Como Verificar (e Alterar) os Dados de Saúde que Seu iPhone Está Rastreando

Você pode estar registrando mais métricas do que imagina!

Introdução ao Apple Health

Se você tem um iPhone, então já possui o app Saúde da Apple, que vem pré-instalado. Este aplicativo serve como o centro para todos os seus dados de saúde e fitness, desde os passos que você dá até os alimentos que você consome.

Alguns de vocês podem olhar para este aplicativo todos os dias, talvez até usá-lo junto com um Apple Watch. Ou você pode nunca abrir o aplicativo.

Mas, quer você seja um usuário frequente ou não, vale a pena verificar os dados que ele está coletando e os diversos aplicativos e dispositivos com os quais está se comunicando e compartilhando esses dados.

Seus Dados no App Saúde

A Apple afirma que o app Saúde conta automaticamente seus passos e suas distâncias de caminhada e corrida. Se você emparelhar um Apple Watch com seu iPhone, o app Saúde também registrará os dados de atividade de outros tipos de exercícios e movimentos.

Há também um Perfil de Saúde dentro do aplicativo, onde você pode adicionar detalhes como tipo sanguíneo e data de nascimento.

O app Saúde armazena todas as informações no iCloud por padrão. Quando você habilita a autenticação de dois fatores em sua conta (e deve habilitar), esses dados são criptografados de ponta a ponta — nem mesmo a Apple pode vê-los.

Se preferir manter esses dados apenas no seu iPhone, abra Ajustes e toque no seu nome no topo. Escolha iCloud, Mostrar Tudo, e depois Saúde para desligar a sincronização com o iCloud.

Todos os dados de saúde armazenados no seu iPhone são criptografados pelo seu código de acesso ou Face ID quando o aparelho está bloqueado.

Como Verificar os Dados que Seu App Saúde Está Rastreamento

Abrir o app Saúde no seu iPhone e verificar a tela Resumo dará uma boa ideia dos tipos de dados que o aplicativo já está rastreando. Se você for à aba Navegar, pode ver todos os diferentes tipos de dados que o aplicativo pode registrar, desde seus medicamentos até seu sono. Basta tocar em uma categoria de dados para ver se há registros.

Em cada tela de tipo de dados, você verá um link de Fontes de Dados e Acesso. Toque nele para ver de onde o app Saúde está obtendo suas informações. Você pode ver seu iPhone e seu Apple Watch listados, por exemplo, além de qualquer aplicativo de terceiros que você permitiu interagir com seus dados de saúde (seja para relatar ou acessar, ou ambos).

Parar Seu iPhone de Rastrear Dados de Saúde

Você pode deletar registros a partir daqui, conforme explicado acima, mas para realmente parar o rastreamento você precisa ir até a tela principal de Ajustes do iOS.

Escolha Saúde e verá uma lista de aplicativos conectados ao app — escolher qualquer um deles permite que você apague os dados que eles registraram e os desconecte.

Para parar seu iPhone de rastrear sua atividade (incluindo passos), escolha Privacidade e Segurança e depois Movimento e Fitness na tela de Ajustes do iOS.

Desative o interruptor de Rastreamento de Fitness, e os dados do próprio iPhone não serão mais registrados. Se você tiver aplicativos de rastreamento de terceiros instalados, pode dar permissão para registrar atividade a alguns deles, mas não a outros, se necessário.

Parar Seu Apple Watch de Rastrear Dados de Saúde

Se você tem um Apple Watch, também pode parar de registrar atividade nele — no aplicativo Watch no seu iPhone, abra a aba Meu Relógio, depois escolha Privacidade para encontrar o interruptor de Rastreamento de Fitness. Isso não apaga os dados que o relógio já registrou (vá ao app Saúde conforme descrito acima para fazer isso).

Verifique com Quem Você Está Compartilhando Seus Dados de Saúde

Finalmente, vale a pena verificar com quem mais você está compartilhando seus dados de saúde — embora não haja surpresas aqui. Isso por que você configurou essas conexões especificamente com membros da família ou amigos de fitness.

Por fim, no app Saúde, toque na aba Compartilhamento, e você pode ver as conexões atuais, escolher quais tipos de dados está compartilhando e desativar quaisquer conexões que não deseja mais manter ativas.

Via

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.