Como Permitir Apps de Qualquer Lugar no MacOS Ventura

 

Aprenda Como Permitir Apps de Qualquer Lugar no MacOS Ventura vendo este tutorial até o final!

 

Muitas pessoas querem saber como baixar apps de qualquer lugar no MacOS Ventura. É fato que algumas pessoas não gostaram da Apple ter removido a opção “Permitir aplicativos baixados de qualquer lugar” nas versões mais recentes do sistema. No entanto, isso não significa que seja impossível baixar e abrir aplicativos de outro lugar.

Em primeiro lugar vale lembrar que e os usuários avançados podem ativar esse recurso nas Configurações do Sistema se precisarem no Mac. Já os usuários iniciantes podem seguir os passos deste tutorial que possivelmente também conseguirão liberar esta função.

 

Cuidados antes de liberar a função Permitir Apps de Qualquer Lugar no MacOS Ventura

Primeiramente é importante notar que fazer alterações no Gatekeeper tem consequências de segurança e privacidade. Esta é uma função apropriada apenas para usuários avançados, que sabem o que e por que estão fazendo.

Segundo a Apple, o usuário médio de Mac não deve fazer nenhuma alteração no Gatekeeper, principalmente se precisar de segurança extra.

 

Como permitir apps de qualquer lugar no MacOS Ventura

Veja como você pode reativar a opção “Em qualquer lugar” no painel de preferências de segurança no MacOS:

 

1. Saia das Configurações do Sistema se estiver aberto no momento;

2. Em seguida abra o aplicativo Terminal, a partir do Spotlight com comando + barra de espaço digitando Terminal e pressionando return, ou através da pasta Utilitários

3. Digite exatamente a seguinte sintaxe de comando:

sudo spctl --master-disable

4. Pressione Return e autentique com uma senha de administrador, a senha não aparecerá na tela enquanto você digita, o que é típico do Terminal

Apps de Qualquer Lugar no MacOS

5. Agora clique no menu  Apple, em seguida vá para “Configurações do Sistema”

6. Escolha  “Privacidade e Segurança” em seguida role para baixo para encontrar a seção ‘Segurança’ do painel de preferências

7. A opção “Em qualquer lugar” agora será selecionada e disponível nas seleções “Permitir aplicativos baixados de”

Apps de Qualquer Lugar no MacOS

8. Você pode manter isso ativado ou alternar as outras opções. Entretanto, lembre-se que a opção “Em qualquer lugar” para aplicativos permanecerá ativada e disponível nas Configurações do Sistema até ser desativada novamente via linha de comando.

Agora você pode baixar, abrir e iniciar aplicativos de qualquer lugar do Mac, o que pode ser desejável para usuários avançados, desenvolvedores e outros iniciantes, mas isso representa riscos de segurança, por isso é altamente recomendável não ativar para o usuário médio do Mac. Isso ocorre porque um desenvolvedor não identificado sem escrúpulos pode usar malware, junkware, trojans ou outras atividades nefastas em um aplicativo, e a suposição padrão deve ser não confiar em software aleatório de fontes não confiáveis.

Ignorando o Gatekeeper com um clique

Outra opção que não envolve o uso do Terminal e pode ser usada de forma única é o simples truque de bypass do Gatekeeper:

  1. Primeiramente clique com o botão direito do mouse ou clique com a tecla Control pressionada em qualquer aplicativo que você deseja abrir de um desenvolvedor não identificado
  2. Escolha “Abrir”
  3. Confirme se você deseja abrir esse aplicativo, apesar de ser de um desenvolvedor não identificado

Essa abordagem não tem impacto em outros aplicativos e está disponível por aplicativo. Isso não afeta as configurações de Privacidade e Segurança no Mac e não afeta a opção ‘Em qualquer lugar’ para permitir que os aplicativos sejam baixados ou abertos de qualquer lugar.

Como ocultar “Em qualquer lugar” das opções de segurança de ‘Permitir aplicativos baixados de’ no MacOS Ventura

Se você deseja retornar à configuração padrão ou ocultar a opção ‘Em qualquer lugar’ nas Configurações do Sistema, basta retornar ao Terminal e digitar o seguinte comando: sudo spctl --master-enable

Pressione Return, autentique com a senha de administrador novamente e você voltará à opção padrão de não ter mais “Em qualquer lugar” como uma opção para selecionar na tela de Segurança.

 

Via

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.