fbpx

iCloud Explicado – Absolutamente TUDO o Que Você Precisa Saber!

 

iCloud Explicado – Absolutamente TUDO o Que Você Precisa Saber!

O iCloud é uma parte importante do ecossistema da Apple, mas muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre como utilizá-lo efetivamente. Neste artigo, vamos explorar o que é o iCloud, o que ele oferece e como podemos aproveitá-lo ao máximo.

Primeiramente, vamos desmistificar uma ideia equivocada comum sobre o iCloud: ele não é projetado como uma solução de armazenamento em nuvem. Pode parecer confuso, já que ele armazena dados e está na nuvem, mas o segredo está na maneira como a Apple pretende que você use o iCloud em comparação com outros serviços, como o Dropbox.

Antes de mais nada, o iCloud é bem diferente…

O Dropbox é um serviço de armazenamento em nuvem onde você coloca seus arquivos manualmente e pode acessá-los de qualquer dispositivo. Por exemplo, você pode armazenar fotos, vídeos, documentos e muito mais no Dropbox, e eles estarão disponíveis em todos os seus dispositivos quando você fizer login em sua conta.

Já o iCloud é diferente. A Apple vê seus dispositivos, como iPhone, iPad e Mac, como ferramentas que acessam os mesmos dados e experiência, independentemente de onde você esteja ou qual dispositivo esteja usando. Isso fica claro quando você baixa um aplicativo, como o Pages, em todos os seus dispositivos da Apple; ele é essencialmente o mesmo aplicativo de processamento de texto, independentemente de você usá-lo no iPhone, iPad ou Mac.

Essa abordagem é mais evidente com fotos e vídeos. Quando você tira uma foto com seu iPhone, o iCloud a envia automaticamente para a nuvem, tornando-a disponível em todos os seus dispositivos quase instantaneamente. Assim, você pode acessar a mesma biblioteca de fotos em qualquer um de seus dispositivos. Qualquer imagem adicionada ou modificada em um dispositivo é sincronizada em todos os outros.

Aqui está o ponto crucial: quando você exclui uma foto do iCloud em um dispositivo, ela é excluída de todos os dispositivos conectados. Isso ocorre porque o iCloud não é apenas um serviço de armazenamento, mas também um sistema de sincronização que mantém todas as suas fotos consistentes em todos os dispositivos.

Variedade de serviços

O iCloud possui uma variedade de serviços, incluindo o armazenamento de fotos e vídeos, o iCloud Drive para documentos, o iCloud Keychain para senhas e dados de login, sincronização de contatos e calendários, backups de dispositivos e muito mais.

Os backups são especialmente úteis caso você perca ou troque um dispositivo. Ao configurar um novo iPhone ou iPad, por exemplo, você pode restaurar todo o conteúdo de um backup do iCloud e ter tudo de volta como antes.

Cada conta da Apple tem direito a 5 GB de armazenamento gratuito no iCloud. No entanto, se você precisa de mais espaço, pode optar por planos pagos, que oferecem desde 50 GB até 2 TB de armazenamento.

Então, para resumir, o iCloud é mais do que apenas um serviço de armazenamento em nuvem. Enfim, trata-se de uma solução integrada que permite a sincronização de dados entre todos os dispositivos da Apple. Além disso, mantendo sua experiência consistente em qualquer lugar que esteja.

Conclusão

Esperamos que este artigo tenha esclarecido o funcionamento do iCloud! Desejamos que agora você possa usá-lo com confiança para aproveitar ao máximo todos os benefícios que ele oferece. Se ainda tiver dúvidas ou se quiser saber mais sobre aplicativos específicos dentro do ecossistema do iCloud, confira nosso canal. Por fim se gostou deste artigo, considere deixar um like e se inscrever em nosso canal para receber mais conteúdo útil como este. Obrigado por nos acompanhar!

Paulo Alexandre

E-empreendedor, Consultor de tecnologia, Especialista Apple, Blogger, criador do portal Tecnologia Pessoal e Blog do Super Apple.

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar a sua experiência. Leia a nossa Política de Privacidade.