Como Fazer Backup das Fotos do iPhone no HD Externo

Como Fazer Backup das Fotos do iPhone no HD Externo

Neste tutorial você vai aprender como fazer backup das fotos do iPhone no HD externo, mesmo que seja iniciante!

Que o iPhone é uma excelente ferramenta para tirar fotos, disso ninguém dúvida. De fato, as fotos do iPhone ficam excelentes! O problema só acontece quando a memória interna do aparelho passa a ficar cheia. Para este problema a Apple oferece o iCloud Fotos como solução, porém pode ser que você não queira ficar refém dessa hospedagem de fotos, que fazem com que você tenha que pagar eternamente…

 

Outra possível solução é transferir suas fotos para seu computador, mas o que acontece quando o tamanho da sua biblioteca de fotos do iPhone excede o espaço que você tem disponível no seu Mac? Neste tutorial vamos te mostrar o passo a passo para fazer backup das fotos do iPhone em um HD externo.

 

👉 Veja também: Filmagem com o iPhone: O Guia Absolutamente Completo [Grátis]

 

Para quem preparamos este material

Preparamos este conteúdo, especialmente para pessoas que precisam fazer o backup das suas fotos do iPhone no HD externo, mas que não tem nenhuma idéia de como fazer, muito menos por onde começar… Se você se identificou, veja este material até o fim!

 

Como fazer backup das fotos do iPhone no HD externo

Realmente não é difícil chegar ao ponto em que você tem mais imagens em seu iPhone de 128 GB do que pode caber em seu Mac, o que torna um pouco mais completo o backup dessas imagens. De fato existem várias soluções que prometem fazer backup de suas fotos do iPhone, mas você não precisa delas – basta seguir os passos deste tutorial

 

Primeiro você deve ter certeza de que tem o que precisa, veja a seguir…

 

O que você precisará para fazer o backup das fotos do iPhone

  • Um iPhone abarrotado de imagens;
  • Um Mac;
  • Um HD externo.
  • Cabo para conectar seu iPhone no Mac

 

Agora, siga os passos para fazer o backup das suas fotos do iPhone em um HD externo utilizando seu computador Apple.

1. Conecte seu HD externo ao Mac

Supondo que você já formatou seu HD corretamente, sua primeira ação deve ser conectá-lo ao seu Mac e verificar se ela aparece no Finder. Depois, copie algo da sua área de trabalho, só para verificar se está funcionando corretamente. Em seguida, crie uma nova pasta, que você pode chamar de ‘Backup de Fotos do iPhone’ na unidade.

 

 

2. Conecte seu iPhone ao Mac

Conecte seu iPhone ao Mac usando o cabo USB. Houve um tempo em que fazer isso automaticamente iniciava o iTunes, mas hoje em dia você verá seu iPhone (ou iPad) aparecer como uma fonte em seu Finder. Por isso não se preocupe quando isso acontecer.

 

3. Abra o App Captura de Imagem

Você precisa usar um utilitário instalado em seu Mac para habilitar o resto do processo. Você o encontrará na pasta Aplicativos, o caminho ilustrado abaixo:

 

 

4. Verifique seu iPhone

Depois de abrir o aplicativo Captura de Imagem no Mac, você deve ver o iPhone listado na barra lateral chamada Dispositivo, do outro lado você encontrará as suas fotos do iPhone.

 

 

É provável que você precise desbloquear o iPhone usando o Face ou Touch ID – você verá um pequeno ícone de cadeado cinza ao lado da lista de dispositivos, se necessário. Você também pode ser solicitado a confiar no seu Mac, seguindo um conjunto de popups na tela. Não há problema nenhum em confiar no seu Mac.

 

Aguarde alguns instantes para que os ícones de todos os filmes e fotos armazenados no seu iPhone apareçam no visualizador do Captura de Imagem. O tempo que isso leva depende do tamanho da sua coleção, mas geralmente não leva mais do que alguns minutos.

 

6. Selecione as fotos e filmes que deseja fazer backup no HD externo

Você pode percorrer a lista de imagens no Visualizador de imagens para selecionar cada uma individualmente com a caixa de seleção se tiver paciência. Se preferir, também pode fazer o backup de todas as fotos, para isso clique em uma delas depois pressione Command + A para selecionar todas.

 

7. Selecione o Destino – Mais importante!

Chegou hora de enviar as fotos do iPhone para o HD externo. Ao olhar para a parte inferior da tela, você verá o menu suspenso Importar para: Por padrão, o app importa para a pasta Imagens, mas não é isso que queremos.

Selecione o menu suspenso e escolha Outro na parte inferior da lista, navegue até o HD externo em seguida selecione a pasta de Backup de imagens criada anteriormente.

 

 

8. Importe as imagens

Se você deseja fazer o backup somente das fotos selecionadas, clique no botão baixar. aguarde até que a operação seja concluída. Como alternativa, toque em Importar tudo para selecionar todas fotos e filmes, sem se preocupar em selecionar todas as fotos. Esta é a etapa mais demorada de todas – se você tiver 250 GB de imagens, todo o processo pode levar cerca de uma hora ou mais, mas varia dependendo da velocidade do cabo, da potência e da eficiência HD externo.

 

Veja este tutorial em vídeo

 

Considerações Finais

Ao final você deve garantir que todas as fotos e filmes foram transferidas para seu HD externo… Uma boa forma de fazer isso é abrir a pasta de destino em seu HD externo a partir do Finder e verificar se o número de itens que ela contém (que você deve ver na parte inferior da janela do Finder) corresponde ao número de itens em seu aplicativo Fotos.

Para conferir essa informação no seu iPhone, toque em Fotos, abra Todas as fotos e levante o visualizador da parte inferior da tela para encontrar algo como 6.552 fotos, 503 vídeos. Isso indica que você deve encontrar 7.055 itens em sua pasta de backup.

 

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.