Como Calibrar a Bateria de um iPhone em 6 Passos Fáceis

 

Como Calibrar a Bateria de um iPhone em 6 Passos Fáceis

Veja como calibrar a bateria do seu iPhone e por que vale a pena fazer de vez em quando. Os benefícios podem surpreendê-lo!

A baixa duração da bateria é uma queixa comum entre os proprietários de smartphones. Não importa se você é um usuário de iPhone ou Android; se você usar muito seu telefone durante o dia, a bateria terá sorte de chegar ao pôr do sol. No entanto, você sabia que algo tão simples como calibrar a bateria do seu iPhone pode ajudar? Vamos dar uma olhada mais de perto em como calibrar a bateria de um iPhone e por que a calibração é importante. Depois de fazer isso, seu iPhone pode durar mais e ficar pronto quando você precisar.

Por Que Você Deve Calibrar A Bateria Do Seu iPhone

Calibrar a bateria do seu iPhone (também conhecida como redefinir a bateria de um iPhone) é uma parte surpreendentemente importante da manutenção do iPhone. Infelizmente, muitas pessoas não percebem seus benefícios, e ainda menos levam tempo para executar as etapas necessárias.

Sem uma bateria calibrada corretamente, é provável que você experimente leituras percentuais de bateria imprecisas e erráticas, consumo mais rápido da bateria e uma vida útil total mais curta para sua bateria. Se o seu iPhone desligar inesperadamente quando a porcentagem de duração da bateria atingir um único dígito, a má calibração é quase certamente a culpada.

Muitos fatores podem fazer com que uma bateria seja calibrada incorretamente. Atualizações de software, atualização de aplicativos em segundo plano, novos recursos e até mesmo o uso do dia-a-dia simples podem causar discrepâncias. E mesmo que você não tenha notado uma calibração incorreta, executar as etapas abaixo garantirá que todos os íons da bateria estejam fluindo, melhorando assim o desempenho máximo da bateria.

Embora você não precise calibrar regularmente, vale a pena tentar se o seu iPhone estiver mais antigo ou se você tiver problemas de bateria que outras etapas não resolveram.

Preparando-se para calibrar a bateria do seu iPhone

Antes de iniciar o processo de calibração, você deve tomar algumas etapas de preparação. Todos eles giram em torno da desativação de recursos e serviços, para que o menor número possível de tarefas atraia energia.

Isso ajudará a levar a uma leitura precisa mais tarde no processo. Depois de redefinir a bateria, você pode reativar todas essas opções. Também vale a pena garantir que você não tenha ativado acidentalmente o Modo de Baixa Energia acessando Configurações > Bateria.

Desativar Serviços de Localização

Para desativar os serviços de localização no seu iPhone, siga estas etapas:

  1. Primeiramente abra o aplicativo Ajustes.
  2. Em seguida role para baixo e toque em Privacidade e Segurança
  3. Toque em Serviços de Localização na parte superior.
  4. Agora, desative os Serviços de Localização.

Lembre-se, você pode usar os Serviços de Localização para rastrear um iPhone perdido, então não se esqueça de reativar isso depois de terminar a calibração.

Desativar Atualização em Segundo Plano

Siga as instruções abaixo para desativar o recurso de atualização do aplicativo em segundo plano no seu iPhone:

  1. Primeiramente abra o aplicativo Ajustes e toque em Geral.
  2. Em seguida selecione Atualização de Aplicativo em Segundo Plano.
  3. Toque em Atualização em 2º Plano uma segunda vez.
  4. Selecione a opção Desativado.

Diminua o brilho da sua tela

Veja como diminuir o brilho da tela em um iPhone:

  1. Abra o aplicativo Configurações.
  2. Em seguida role para baixo e selecione Exibição e Brilho.
  3. Mova o controle deslizante de Brilho para a esquerda.

Desative Atualizações Automáticas de Aplicativos

Finalmente, para desativar as atualizações automáticas, siga estes três passos:

  1. Primeiramente abra o aplicativo Ajustes.
  2. Role para baixo e toque na App Store.
  3. Em Downloads Automáticos, desative as Atualizações de Aplicativos.

Como calibrar a bateria do seu iPhone

Agora, você está pronto para calibrar a bateria do seu iPhone. Esteja avisado de que é preciso um pouco de paciência; você precisará esperar por alguns ciclos completos de carga e drenagem para terminar.

Felizmente, você não precisa de ferramentas ou aplicativos de terceiros. Qualquer coisa que você veja na App Store prometendo redefinir a bateria do seu iPhone é, na melhor das hipóteses, desnecessária e, na pior das hipóteses, uma farsa. A calibração da bateria do iPhone é fácil de executar sem ajuda extra.

1. Esgote a bateria do seu iPhone

O primeiro passo é drenar completamente a bateria do seu iPhone. Você pode fazer isso durante o uso normal. Se você quiser acelerar o processo, pode reproduzir um vídeo longo no YouTube com o volume aumentado para o nível máximo.

2. Aguarde Três Horas

Você deve ter notado que seu iPhone desligará automaticamente, mesmo que a bateria tenha uma pequena porcentagem restante. Este processo é projetado; dá ao dispositivo a chance de salvar o estado atual de seus aplicativos para que você não perca dados.

É importante deixar as últimas brasas da vida útil da bateria morrerem. A única maneira de fazer isso é esperar. Quanto mais você esperar, melhor, mas você deve esperar pelo menos três horas. Se você tiver tempo, é preferível deixá-lo descansar durante a noite.

3. Carregue seu iPhone

Agora, é hora de reabastecer a bateria. Para garantir o desempenho ideal, certifique-se de seguir estas dicas:

  • Use uma tomada de parede em vez de um computador para carregar.
  • O ideal é usar um carregador oficial da Apple. No mínimo, certifique-se de usar um cabo Lightning confiável ou um cabo USB-C de alta qualidade se você tiver um iPhone 15 (ou posterior) e não uma imitação barata.
  • Continue carregando por algumas horas, mesmo depois que seu telefone mostrar a bateria 100% cheia. Você precisa garantir que você espreme cada gota de energia para garantir que a calibração funcione corretamente.

4. Drenar Seu iPhone

Agora, você precisa repetir todo o processo uma segunda vez. É a mesma broca de antes: drenar completamente a energia do seu dispositivo. Use-o como você normalmente faria ou reproduza vídeos em loop para movê-lo mais rápido.

5. Aguarde Mais Três Horas

Está ficando repetitivo agora, mas fique com ele. Mais uma vez, você precisa garantir que drena a última parte da bateria do seu iPhone. Como antes, quanto mais tempo você puder deixá-lo, melhor.

6. Carregue seu iPhone novamente

Para concluir o processo, você precisa recarregar seu dispositivo. Siga as mesmas diretrizes de antes, garantindo que seu telefone continue carregando por algumas horas, mesmo depois de cheio.

Finalmente, você precisa reativar os serviços e funções que desativou anteriormente. Ative novamente os Serviços de Localização, Atualização em Segundo Plano e Atualizações Automáticas e volte a aumentar o brilho da tela.

E é isso. Agora, a bateria do seu iPhone foi recalibrada.

Ative o carregamento otimizado da bateria após a calibração

Uma vez que seu iPhone ou iPad seja calibrado com sucesso, é hora de garantir que sua bateria não precise de outra calibração, pelo menos por um longo tempo.

A melhor maneira de fazer isso é ativar o Carregamento Otimizado da Bateria no seu iPhone. Quando isso está ligado, seu iPhone aprende com sua rotina de carregamento típica e não carrega além de 80% até que você esteja prestes a usá-lo.

Vá para Configurações > Bateria > Saúde e Carregamento da Bateria > Carregamento Otimizado da Bateria para ativar isso. Isso retarda o envelhecimento da bateria do seu iPhone, evitando que sua capacidade máxima se degrade rapidamente.

Outras dicas de economia de bateria para iPhone

Se a recalibração não resolveu os problemas de bateria do seu iPhone, talvez seja hora de gastar algum dinheiro em uma bateria nova. Você mesmo pode trocar a bateria se estiver se sentindo confiante, mas isso anulará a garantia do seu iPhone.

Portanto, é sempre melhor marcar uma consulta na Apple Store em um Genius Bar e substituí-la com ajuda profissional. Uma bateria nova e a mão de obra necessária não são tão caras quanto você imagina.

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.