Como Desinstalar o MacOS Sonoma Beta do Mac

 

 

Saiba como desinstalar o macOS Sonoma beta e voltar à atualização pública mais recente do macOS.

A Apple lança versões beta de seus próximos sistemas operacionais todos os anos. Tudo para permitir que os desenvolvedores preparem seus aplicativos e os testadores beta forneçam feedback e relatem bugs. A versão beta do desenvolvedor do macOS Sonoma, que está disponível gratuitamente, oferece aos usuários de Mac acesso a uma série de novos recursos antes do lançamento público estável.

No entanto, se você experimentou o macOS Sonoma beta no seu Mac, talvez queira desinstalá-lo por vários motivos. Abaixo, mostraremos como fazer isso.

Visão geral do MacOs Sonoma no Mac

O macOS Sonoma traz vários novos recursos que melhoram a experiência de usar seu Mac. Além disso existem novos recursos como chamadas de vídeo, protetores de tela em câmera lenta, adicionar widgets à sua área de trabalho e muito mais. Ele também permite que você adicione qualquer site como um aplicativo da web no seu Mac, proporcionando uma experiência semelhante a um app padrão do macOS.

Entretanto é preciso dizer que o macOS Sonoma pode ser executado no iMac Pro e em outros Macs lançados em 2018 e posterior. Entretanto se você não está se dando bem com a versão beta, ainda poderá aproveitar todos os melhores recursos do macOS Sonoma quando o lançamento público estiver disponível para download no outono de 2023.

Por que desinstalar o MacOS Beta?

O risco que você corre ao instalar versões beta de sistemas operacionais é que eles podem não ser estáveis. Você pode experimentar bugs do macOS que podem arruinar a experiência de usar seu Mac. Esses bugs também podem causar problemas no seu fluxo de trabalho e são frustrantes quando você tem que trabalhar a tempo. Inclusive já publicamos 3 Motivos Para Você NÃO Instalar o MacOS Sonoma Beta

A recomendação geral é instalar o software beta da Apple em um Mac extra do qual você não precisará depender.

Desinstale o Sonoma Beta Usando o macOS Recovery

Para desinstalar o macOS Sonoma beta, você precisará entrar no macOS Recovery. Primeiramente é importante falar que esse procedimento apagará os dados do seu Mac. Por isso antes de instalar a versão beta, a Apple sugere fazer um backup dos seus dados com o Time Machine. Ou seja, se ocorrer qualquer problema você pode recuperar após a desinstalação para recuperar seus dados.

Se você tiver alguns arquivos novos que deseja manter, mova-os para uma unidade externa para que possa copiá-los após o downgrade da versão beta. Quaisquer dados que você não tenha feito backup ou transferido para outro lugar serão excluídos permanentemente.

Você também precisará de uma conexão Wi-Fi ativa para baixar uma versão mais antiga do macOS usando a Recuperação pela Internet.

Para entrar na Recuperação do macOS, siga estes passos:

  1. Primeiramente desligue seu Mac abrindo o menu Apple e selecionando Desligar > Desligar. Em seguida, espere o seu Mac desligar.
  2. Nos Apple Silicon Macs, mantenha pressionado o botão liga/desliga até ver as opções de inicialização. Em Macs Intel, pressione o botão liga/desliga e mantenha pressionado Cmd + R.
  3. Em seguida clique em Opções e Continue.
  4. Selecione sua conta de usuário e digite sua senha para entrar no macOS Recovery.

Depois de entrar na Recuperação do macOS, você pode desinstalar a versão beta usando o Utilitário de Disco. Aqui está o que você precisa fazer:

  1. Selecione Utilitário de Disco e clique em Continuar.
  2. Clique em Macintosh HD na barra lateral e, em seguida, clique em Apagar.
  3. Clique em Apagar novamente e, em seguida, em Apagar Mac.
  4. Outro pop-up aparecerá para confirmação. Clique em Apagar Mac e Reiniciar.

Seu computador será reiniciado. Quando ele for iniciado, o Assistente de Recuperação será iniciado, momento em que você poderá se conectar à sua rede e ativar seu Mac antes de reinstalar o macOS Ventura. Além disso, se você usar o Bloqueio de Ativação no seu Mac, deverá inserir seu ID Apple e senha.

Depois de ativar seu Mac, você pode selecionar Sair para Recuperação, clicar em Reinstalar macOS Ventura e passar pela configuração do seu Mac. Durante o processo de configuração, você terá a opção de restaurar seu Mac a partir de um backup do Time Machine.

O Retorno à Estabilidade do Mac 

O macOS Sonoma é uma atualização sólida, e a versão beta permite que os usuários obtenham acesso antecipado e relatem bugs. Mas o software beta da Apple não é para todos, especialmente se eles dependerem de aplicativos específicos para funcionar perfeitamente.

Felizmente, desinstalar o macOS Sonoma beta é um processo relativamente simples. Tudo o que você precisa fazer é apagar e restaurar seu Mac, o que é fácil se você tiver um backup do Time Machine ou usar o iCloud.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.