5 Fatores Que Afetam o Valor de Venda de um Macbook Usado

 

5 Coisas Que Afetam o Valor de Venda de um Macbook Usado

Primeiramente é preciso falar que vender um Macbook usado é muito diferente de vender um PC usado. O motivo é simples, o Mac possui uma arquitetura totalmente diferente. Além disso, todos os anos a Apple lança um novo modelo de pelo menos um dos Macs em sua linha de produtos. Quando isso acontece, muitos usuários de Mac optarão por uma atualização. Revender modelos mais antigos ou negociar com a Apple e outras empresas terceirizadas é uma maneira popular para muitas pessoas reduzirem os custos de atualização.

As pessoas estão dispostas a pagar muito dinheiro por um Mac usado se você puder marcar certas caixas com ele. No entanto, o valor exato do seu Mac usado variará, então aqui estão alguns fatores que podem reduzir o valor de revenda do seu Mac, juntamente com a idade.

1. Nunca compare o preço do Mac com o preço do PC

Repita comigo: O Mac custa mais caro que o Windows, mas o Mac dura muito mais tempo. Geralmente, os Macs custam mais do que os PCs com Windows, mesmo os com especificações semelhantes. Um potencial comprador pode oferecer um preço mais baixo para o seu Mac se ele o comparar com PCs Windows semelhantes. Por isso é muito importante que você não desvalorize seu Mac.

Por outro lado é que no ponto de revenda, a disponibilidade desses outros computadores afetará diretamente no valor do seu Mac. Este é um obstáculo difícil de pular, já que você não pode controlar os preços de outras máquinas. No entanto, se você estiver vendendo para um usuário informado que conhece bem a Apple, é mais provável que ele entenda o valor do seu Mac.

2. A condição pode valorizar ou desvalorizar seu Mac

Quando você está revendendo seu Mac, a condição física dele desempenha um papel vital. Quanto mais novo o seu Mac parecer, maior o preço que você pode exigir. Mesmo um único arranhão pode tirar algum valor do seu Mac. Você pode vender seu Mac a um preço mais alto se ele não tiver sofrido nenhum dano físico, como uma tela quebrada, corpo amassado ou arranhões no hardware externo.

Para manter seu Mac nas melhores condições enquanto o usa, use equipamentos de proteção, como uma capa de plástico, capas de teclado e protetores de tela. Liimpe seu Mac com qualquer um dos métodos que discutimos em nosso guia de limpeza do Mac.

3. O modelo do seu Mac é desejado?

É fato que a demanda por Macs permanece alta, isso porque eles são computadores de alta qualidade. Entretanto, lembre-se de verificar se há uma demanda pelo modelo específico que você está oferecendo.

Os modelos mais antigos de Mac são mais propensos a ter uma demanda menor do que os modelos mais recentes. Por exemplo, é provável que um MacBook Pro de 2017 tenha uma demanda menor do que um MacBook Pro 2020, mesmo que a máquina mais antiga tenha especificações melhores. Macs que não são mais suportados pela Apple são classificados como Obsoletos. Os produtos Apple que foram lançados há mais de 7 anos não são mais distribuídos para venda. A Apple categoriza esses produtos como produtos Vintage. Um Mac Obsoleto ou Vintage custará muito menos dinheiro.

4. Onde e como você vende seu Mac?

Para obter o melhor valor ao revender seu Mac, você precisa considerar onde vai vendê-lo. Se está planejando fazer uma troca com a Apple ou outras empresas terceirizadas, você receberá menos pelo seu Mac. Essas empresas vão comprá-lo a um preço mais baixo porque também vão revendê-lo e precisam lucrar.

Você terá um valor maior para o seu Mac se vendê-lo diretamente para outro usuário. Alguns dos melhores lugares para vender um Mac diretamente são o OLX, Mercado Livre e Facebook Marketplace.

5. Seu Mac pode ter upgrades?

Normalmente o Mac vem com uma boa configuração, mas você pode obter mais dinheiro ao vender seu Mac se atualizar alguns dos seus recursos. Dependendo da idade do seu computador, você pode atualizar a memória RAM e substituir o HD por um SSD.

No entanto, se sua máquina tem idade suficiente para ter peças atualizáveis pelo usuário, provavelmente não é uma que as pessoas tenham muito interesse em comprar. A maioria dos MacBooks lançados após 2012 não podem receber upgrades de hardware usuário, e poucas pessoas estão procurando comprar um computador de uma década de idade.

Se você tiver alguma dessas atualizações no seu Mac, isso aumenta o valor de revenda. No entanto, isso não significa que você possa obter um lucro líquido com eles.

 

Sobre Jackson Roch

Especialista Apple, Consultor de Armazenamento Online e Gestor de Rede.