Atualização do iOS 17.5: Apple Corrige Bug que Restaurava Fotos Excluídas
Na semana passada, alguns usuários de iPhone relataram que a atualização do iOS 17.5 da Apple introduziu um bug. O problema fez com que fotos antigas, anteriormente excluídas, reaparecessem no aplicativo Fotos. A Apple rapidamente lançou a atualização iOS 17.5.1 para corrigir o problema. Entretanto, a explicação fornecida sobre “corrupção do banco de dados” nas notas de versão foi breve. Além disso não tranquilizou muitos usuários em relação à privacidade de seus dados.
A Apple, buscando esclarecer a situação, ofereceu mais detalhes sobre o problema e sua causa. Em uma conversa com o 9to5Mac, a empresa esclareceu que o problema não estava relacionado ao iCloud Photos. Além disso confirmou que o bug nunca teve acesso às fotos excluídas. A causa do reaparecimento das fotos foi uma entrada corrompida no banco de dados dos dispositivos afetados. Em outras palavras, as imagens excluídas que foram restauradas estavam armazenadas localmente e nunca saíram dos dispositivos dos usuários.
Explicação da Apple
A Apple explicou que, em alguns casos raros, o iOS 17.5 restaurou inadvertidamente os arquivos a partir dos dados corrompidos, repovoando o aplicativo Fotos com as imagens excluídas. A empresa afirmou que o problema afetou um pequeno número de usuários e um pequeno número de fotos.
Para explicar os relatos de que algumas fotos restauradas eram muito antigas, a Apple disse que, em alguns casos, os dados corrompidos podem ter sido copiados de um dispositivo para outro durante a restauração de um backup local, transferência de dispositivo a dispositivo ou restauração de um backup do iCloud (sem envolver o iCloud Photos).
Um usuário afirmou no Reddit que suas fotos reapareceram em um iPad que ele havia apagado e vendido a um amigo; essa alegação foi posteriormente excluída. A Apple esclareceu que isso não poderia ter ocorrido se o usuário tivesse apagado corretamente o dispositivo antes da venda, utilizando a opção “Apagar Todo o Conteúdo e Configurações” encontrada em Configurações ➝ Geral ➝ Transferir ou Redefinir. Ou o usuário não realizou essa etapa necessária, ou a alegação era falsa.
Notavelmente, a atualização iOS 17.5.1 da Apple para corrigir o problema não remove as fotos previamente excluídas que reapareceram após a atualização para o iOS 17.5. Portanto, os usuários afetados precisarão excluir manualmente essas imagens novamente. As fotos movidas para o álbum “Excluídas Recentemente” permanecerão lá por 30 dias.