3 Maneiras de Proteger Seus Documentos no Mac. A 3ª é TOP!

Aprenda 3 Maneiras de proteger seus documentos no Mac

Com certeza a privacidade é o que temos de mais precioso hoje, principalmente quando também precisamos proteger documentos no Mac.

Infelizmente grandes empresas como Apple, Google e Facebook mantém muitas de nossas informações armazenadas em seus servidores. Para algumas pessoas isso não tem problema nenhum, para outras nem tanto…

➡️ Veja também: O Básico do Mac Para Iniciantes

 

Para quem preparamos este material

Ao preparar este material, pensamos naqueles que precisam de privacidade, principalmente quando manipulam arquivos importantes e sigilosos. A boa notícia é que os Macs são excelentes equipamentos para esta tarefa.

 

3 Maneiras de proteger documentos no Mac

Abaixo, você vai conhecer as 5 melhores maneiras de manter suas pastas e arquivos privados e ocultos de forma segura. Vamos lá?

 

1. Ative o FileVault

Sem dúvidas o FileVault é a melhor e mais confiável forma de proteger seu documentos no Mac. Quando ativado, o FileVault criptografa seu disco de inicialização, o que impede o acesso não autorizado aos seus documentos no Mac. Para ativar o FileVault, siga os passos abaixo:

Clique no Menu Apple > Segurança e Privacidade > FileVault, nesta tela desbloqueie o cadeado no canto inferior esquerdo. 

5_Maneiras_de_Proteger_Seus_Documentos_no_Mac

PS. A desvatangem do FileVault é que em alguns casos pode deixar o Mac lento, por isso recomendo que teste e deixe o resultado nos comentários abaixo ok? : ) 

2. Utilize a Pasta ~/Biblioteca

Se você estiver utilizando o OS X Mountain Lion ou superior, a pasta  ~/biblioteca é um ótimo lugar para esconder seus documentos no Mac. O motivo é que ela fica oculta até que você a torne visível…

Para acessar a pasta biblioteca, clique no Finder depois escolha o menu Ir, depois de clicar mantenha pressionada a tecla Option, ok? Só assim a opção com a pasta biblioteca aparecerá.

5_Maneiras_de_Proteger_Seus_Documentos_no_Mac

5 Maneiras de Proteger Seus Documentos no Mac

3. Instale o Hider 2 – Meu favorito!

3 Maneiras de Proteger Seus Documentos no Mac

De longe o melhor app para proteção de documentos no Mac é o Hider 2. O Hider 2 já foi recomendado por escritores de sites como o MacWorld e LifeHacker; também é recomendado por nós aqui do Super Apple : )

O Hider criptografa os arquivos e documentos que você deseja manter privados e armazena-os em um cofre seguro. Clique aqui para baixar o Hider 2.

Esse cofre é protegido por senha, é claro, que você será convidado a definir esta senha quando você iniciar o aplicativo depois de instalá-lo.

 

A dupla camada de proteção, tanto do encriptação e invisibilidade, faz Hider 2 um aplicativo altamente recomendado se você quiser manter seus arquivos importantes privada e segura.

 

Considerações finais

Se você seguir estes três passos com certeza terá total proteção nos documentos no Mac… Espero que as dicas sejam úteis.

Forte abraço e até a próxima!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.