fbpx

Toda a Linha iPhone 16 Receberá Novos Chips A18 Diz Rumor

Informações descobertas no código interno da Apple indicam que a empresa planeja lançar quatro modelos do iPhone 16 em breve, todos equipados com o mesmo chip da série A.

O código inclui menções a cinco novos números de modelo de iPhone, não associados a nenhum iPhone existente. Entretanto, todos os iPhones seguem o esquema de numeração que a Apple usa para seus modelos principais.

Novos Modelos de iPhone com Chips A18

O código, descoberto inicialmente no backend da Apple por Nicolás Alvarez e compartilhado pelo MacRumors, inclui os seguintes identificadores:

  • iPhone17,1
  • iPhone17,2
  • iPhone17,3
  • iPhone17,4
  • iPhone17,5

Todos os cinco dispositivos começam com o mesmo número, indicando que a Apple planeja usar o mesmo chip da série A em todos os aparelhos. Em comparação, os modelos da linha atual do iPhone 15, que não usam todos o mesmo chip da série A, têm números separados para os identificadores internos.

  • iPhone 15 — iPhone 15,4
  • iPhone 15 Plus — iPhone 15,5
  • iPhone 15 Pro — iPhone 16,1
  • iPhone 15 Pro Max — iPhone 16,2

Os modelos iPhone 15 e iPhone 15 Plus são alimentados pelo chip A16 Bionic, que primeiro equipou os iPhones 14 Pro e 14 Pro Max. Esses modelos tinham os identificadores iPhone 15,2 e iPhone 15,3, respectivamente. Já o iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max são alimentados pelo chip A17 Pro, com o identificador 16,x.

Identificadores Tradicionais da Apple

Os identificadores da Apple são tradicionalmente vinculados ao chip do dispositivo. O chip A16 usa um identificador começando com 15, enquanto o chip A15 usa um identificador começando com 14, o A14 usa 13,x, e assim por diante.

Isso significa que, se a Apple seguir este esquema de numeração, todos os quatro modelos do iPhone 16 usarão o mesmo chip, o que está alinhado com vários rumores sobre os próximos dispositivos.

Possível Novo iPhone SE?

Embora tenha mencionado quatro novos modelos do iPhone 16, a lista acima mostra cinco identificadores. Esse quinto identificador pode ser para o tão falado novo iPhone SE, mas nada é certo no momento.

Diferenças entre os Modelos Padrão e Pro?

Apesar de parecer que todos os modelos do iPhone 16 usarão o novo chip A18, ainda pode haver diferenças entre os modelos padrão e Pro. Os chips poderiam ser nomeados como A18 e A18 Pro. É possível que o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus usem um chip A18 com um número menor de núcleos de GPU em comparação com o iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max, similar ao que a Apple fez com o chip A15 Bionic na linha iPhone 13 há três anos.

Em conclusão – Requisitos de Sistema e Apple Intelligence

Por fim, devido aos recursos futuros de Apple Intelligence que chegarão no iOS 18, é lógico que toda a linha do iPhone 16 use o mesmo chip A18, graças aos requisitos de sistema de IA, que exigem um processador potente para executar as funções de IA no novo sistema operacional. O Apple Intelligence exigirá um iPhone 15 Pro, iPhone 15 Pro Max ou um modelo mais novo para rodar as tarefas e outros recursos de inteligência artificial.

Em fevereiro deste ano, o Economic Daily News informou que os chips A18 da Apple, que equiparão os futuros modelos de iPhone, contarão com um Neural Engine aprimorado, com “significativamente” mais núcleos.

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.