7 Melhores Alternativas ao Microsoft Office 365 no Mac

 

7 Melhores Alternativas ao Microsoft Office 365 no Mac

Precisa de uma alternativa gratuita ao Microsoft Office para o seu Mac? Confira essas excelentes suítes de escritório para Mac que você pode usar sem custos.

Aplicativos alternativos ao Microsoft Office para Mac É bastante fácil deixar o Windows para trás. Basta comprar um Mac, levar alguns dias para se adaptar e nunca mais olhar para trás. Mas, para os usuários do Microsoft Office que não têm uma assinatura do Microsoft 365, comprar o Office novamente para o seu Mac pode ser um incômodo dispendioso.

Se você trabalha em um ambiente de escritório tradicional que utiliza o Excel e o Word, talvez tenha que agradar seus colegas de trabalho. No entanto, se você já superou esse mundo e ainda precisa editar documentos do Office de vez em quando sem adquirir uma assinatura do Microsoft 365, aqui estão as melhores alternativas gratuitas ao Office e ao Microsoft Word para o seu Mac.

 

 

1. Google Suite

Se você está pensando em deixar o mundo da Microsoft e procura um processador de texto gratuito para o seu Mac, a melhor opção é aderir a suite do do Google. O Google Docs, Sheets e Slides são equivalentes para Mac e Windows e as três alternativas diretas ao Microsoft Word, Excel e PowerPoint – essencialmente, são uma versão gratuita do Office para o seu Mac!

Não há uma alternativa real ao Outlook além do Gmail, e você pode obter o OneNote no Mac gratuitamente. A suíte do Google é realmente boa e se integra bem à sua conta do Google. Você poderá abrir um arquivo do Excel que recebeu via Gmail no Google Sheets, que é essencialmente apenas uma versão gratuita do Excel.

Você pode facilmente importar arquivos do Microsoft Office para trabalhar neles e depois exportá-los novamente em formatos do Microsoft Office para compartilhar. E se você está fazendo coisas bastante básicas com fontes e formatação padrão, pode usar sem problemas; a outra parte nunca descobrirá que você não está usando o Microsoft Office.

De certa forma, o Google Docs é mais poderoso do que o Microsoft Word. Há uma extensa galeria de complementos, modelos bonitos, ferramentas de pesquisa integradas superiores e recursos de busca do Google. Todos esses recursos incríveis essencialmente tornam o Google Docs uma versão gratuita do Word para o seu Mac.

Além disso, há a vantagem da habilidade em nuvem do Google. Colaborar simultaneamente com vários usuários em um documento é pura alegria. É um benefício pequeno, mas que faz maravilhas para a produtividade.

A suíte inteira é gratuita, com 15GB de armazenamento incluídos. O único problema é que não há um aplicativo de desktop real para nenhum deles – embora você possa trabalhar offline em documentos no Chrome ou no Microsoft Edge ativando a configuração Offline no Google Drive.

Acesse: Google Docs | Google Sheets | Google Slides (Grátis)

2. LibreOffice

O LibreOffice é amplamente reconhecido como a melhor alternativa de código aberto à suíte Microsoft Office 365. Isso significa que é completamente gratuito e disponível em várias plataformas. É, de longe, uma das melhores alternativas ao Microsoft Office 365 para usuários de Mac.

Se você está acostumado com a interface do usuário do Microsoft Office (anterior à era da Faixa de Opções), não levará muito tempo para se adaptar ao LibreOffice. Ao contrário dos aplicativos do Google, a suíte LibreOffice inclui aplicativos de desktop offline repletos de recursos profissionais que você espera.

Para tornar a oferta ainda mais atraente, o LibreOffice recentemente adicionou um componente online. Portanto, você pode sincronizar arquivos do Google Drive ou OneDrive e editá-los diretamente no LibreOffice (embora não haja recurso de colaboração).

O LibreOffice também faz um bom trabalho em relação à formatação ao importar documentos do Microsoft Office. Mesmo planilhas complexas do Excel importadas para o LibreOffice Calc funcionam como deveriam.

O LibreOffice na verdade surgiu do OpenOffice, que costumava ser a alternativa padrão ao Microsoft Office. No entanto, o OpenOffice não recebeu atualizações significativas recentemente, e sua equipe de desenvolvimento está considerando encerrar o projeto. Portanto, recomendamos que você evite o OpenOffice. Por outro lado, o histórico recente do LibreOffice tem sido excelente.

Faça o download: LibreOffice (Grátis)

 

 

 

3. Suite iWork

Incluído com o seu Mac está a suíte iWork: Pages, Numbers e Keynote. Estas são as próprias alternativas da Apple para o Word, Excel e PowerPoint. Por exemplo, o Pages é uma das melhores alternativas ao Word para os utilizadores de Mac.

Uma vez que estas são aplicações centradas no Mac, a interface do utilizador é bastante diferente. Em vez de ser pesada no topo, as opções aparecem num menu contextual do lado. E não tem tantas opções como a suíte Microsoft Office 365. Uma vez que todas as três aplicações estão agora maduras, todas as funcionalidades básicas estão cobertas.

Depois de se habituar a elas, são realmente agradáveis de usar (algo que não podemos necessariamente dizer sobre o Microsoft Office 365). Embora as opções de personalização sejam limitadas, tudo o que está disponível é bastante polido.

Quando cria algo no Keynote, as hipóteses são de que acabará por criar algo bonito. O mesmo acontece com o Pages – mover texto, imagens e gráficos é uma experiência perfeita que não o faz querer arrancar os cabelos. A suíte iWork permite importar e exportar documentos em formatos Microsoft Office (embora por defeito guarde no formato iWork). E desde que não utilize uma fonte específica do Mac, a transição entre documentos do Office não deve ser um grande problema.

O iWork também oferece opções de colaboração online, mas, francamente, não recomendaria usá-las. Não são tão confiáveis como as opções da Google.

Faça o download: Pages | Numbers | Keynote (Grátis)

 

4. Microsoft Office 365 Versão online

Quando nada mais servir e você ainda precisar de uma versão gratuita do Office para o seu Mac, você pode acessar o site do Microsoft 365. Ele basicamente oferece acesso ao Microsoft Office no seu Mac com recursos limitados de forma gratuita. É a versão baseada na web do serviço básico do Microsoft Office, que funciona em qualquer navegador. Embora o conjunto de recursos seja limitado, as funcionalidades básicas de edição de documentos, fórmulas de planilhas e opções de apresentação estão todas incluídas. Você terá acesso gratuito ao Microsoft Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Basta ir ao link abaixo e fazer login com sua conta da Microsoft.

Acesse: Microsoft 365 Online (Grátis)

5. WPS Office Suite

O WPS Office é uma alternativa visualmente atraente e poderosa ao Microsoft Office 365 para o seu Mac. Ele inclui o Writer, Presentation e Spreadsheet com uma interface de usuário semelhante à do Microsoft Office, o que pode encurtar sua curva de aprendizado. O WPS Office suporta uma ampla variedade de formatos, incluindo DOCX, HTML, XLSX, PPT, CSV e outros, bem como vários idiomas.

Além do macOS, ele está disponível em plataformas importantes como Linux, Windows, iOS e Android. Você também encontrará ferramentas úteis para conversão de arquivos, adição de marcas d’água, extração de texto de arquivos e muito mais. O WPS Office também possui uma extensa biblioteca de modelos criativos se você não souber por onde começar. O WPS Office é gratuito com funcionalidade limitada e anúncios para todos; no entanto, se desejar remover os anúncios e desbloquear recursos adicionais, como edição de PDF, conversão de formatos de arquivo e colaboração na nuvem, você precisará adquirir a assinatura WPS Pro, que custa $9,99 por três meses ou $17,99 por ano.

Faça o Download: WPS Office (Grátis, Assinatura disponível)

6. Abandone o PowerPoint por Ferramentas Online Melhores

O PowerPoint é poderoso, mas também é um pouco antiquado. Se você deseja se destacar com suas apresentações, experimente algumas ferramentas de apresentação online mais modernas:

  • Slides: Esta é a minha favorita pessoal para criar apresentações bonitas facilmente. A conta gratuita permite que você crie e apresente documentos online. Para exportar, você precisará fazer um upgrade para uma conta paga.
  • Prezi: Embora este serviço seja mais direcionado para startups, as ferramentas visuais oferecidas pelo Prezi vão além do que você pode obter com o PowerPoint.
  • Canva: O Canva é um editor de imagens online, mas possui uma extensa biblioteca de modelos de apresentação. Além disso, o Canva oferece todas as ferramentas importantes para criar uma apresentação personalizada.

7. Adote o Markdown

iA Writer com um documento em Markdown aberto no Mac Esta é uma ideia um tanto inesperada. Se você abandonou o Windows e está adotando a plataforma Mac, provavelmente já está apreciando a simplicidade do macOS. Se você deseja mais dessa simplicidade ao criar e editar documentos de texto simples, deve experimentar o uso do Markdown.

O Markdown é uma sintaxe semelhante ao HTML, mas muito mais simples. Quando você usa um aplicativo de Markdown para escrever, não se perde em dezenas de opções de menu. Toda a formatação acontece usando códigos curtos. Portanto, por exemplo, para tornar uma palavra em itálico, você a envolve com asteriscos.

Você pode criar um documento com formatação complexa sem nunca tirar as mãos do teclado. Além disso, o Markdown exporta como HTML limpo, e você pode gerar belos PDFs usando aplicativos como iA Writer e Ulysses.

Utilize o Microsoft Office 365 Sem Pagar Por Ele

A compra da versão mais recente do Microsoft Office custará alguns centenas de dólares (ou uma assinatura do Microsoft 365). Na maioria das vezes, as opções mencionadas anteriormente serão suficientes para você. O Google Docs funciona como uma ótima alternativa ao Word, e o mesmo vale para o Google Sheets, que você pode usar em vez do Excel. Se estiver procurando por alternativas offline, o LibreOffice deve ser mais do que suficiente.

No entanto, pode haver momentos em que você precise usar o Office para uma tarefa específica ou por um período limitado. Nesse caso, você pode conseguir uma licença barata do Office ou, com alguma pesquisa, pode obter o Word gratuitamente no seu Mac.

 

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.