5 Formas de Rodar Jogos no Mac

 

5 Formas de Jogar Seus Jogos Favoritos em um Mac

Tradicionalmente, os Macs não são considerados boas máquinas de jogos. No entanto, a Apple tem se esforçado mais para os jogos no Mac, especialmente desde a transição para os chips Apple silicon. Isso levou a melhorias significativas tanto no número de portas nativas de jogos para Mac quanto na capacidade de emular jogos do Windows.

Muitos jogos excelentes, incluindo títulos AAA, podem ser executados em um Mac, e exploraremos todas as melhores maneiras de jogar jogos mainstream na plataforma macOS.

1. Executando uma Máquina Virtual do Windows via Parallels Desktop para Mac

O Parallels Desktop para Mac é um software de virtualização especificamente feito e projetado para macOS. Ele permite que você instale e execute outros sistemas operacionais em seu Mac por meio de virtualização. Com o Parallels Desktop para Mac, você pode criar uma máquina virtual de uma instalação do Windows 11, o que permite que você execute jogos do Windows em seu Mac. Veja aqui um tutorial completo sobre Parallels no Mac!

 

Ele otimiza para proporcionar uma experiência suave do Windows em Macs e até suporta nativamente o Apple silicon. Ele aproveita a aceleração GPU para assegurar que aplicativos intensivos em gráficos, como jogos, possam operar com uma taxa de quadros razoável.

Neste momento, o Parallels Desktop permite jogar diversos jogos DirectX 11. Entretanto, o suporte ao DirectX 12 ainda não está acessível, o que implica que a gama de jogos modernos pode estar restrita.

2. Jogando Portas Nativas de Jogos AAA para Mac

Jogos construídos especificamente para o macOS podem usar o hardware do seu Mac ao máximo. Embora não haja muitas portas de jogos para Mac de jogos mainstream, a Apple tem trabalhado com desenvolvedores para aumentar o número de jogos construídos nativamente para o Apple silicon. Títulos AAA como Resident Evil Village e No Man’s Sky podem rodar com uma taxa de quadros decente, mesmo em Macs com o chip M1 base.

Comparados às portas do Windows que você executa em software de virtualização como o Parallels, os jogos nativos para macOS podem oferecer uma taxa de quadros mais alta. A Apple também implementou muitos recursos modernos em sua API de gráficos Metal, como ray tracing e MetalFX, que aumenta o desempenho aumentando a resolução do conteúdo de baixa resolução para economizar tempo de GPU, incentivando ainda mais desenvolvedores a portar seus jogos para o macOS.

Isso é um sinal positivo para os jogadores de Mac e nos mostra que a Apple está comprometida em tornar o macOS uma plataforma mais viável para jogos.

3. Usando uma Camada de Compatibilidade como o CrossOver

Seção de Instalação do CrossOver O CrossOver é um aplicativo que permite executar aplicativos e jogos do Windows em seu Mac. Ao contrário do Parallels, que cria uma máquina virtual, o CrossOver converte diretamente as chamadas da API do Windows para o macOS. Isso significa que o CrossOver pode utilizar todos os recursos do seu computador, enquanto o Parallels utiliza apenas cerca da metade dos recursos para a máquina virtual.

O CrossOver 23 também adiciona suporte ao DirectX 12, que oferece melhor desempenho e estabilidade para jogos. Muitos jogos modernos AAA requerem o DirectX 12 para funcionar, e o suporte do DirectX 12 do CrossOver garante que você tenha acesso a uma seleção melhor de jogos do que o Parallels.

4. Usando a Ferramenta de Portabilidade de Jogos da Apple

Na WWDC 2023, a Apple revelou a Ferramenta de Portabilidade de Jogos, que permite que os desenvolvedores realizem testes preliminares sobre como seus jogos Windows rodam em um Mac. Portanto pode ser usada como uma ferramenta de depuração. Ele usa a camada de compatibilidade Wine, assim como o CrossOver, e pode traduzir chamadas da API DirectX 12 para Metal 3 em tempo real.

Embora seja destinada a desenvolvedores, você pode usar a Ferramenta de Portabilidade de Jogos via Terminal em seu Mac. Além também pode utilizar uma solução baseada em GUI como o Whiskey. Ela pode executar muitos títulos mainstream como Horizon Zero Dawn e até mesmo Cyberpunk 2077, o que não é possível tanto no Parallels quanto no CrossOver.

Eu tentei executar Grand Theft Auto V em meu MacBook Air modelo base M1 com 8 GB de memória unificada (RAM) e consegui obter uma taxa de quadros estável de 30-40 FPS nas configurações médias, o que é bastante impressionante considerando a classe do dispositivo.

5. Utilizando uma Assinatura de Jogos na Nuvem

GeForce Now no macOS Você pode jogar jogos por meio de um serviço de jogos em nuvem como o GeForce Now, que permite transmitir jogos de um servidor em nuvem composto por GPUs poderosas. Você pode jogar títulos de várias plataformas diretamente do seu navegador, sem baixar nada, e obter altas taxas de quadros com alta fidelidade sem a necessidade de hardware potente.

No entanto, como é uma solução baseada em nuvem, é necessário uma conexão à internet muito boa para minimizar a latência de entrada. Além disso, os serviços de jogos em nuvem são mais adequados para um jogador em vez de títulos multiplayer acelerados.

O Gaming no Mac Ainda Tem um Longo Caminho a Percorrer

O Apple silicon fez um progresso significativo na melhoria da experiência de jogo nos Macs. No entanto, a Apple ainda precisa continuar investindo em jogos para macOS, atraindo desenvolvedores, fornecendo melhores ferramentas e recursos e tornando mais fácil o desenvolvimento de jogos para a plataforma.

Por fim se continuar nesse ritmo, os Macs podem incomodar o mercado de jogos para PC. Ou seja, o macOS pode se mostrar um verdadeiro concorrente para o Windows no cenário de jogos.

Via

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.