uma chave de recuperação. (Você será orientado a configurar pelo menos um contato de recuperação ou chave de recuperação antes que a Proteção Avançada de Dados seja ativada.)

Também vale a pena ter em mente que, quando a Proteção Avançada de Dados está ativada, o acesso aos seus dados via iCloud.com é desativado por padrão, embora você tenha a opção de ativar o acesso a dados no iCloud.com, o que permite que o navegador da web e a Apple tenham acesso temporário a chaves de criptografia específicas de dados. Antes de ativar a Proteção Avançada de Dados, primeiro você terá que atualizar todos os seus dispositivos para as versões mais recentes do software, caso contrário, terá que remover esses dispositivos da sua conta, pois eles não suportarão criptografia de ponta a ponta.

A Proteção Avançada de Dados estará disponível no iPhone, iPad e Mac a partir do iOS 16.2, iPadOS 16.2 e macOS 13.1, todos os quais devem ser lançados em dezembro de 2022.

Como Ativar a Recuperação de Conta no iPhone, iPad e Mac

Antes de ativar a Proteção Avançada de Dados, você precisará configurar a Recuperação de Conta. Isso garante que você possa recuperar seus dados se esquecer sua senha.

  1. Abra Configurações no seu iPhone ou iPad (ou Configurações do Sistema no Mac) e selecione o banner do seu ID Apple na parte superior do menu.
  2. Selecione iCloud.
  3. Selecione Proteção Avançada de Dados.
  4. Selecione Recuperação de Conta e siga as instruções na tela para configurá-la.

Durante a configuração da Recuperação de Conta, você poderá selecionar um contato de recuperação – uma pessoa confiável, como um membro da família ou amigo. Eles receberão códigos de recuperação se você esquecer sua senha. Você também terá a opção de definir uma chave de recuperação de 28 caracteres, que precisará imprimir e manter em algum lugar seguro ou armazenar em um gerenciador de senhas.

Como ativar a proteção avançada de dados no iPhone, iPad e Mac

Depois que a Recuperação de Conta estiver configurada, você poderá ativar a Proteção Avançada de Dados para Backups do iCloud.

  1. Abra Configurações no iPhone ou iPad (Configurações do Sistema no Mac) e selecione o banner do seu ID Apple na parte superior do menu.
  2. Selecione iCloud.
  3. Selecione Proteção Avançada de Dados.
  4. Ative o interruptor para Proteção Avançada de Dados para ativá-lo.

 

Pronto. Seus backups do iCloud agora estão protegidos com criptografia de ponta a ponta.

Você pode desativar a Proteção Avançada de Dados a qualquer momento. Ao fazer isso, seu dispositivo carregará com segurança as chaves de criptografia necessárias para os servidores da Apple, e sua conta reverterá para um nível padrão de proteção.

Via

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.