Como Desinstalar Aplicativos no Mac – Guia Prático!

Como Desinstalar Aplicativos no Mac

Guia prático para desinstalar aplicativos no Mac! 

Gostamos muito de oferecer dicas práticas, que facilitem seu dia a dia. Nossa missão é fazer com que a Apple, então como plataforma, seja utilizada por muitas pessoas, seja através do Macbook, iPhone, Apple Watch ou tudo junto : )

 

✅ Para quem preparamos este material

Se você tem um Macbook ou iMac, e está com dificuldades para apagar um programa, leia este tutorial até o fim! Ao final, você vai aprender como desinstalar até os softwares teimosos, que insistem em ficar no seu Mac : )

 


⚠ Veja também: Mini Curso Aprenda Mac


✅ Porque desinstalar aplicativos instalados no Mac?

Você já pensou quantas vezes baixamos aplicativos da web para instalar no Mac? Sem nos dar conta, vamos enchendo o HD do computador com apps que talvez nunca utilizemos. É por isso que neste artigo vamos ensinar como desinstalar programas no Mac de forma simples e objetiva. Vamos lá?

 

✅  3 Maneiras de desinstalar programas no Mac?

Existem basicamente três formas de desintalar programas no Mac, e é exatamente isso que vamos te mostrar agora!

 

▶ 1. Desinstale aplicativos no Mac pelo Finder

A forma mais comum é simplesmente clicar e arrastar o aplicativo para o Lixo. Isso funciona muito bem para aplicativos simples. Para os mais complexos (do ponto de vista do sistema) como o pacote Office e Adobe recomendamos que você vá para o item 3!

Para apagar programa pelo Finder, siga os passos a seguir:

  • Primeiro Abra o Finder (aquela pequena carinha sorridente localizada no canto inferior esquerdo do Dock).


  • Em seguida Clique em Aplicativos e localize o programa que deseja desinstalar. Quando localizar clique nele e arraste para a Lixeira.

 

 

▶ 2. Desinstale Aplicativos no Mac pelo Lauchpad

Se seu Mac possui a versão mais recente do sistema, é possível desinstalar programas no Mac pelo Launchpad. Para saber qual a versão do seu Mac vá no Menu Maçã (no canto superior esquerdo) depois Sobre este MacPara apagar apps pelo Lauchpad siga os passos abaixo:

  • Clique no Launchpad, que (normalmente) está localizado no Dock. Caso não esteja, você pode acesso-lo passando 5 dedos como uma pinça no seu Trackpad

  • Uma janela cheia de ícones se abrirá na tela. Localize o App que você quer desinstalar, pressione e segure o mouse sobre ele por alguns segundos. Note que um pequeno “X” aparecerá no canto superior esquerdo, clique nele.

▶ 3. Desinstale aplicativos no Mac através de Limpadores de sistema

Alguns programas, que são instalados através de pacotes, como CD’s, DVD’s ou arquivos .DMG baixados da internet (que é o caso do Microsoft Office por exemplo) costumam oferecer um arquivo desinstalador. Por isso sempre que utilizar um instalador dessa natureza guarde-o, poderá ser muito útil no futuro.

Mas, pode ser que você não tenha o CD ou DVD do programa guardado. Até porque a maioria dos novos Macs não possuem leitores de discos. SE este for seu caso, não se preocupe, abaixo sugerimos um Super App para desinstalar aplicativos no seu Mac!

  • Clean My Mac: Que além de desinstalar programas indesejados, ainda faz uma limpeza geral no sistema, deixando seu Mac mais rápido e estável para seu dia a dia : )

 

Considerações Finais

Bom, esperamos ter ajudado com essas dicas. Em breve teremos mais novidades para você. Se gostou dessa e outras matérias, não deixe de seguir o Super Apple nas redes sociais, assim você o ajudará a voar : )

Forte abraço e até breve!

Sobre Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger,
criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.